Maior arrecadação da área rural de Barra Mansa vem da pecuária leiteira e corte

by Diário do Vale

Origem: Produção pecuária ainda é um dos pontos altos para economia de Barra Mansa
Foto: Divulgação

Barra Mansa – O agronegócio sempre teve uma grande importância para a economia de Barra Mansa. Historicamente, a cidade tem forte apelo na área rural, seja com a pecuária leiteira, de corte ou produção de vegetais. O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, José Luiz Vaneli, o Leiteiro, há ainda presença significativa da agricultura familiar, com produção de hortaliças no distrito de Santa Rita de Cássia.
Segundo Leiteiro, são mais de 150 agricultores familiares, com destaque para a produção de hortaliças folhosas. No entanto, a agricultura orgânica vem com uma produção crescente no município, tanto em diversidade quanto em quantidade. De acordo com ele, a SMDR apoia os produtores rurais através de diversas ações e projetos. Ele cita campanhas de vacinação do rebanho bovino (Brucelose); assistência técnica e convênio com a Emater-Rio; promoção de eventos rurais como Torneio Leiteiro de Antônio Rocha; Torneio Leiteiro de Rialto, Agrofest (Festa da Agricultura Familiar do Distrito de Santa Rita de Cássia) e Torneio Leiteiro de Amparo.
Já o serviço de inspeção sanitária tem como objetivo o controle de qualidade dos produtos alimentícios de origem animal e vegetal. “Outra ação da secretária municipal de Desenvolvimento Rural é a recuperação e manutenção das estradas vicinais (aproximadamente 400km), para garantir a integração regional, o escoamento da produção rural e o transporte escolar. E não podemos esquecer a feira livre, importante canal de comercialização direta entre os produtores rurais e consumidores de produtos de origem animal e vegetal”, explica.

Feira Noturna

Além do Circuito da Feira Livre, há uma edição especial da Feira que acontece às sextas-feiras, a Feira Noturna da Gare da Estação, no Centro.
– Inicialmente o projeto tinha previsão de funcionar das 18h às 22 horas, no entanto o formato caiu tanto no gosto da população que as vendas começam às 14 horas, se estendendo até o período da noite. São aproximadamente 10 expositores com barracas padronizadas, comercializando produtos que vão desde folhosas, frutas, legumes, doces, embutidos, queijos diversos, linguiças, biscoitos caseiros, tapioca, entre outros. Os produtos chamam a atenção pela qualidade, pois por ter início no período da tarde, os expositores têm condição de oferecer produtos produzidos ou colhidos no mesmo dia – explica Leiteiro.
A retomada do projeto da Feira Orgânica destaca Leiteiro, foi criada em 2015, e visa beneficiar o pequeno produtor, mas atualmente não está funcionando, devido a problemas no planejamento da produção e comercialização dos produtos orgânicos pelos próprios produtores.
Outra ação da SMDR é o apoio ao Projeto Nacional de Crédito Fundiário – paralisado nos últimos dois anos, o projeto foi retomado no município com algumas reformulações que visam melhor atender os agricultores familiares na aquisição de terras, possibilitando que se assentem no campo e aumentem a produção de alimentos. “Em Barra Mansa aproximadamente 70 famílias aguardam a avaliação do projeto”, confirma Leiteiro.
Em relação ao turismo rural, o secretário ressalta que ele apresenta potencialidade no município, que conta com grande área rural principalmente representada pelos seus distritos: Antônio Rocha, Rialto, Floriano, Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora do Amparo.
– Várias fazendas do século XIX mantêm as tradições do Ciclo do Café e incorporaram novas atividades produtivas e de lazer, com grande potencial de se tornarem atrativos turísticos. Algumas já estão abertas à visitação. Há, ainda, os eventos rurais que atraem número significativo de visitantes. No entanto, encontra-se em fase de planejamento um plano de desenvolvimento do Turismo Rural no município – conclui.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996