domingo, 17 de outubro de 2021 - 09:14 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Mais de 8 mil pessoas foram mortas por PMs no Rio, aponta Anistia Internacional

Mais de 8 mil pessoas foram mortas por PMs no Rio, aponta Anistia Internacional

Matéria publicada em 3 de agosto de 2015, 16:43 horas

 


pm rio

Rio – Mais de 8 mil pessoas foram mortas por policiais militares no estado do Rio de Janeiro entre 2005 e 2014. Na cidade do Rio, foram mais de 5 mil vítimas. Em 2014, o número de mortes em decorrência da intervenção policial correspondeu a 15,55% do total de mortes violentas intencionais registradas no estado, segundo estudo Você matou meu filho! – Homicídios cometidos pela Polícia Militar no Rio de Janeiro, divulgado hoje (3) pela Anistia Internacional.

A pesquisa informa que, entre 2010 e 2013, 99,54% das vítimas eram homens, 79% eram negras e 75% tinham entre 15 e 29 anos. Para Átila Roque, diretor-executivo da entidade no Brasil, o patamar de homicídios cometidos pela Polícia Militar é muito alto.

Anistia Internacional aponta que mais de 8 mil pessoas foram mortas por policiais no estado do RioTomaz Silva/Agência Brasil

“A anistia não pode se furtar de pontuar e sublinhar um problema que persiste em um patamar muito alto, mesmo reconhecendo os avanços. Ainda estamos falando de 580 autos de resistência no estado do Rio de Janeiro por ano. Esse é um patamar muito alto”, destacou Roque.

Acari

A Anistia Internacional analisou assassinatos na Favela de Acari. De acordo com a entidade, os casos na região “são apenas a ponta do iceberg de conjunto de violações de direitos humanos dos residentes locais”.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

25 comentários

  1. só faltava éssa um grupo de policiais de são paulo fazendo apologia a crimes praticado pelo estado fica por aí mesmo cambada de coxinhas.

  2. Alexandre R Romano

    Msg de um grupo de policia de sp :

    Matar Policia, é NORMAL! O ladrão esperar na casa do mike, é NORMAL! Não da nada! Ladrão não cagueta ladrão, ladrão não prende ladrão, ladrão é UNIDO, tem RESPEITO e ETICA entre eles. E o Policia morrer é normal, ninguém investiga, ninguém vai preso. O Estado tem muito PM um a mais um a menos não faz falta nenhuma aos olhos do Governo. Mas ja o POLICIAL, o MIKE, se muntar na moto e ir cobrar o ladrão… VIXX… Ai sim ta fudido, sabe por que? Por que ao contrario do Ladrão, o Policia ele prende o Policia, o Mike cagueta o Mike! Hj em pleno 2015 so morre Policia por causa da Própria Policia. A Policia so se acaba por culpa dela mesma. A muitos anos ladrão não mata ladrão. Mas a policia burra, continua se prendendo, se delatando, se destruindo. A morte dos nossos companheiros na verdade, la no fundo é culpa de cada um de nos, que não nos ajudamos. Se nos não nos delatasse, não nos prendesse, iriamos cobrar cada uma dessas mortes, e nao daria nada. E os bandidos iria ter respeito, medo da policia. Que hj esta como esta por culpa da própria policia. Mas vamos continuar assim, de mãos atadas, sem fazer nada, nos destruindo. Amanha se vai mais um irmão, depois outro, e outro… Ate chegar na sua vez! Vc que esta ai lendo essa mensagem! Por culpa nossa! Vamos continuar delatando nossos irmãos, continuar passando informação pra corregedoria, continuar prendendo colegas, continuar de fofoca pelos corredores, continuar nos abordando… E consequentemente continuar morrendo. E PARABÉNS pro crime! Que se uniu, se organizou, se estruturou, faz o que quer quando quer com quem quer e não da nada. E PARABÉNS a Policia, que se uniu, se organizou se estruturou, só pra ser vitima. . Repassem para todos nossos amigos individualmente. Repassem nos grupos. Quem sabe conseguimos melhorar e acordar o leao adormecido em cada um buscando a uniao. Vindo de outro grupo, apenas repassando e fazendo a minha parte.
    ☝☝☝isso foi postado em outro grupo

    • Meu Deus! A polícia é isso mesmo? Taí o que eu disse abaixo: Essa instituição é falida! E os meus impostos continuam saindo para eles.

  3. mas na pior hora quem eles chaman?

  4. A anistia internacional deveria fazer uma pesquisa buscando revelar ao cidadão as causas, e não as consequencias.
    Como bem menciona Ortega y Gasset: EU SOU EU E MINHAS CONSEQUENCIAS. Ou seja, o homem se transforma pelas suas escolhas. Jovens e até mesmo crianças que escolheram a esteira do crime se transformaram em vítimas de suas escolhas, e não da PM. A anistia internacional pode começar contabilizando os numeros da educação, como evasão escolar, aprovações automaticas e etc… ESSAS SÃO CAUSAS DE TANTA VIOLENCIA, ENQUANTO O FOCO FOR A POLÍCIA, NÃO VAMOS RESOLVER O PROBLEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA.

  5. Anistia Inernacional e Comissão de Direitos Humanos Internacional são instuições parasitas que aparecem para se promover e não se deixarem ser esquecidos, são cabides de empregos e utópicas.

  6. matéria tendenciosa. esperando a anistia internacional explicar as outras 60 mil mortes por ano que ocorre no Brasil.

  7. NUMERO EXPRESSIVO REALMENTE,MAS A ANISTIA COM SUA DEMAGOGIA ESQUECEU TAMBEM DE INFORMAR O NUMERO DE POLICIAS MORTOS PELO BANDIDOS,MENORES DE IDADES,ESSE NUMERO TAMBEM MERECE SER INFORMADO.

  8. http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2015/03/um-batalhao-de-bpms-mortosb.html
    Policiais que morreram simplesmente por defender a sociedade,trabalhando,e não destruindo a vida dos jovens com drogas ,matando ,roubando
    Entre outras coisas .é com eles q devemos nos preocupar.

    • Infelizmente nossos agentes PMs são mortos como consequência da ineficiência dessa instituição falida.

      Em VR, por exemplo, vejo aqui mesmo pelo DV, muitos comentaristas alertando da bandidagem em seus bairros, mas a PM vai lá só quando os bandidos já tiveram tempo de se armar até os dentes. Outro exemplo recente: no Morro da Conquista, cuja facçção criminosa anunciou que o local já está dominado, e o que fizeram? Foram lá um dia e outro deixaram apenas uma viatura 24h, mesmo com as câmaras do prefeito. Imaginem o que rola em outros locais sem proteção.

      No meu bairro então, eles passam na mesma velocidade do Rubinho Barrichello. Ou quando aparecem para almoçar nos restaurantes, cujos donos me garantem que eles pagam pelo almoço.

      A PM tem é de incomodar os próprios moradores diante de uma simples denúncia com argumento de estarem revistando-os. Assim os próprios moradores expelirão os bandidos naturalmente para não serem mais incomodados. Os PM devem fazer o mesmo que o governo faz com os meus gastos. Se já entro num supermercado tá lá o caixa para cobrar os impostos. Enfim, a marcação é colada.

  9. Como não poderia faltar: Esse eta povinho não cansa de falar besteira, é o cara mais idiota que já apareceu por aqui. Só fala asneiras. Só pode ser eleitor da dilbandida.

    • concordo com vc, este cara deve ser bandido, vive da vagabundagem, por isto so fala besteira. E sobre imposto seu analfabeto idiota, os policiais também pagam imposto.

  10. Aqueles que criticam a Policia no seu todo, são os mesmos que ao menor sinal de perigo se refugiam justamente naqueles que eles criticam kkkkkk. Quem não gosta de policia é bandido. O policial vale o mesmo que você, cidadão. A única diferença é que ELE escolheu arriscar a própria vida para proteger a sua.

    • Menos Perito, bem menos. As coisas não são as mil maravilhas, temos tambem maus policiais que acabam sujando o nome dos bons. Esses devem ser retirados da coorporação e punidos, quando for o caso.

  11. O Brasil precisa de um novo sistema de segurança pública capaz de proteger melhor tanto a sociedade quanto os policiais, agora, por que a anistia internacional não elabora uma pesquisa comparando o número de policiais militares mortos em defesa da sociedade, ou em razão dela, com os países dito desenvolvidos ? Banana não pode comer macaco !!!

  12. Essa anistia internacional só atende aos marginais!

  13. >>>>>>> SE BEM QUE … NA REALIDADE A CAUSA DE TANTA VIOLENCIA NAO ORIUNDA POR ESTA VIA QUE UNS CLASSIFICAM ERRONEAMENTE MAS A VERDADE TARDA .. TARDA MAS UM DIA CHEGARA E CONQUISTARA A TODOS INCLUSIVE A VOCE OH!!!! INFIEL IRMAO

  14. Venho falando há tempos que essa instituição PM falida devia ter acabado décadas atrás. Os recursos aplicados e agentes deviam passar para a PF ou GMs. A PM de VR devia ser a primeira. Com os seus agentes na GM teríamos mais segurança e menos usuários de drogas andando tranquilos pelas ruas.

    E o governador pagando prêmio para eles. É o fim!

    O que tem a dizer os eleitores do governador?

    • e dor de volta redonda por isso cidade de c.. vc ja ganhou um chapeu de pm ne e pior deve ter feito prova e nao passou recalcado kkkkkkkkk

    • O dia que a senhora observar os ALTÍSSIMOS IMPOSTOS nas notas fiscais de compras de um mês inteiro, se indignará e virá aqui ajudar a defender o fim da PM devido os gastos com essa instituição falida, por isso a falta de médicos nos postinhos e baixo salário de nossos professores e funcionários públicos.

    • Qual o seu problema? vejo que é pessoal com a PM. vc diz que a PM é isso é aquilo, mas quer usar os mesmos agentes que vc critica para fazer o mesmo serviço que ja fazem, e ainda ser comandado por um major PM.
      Nada mudara.
      A não ser o efetivo que diminuirá, pq a prefeitura não teria como manter o efetivo que a PM tem hoje em Volta Redonda.
      E a ultima pergunta quantas pessoas vc viu a PF e a GM prenderem em Volta Redonda? PF uma duzia em 5 anos? e GM nem falo só prende bebado.

  15. Que reportagem hein DV!!! Será lavagem cerebral??? Ou preguiça de fazer uma reportagem descente??? Copiar e colar è muito fácil… Quero ver fazer um levantamento da nossa região.

  16. E o tanto de policiais mortos por bandidos? Isso ninguém fala né. Se morreu, é por que provavelmente estava querendo matar o policial ou alguém da sociedade. Quem usa arma ou é policial ou bandido.

    • luiz alberto ,nem sempre , na internet existe dezenas de videos em que policiais matam cidadãos inocentes ,e nunca são punidos se você fosse pai de uns dos mortos em acari não teria essa visão, a maioria das pessoas que vive nos morros e nas periferias são honestas e trabalhadoras mesmo assim a justiça concede mandados coletivos dando carta branca pra eles chegarem metendo o pé na porta de qualquer um sem distinção , já os bairros burgueses eles chegam com toda educação ,truculencia policial no rio, e no brasil é pra pobre preto e puta.

Untitled Document