domingo, 17 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Plantão da redação / Lula sai da prisão em Curitiba

Lula sai da prisão em Curitiba

Matéria publicada em 8 de novembro de 2019, 18:42 horas

 


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou nesta sexta-feira (08) a carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba após a decisão da Justiça Federal que autorizou sua soltura. Lula estava preso desde 7 de abril do ano passado pela condenação no caso do triplex do Guarujá (SP), um dos processos da Operação Lava Jato. Agora, ele terá o direito de recorrer em liberdade e só vai voltar a cumprir a pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias após o trânsito em julgado.

Lula deixou a sede da PF pela porta da frente, acompanhado por parlamentares do PT e seus advogados. Ele caminhou em direção aos apoiadores que o esperavam em um palco, onde fez um pronunciamento aos militantes.

A liberdade do ex-presidente foi proferida pelo juiz Danilo Pereira Júnior, após a defesa de Lula pedir a libertação do ex-presidente com base na decisão proferida ontem (7) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a validade da execução provisória de condenações criminais, conhecida como prisão após a segunda instância.

“580 dias gritaram aqui: ‘bom dia, Lula, boa tarde, Lula, boa noite, Lula. Não importa se estivesse chovendo, que estivesse 40 graus, que estivesse zero grau. Todo santo dia, vocês eram o alimento da democracia”, afirmou Lula, na porta da sede da PT em Curitiba.

Lula deixa a sede da PR em Curitiba (Gibran Mendes – CUT Paraná)

O ex-presidente criticou o MPF (Ministério Público Federal) e a PF. “Trabalharam para tentar criminalizar a esquerda, o PT, o Lula. E eu não poderia ir embora daqui sem poder cumprimentar vocês (militantes”). Saio daqui sem ódio. Aos 74 anos, meu coração só tem espaço para o amor, porque o amor vai vencer nesse país. Eles têm que saber que o nordestino, que nasceu em Garanhuns (PE), que passou fome e que veio para São Paulo e não morreu de fome até os 74 anos de idade, não tem nada que me vença”, afirmou

Ainda no primeiro discurso, Lula apresentou a socióloga Rosângela Silva como noiva. Depois de a militância pedir para que a beijasse, Lula deu um selinho nela.

Ele é esperado em um ato no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, onde deve fazer um pronunciamento neste sábado.

O caso

Em janeiro do ano passado, a condenação de Lula, proferida em primeira instância pelo ex-juiz Sérgio Moro, foi confirmada e a pena aumentada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), segunda instância da Justiça Federal, para 12 anos e um mês de prisão – 8 anos e 4 meses pelo crime de corrupção passiva e 3 anos e 9 meses pela lavagem de dinheiro.

Em abril deste ano, a pena de corrupção foi reduzida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para 5 anos e seis meses, enquanto a de lavagem ficou em 3 anos e quatro meses, resultando nos 8 anos e 10 meses finais.

Além de Lula, a decisão do STF deverá beneficiar outros condenados na Lava Jato, como os ex-deputados Eduardo Cunha, José Dirceu,  além do e ex-executivos de empreiteiras.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

24 comentários

  1. Avatar

    De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto…Não são minhas essas palavras são de Rui Barbosa o Águia de Haia

  2. Avatar

    O nove dedos está solto para tomar cachaça,viva STF, a vergonha nacional.

  3. Avatar

    NÃO ENTENDO O PORQUE DE TANTO ALARDE POIS O LULA CONTINUA INELEGÍVEL E JÁ ESTÁ QUEIMADO NINGUEM MAIS VOTA NO PT.SERIA MAIS VIÁVEL CONFISCAR OS BENS ILÍCITOS DO QUE PRENDER TRANSFORMANDO-OS EM MÁRTIRES.

  4. Avatar

    O primeiro ladrão, safado já foi solto. Quem serão os próximos?

  5. Avatar

    Somos a raça brasileira, e com este DNA não tem ninguém aqui nascido, imaculado e capaz de fazer juízo de valo de outro aqui nascido. Descrevam um homem como o descreve o Le Mond às 8:40. amanhã vc poderá ser o descrito nas manchetes.

  6. Avatar

    Os Eleitores de Bolsonaro se acham catedráticos até na forma de descrever o Ex Presidente, mas leiam o que New York Times postou as 5:37 sobre Lula. Respeito e verdades. Acalmem-se. Ele não poderá mais se candidatar. prá que este desespero?

  7. Avatar

    Esse Marcelo vive de pão e mortadela

  8. Avatar

    O Jair Bolsonaro podia ter criticado essa decisão injusta, eu acho que deve ter ligação que ele tem com o presidente do STF Dias Toffoli!
    As cadeias, as bocas de fumo, as coberturas do Leblon estão dizendo que o Lula não é bandido, contudo o Lula continua condenado como bandido e corrupto em segunda instância, apenas seus comparsas travestidos de ministros do STF deram a chance do criminoso permanecer livre!
    O que dizer do STF que está do lado dos poderosos e esquece dos pobres e miseráveis do país?!
    Como diria o jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”…

  9. Avatar

    Bando de preguiçosos chegados numa boquinha, bolsa família, renda cidadã etc

  10. Avatar

    Sim, o crime compensa.

    O submundo do crime está em festa, em especial os grandões, esses agora tem a garantia da impunidade, caminho livre para delinquir.

    Para aqueles cidadãos pacíficos, trabalhadores, cumpridores da lei, resta apenas lamentar. E o pior, ainda ver quem ainda comemore tudo isso.

  11. Avatar

    Viva Lula
    Viva o povo brasileiro, viva os mais humildes

    Chupem Bozonaros
    Lula tá solto ba**ca

    • Avatar

      Mais humilde não burros e ladrões que vai na barca igual ao político do psdb preso no mensalão tucano o inteligentes não tem bandidos de estimação

    • Avatar

      Palhaço. Zé bobinho! Pega sua esmolinha aí com o safado q te enrola enquanto rouba milhões. Otário.

  12. Avatar

    Feriado no nordeste semana próxima.
    Vamos aproveitar o Carnaval fora de época.

  13. Avatar

    Só resta MUDAR PARA Portugal, PAÍS de merdas, STF comandado por demônios, povo gosta de sofrer de ter facilidade de roubar…

    • Avatar

      Não me inclua nesse conceito de “povo que gosta …”. Nosso país é maravilhoso, e precisa muito ainda evoluir no sua jovem democracia. A sugestão para mudar para Portugal, mostra sua ignorância bolsonariana. Portugal está indo para o segundo mandato de um partido Socialista com melhorias significativas nas questões sociais. Tenho vergonha alheia por você. E sobre o STF consulte um calouro de qualquer curso de Direito à distância sobre o que está escrito na CONSTITUIÇÃO. Esse STF que condena foi o mesmo que permitiu covardemente que a vaza jato destruísse nossa economia e gerasse essa aberração de famiglia que nos governa.

    • Avatar

      Mentira sua Antonio, vai mudar nada
      Tu é um duro escondido atrás do anonimato aproveitando pra tirar uma onda.

    • Avatar

      Antônio, gente que trabalha e tem discernimento é a minoria no Brasil… Por mais que um lado quer mudança o outro lado é bem maior, pessoas que gostam de receber seu peixe no fim do dia ao invés de exigir anzol para pescar. Antes que os mortadelas ataquem não votei no Bolsonaro, só não sou burro.

    • Avatar

      Marcelo Bretas, faço minha suas palavras, bom saber que ainda existe pessoas com sanidade. Parabéns e um abraço.

    • Avatar

      Quer que eu chame o Uber?

    • Avatar

      Antônio se você se mudar para Portugal, você vai encontrar na rua o Gilmar Mendes, que não anda nas ruas do Brasil, mas está sempre nas ruas de Portugal, pois lá ele é mais desconhecido!

    • Avatar

      Esse tal de “Marcelo Bretas” não gosta da Operação Lava-Jato, logo bom sujeito não é!: É ruim da cabeça ou petista doente!
      O falso “Marcelo Bretas” não gosta do Sérgio Moro, enquanto o verdadeiro juíz Marcelo Bretas elogiou o Jair Bolsonaro por ter colocado o ex-juíz Sérgio Moro na ministério da justiça!
      O que dizer do Marcelo Bretas que defende petistas e ataca a Operação Lava-Jato?!
      Como diria Albert Einstein: “Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana…”.

    • Avatar

      Leitor, vc pode até não haver votado no bozzo mas vc é burro sim. Não consegue nem mesmo postar um comentário q mereça debate.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document