sexta-feira, 14 de maio de 2021 - 05:05 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Macaco bugio-preto é flagrado no bairro Parque Ypê em Paraty

Macaco bugio-preto é flagrado no bairro Parque Ypê em Paraty

Matéria publicada em 10 de abril de 2021, 15:47 horas

 


Segundo a prefeitura, o animal está vivendo numa escola localizada na Avenida Roberto Silveira
(foto: Redes Sociais)

Paraty – Um macaco bugio-preto foi flagrado em uma área urbana de Paraty, neste sábado (10). O flagrante ocorreu por um morador do bairro Ypê, que fotografou o momento em que o animal estava se alimentando em cima de um muro.

Segundo o morador, o macaco está há alguns dias circulando pelo bairro Parque Ypê. Ainda de acordo com ele, equipes responsáveis por recolhê-lo teriam ido ao local, mas não o retirou de lá.

A Vigilância Ambiental de Paraty recebeu notificação de que o animal está vivendo na Escola Professora Pequenina Calixto, mas não conseguiu capturá-lo. Para fazer isso é preciso uma zarabatana (arma com dardo anestésico), que não há na cidade.

Por isso, o equipamento foi solicitado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A coordenação de Vigilância Ambiental disse que um grupo de pesquisadores da universidade é esperado até quarta-feira (14) para remover o animal com segurança.

Ainda segundo a vigilância, agentes vão ao local diariamente para deixar armadilhas no local, assim como oferecer alimentação adequada para a espécie.

A Vigilância Ambiental informou que trabalha em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para capturar o macaco com segurança.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    O triste é que o ser humano ao dar alimentos a ele está transmitindo doenças, esse macaco, por exemplo é vulnerável a herpes, quando retornar a natureza irá espalhar aos demais de sua espécie. Outra característica marcante dessa espécie é o seu rugido, normalmente se ouve nas matas e parece o rugido de um monstro, muita gente fica acreditando ser coisa de outro mundo.

Untitled Document