Macaco bugio-preto é flagrado no bairro Parque Ypê em Paraty

Por Diário do Vale

Segundo a prefeitura, o animal está vivendo numa escola localizada na Avenida Roberto Silveira
(foto: Redes Sociais)

Paraty – Um macaco bugio-preto foi flagrado em uma área urbana de Paraty, neste sábado (10). O flagrante ocorreu por um morador do bairro Ypê, que fotografou o momento em que o animal estava se alimentando em cima de um muro.

Segundo o morador, o macaco está há alguns dias circulando pelo bairro Parque Ypê. Ainda de acordo com ele, equipes responsáveis por recolhê-lo teriam ido ao local, mas não o retirou de lá.

A Vigilância Ambiental de Paraty recebeu notificação de que o animal está vivendo na Escola Professora Pequenina Calixto, mas não conseguiu capturá-lo. Para fazer isso é preciso uma zarabatana (arma com dardo anestésico), que não há na cidade.

Por isso, o equipamento foi solicitado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A coordenação de Vigilância Ambiental disse que um grupo de pesquisadores da universidade é esperado até quarta-feira (14) para remover o animal com segurança.

Ainda segundo a vigilância, agentes vão ao local diariamente para deixar armadilhas no local, assim como oferecer alimentação adequada para a espécie.

A Vigilância Ambiental informou que trabalha em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para capturar o macaco com segurança.

VOCÊ PODE GOSTAR

1 Comentário

verdade 11 de abril de 2021, 10:31h - 10:31

O triste é que o ser humano ao dar alimentos a ele está transmitindo doenças, esse macaco, por exemplo é vulnerável a herpes, quando retornar a natureza irá espalhar aos demais de sua espécie. Outra característica marcante dessa espécie é o seu rugido, normalmente se ouve nas matas e parece o rugido de um monstro, muita gente fica acreditando ser coisa de outro mundo.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996