Mais de 150 pessoas em situação de rua são vacinadas pelo programa ‘Consultório na Rua’ em VR

by Diário do Vale

Já foram imunizados 155 pessoas em situação de rua, onde 127 receberam a vacina contra a Covid-19 e outras 28 contra a Influenza (gripe) – Foto: divulgação PMVR.

Volta Redonda- Pertencendo ao grupo prioritário das campanhas de vacinação por determinação do Ministério da Saúde, a população em situação de rua em Volta Redonda, também tiveram o seu dia de vacinação.

Equipes do programa ‘Consultório na Rua’, já imunizaram 155 pessoas em situação de rua, sendo que 127 receberam a vacina contra a Covid-19 e outras 28 contra a Influenza (gripe).

Criado pelo Ministério da Saúde, onde é formado por uma equipe da Atenção Primária em Saúde, o programa ‘Consultório na Rua’ em Volta Redonda, é composta por médico, psicólogo, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar administrativo e motorista.

De acordo com a secretaria de saúde (SMS), o consultório garante a prevenção, promoção e reabilitação da saúde das pessoas em situação de vulnerabilidade. A equipe atende todo o município de Volta Redonda, e através do atendimento itinerante, tem mapeado a população em situação de rua por território, garantindo dessa forma acesso à rede de cuidado que o município oferece.

Os usuários são atendidos no período diurno e/ou noturno todos os dias da semana.

Tendo como objetivo articular ações do Consultório de Rua com a Rede de Atenção à Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma reunião na terça-feira, dia 13, com a Rede de Atenção à Saúde, que envolve os setores de urgência e emergência, Saúde Mental e Atenção Primária em Saúde.

Durante o encontro foi discutido o cuidado com a pessoa em situação de rua, e o desenvolvimento de ações compartilhadas e integradas aos diferentes setores da Rede de Atenção à Saúde, que depende da necessidade de cada usuário.

“Por isso a importância dessa reunião, pois uma rede de saúde que trabalha junto e integrada se potencializa, o atendimento a pessoa em situação de rua é papel de todo profissional do SUS. Está na hora de criarmos uma rede com a porta aberta, articulada e que realmente se volte para as necessidades de cada indivíduo. Parabéns pela iniciativa”, disse a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996