Mais de 80 mil brasileiros migram para Portugal em busca de segurança

by Diário do Vale

Lurdes tem residência temporária em Portugal (crédito AB)

Lisboa – Basta caminhar alguns minutos pelas ruas de Lisboa para perceber a quantidade de brasileiros por todos os lados. Apenas em 2017, cerca de 870 mil turistas brasileiros visitaram o país. Mas não é só. Os brasileiros são a maior comunidade de estrangeiros residentes em Portugal. Oficialmente, são cerca de 80 mil pessoas, mas especialistas afirmam que este número é bem maior. Os dados foram divulgados pelo escritório de estatística da União Europeia.

Fugir da crise e da violência, buscar qualidade de vida e segurança são apenas alguns dos motivos que estão levando muitos brasileiros a fazerem as malas para viver em Portugal.A migração de brasileiros para a “terrinha” não é de hoje e já sofreu mudanças significativas. A escritora Ana Silvia Scott, em seu livro Portugueses, relata como a migração mudou os sentimentos entre portugueses e brasileiros nas últimas décadas.

Ana Silvia recorda que, na década de 1980, os brasileiros que chegavam a Portugal eram recebidos com cordialidade e simpatia por uma população cheia de memórias carinhosas do Brasil. Naquela época quase todos os portugueses tinham histórias de parentes que foram para o Brasil.

Em 1977, os portugueses assistiram a novela brasileira Gabriela, adaptada da obra de Jorge Amado, e a trama modificou comportamentos e a rotina dos portugueses. Além da música, as belezas naturais e o futebol. Zico, Falcão, Sócrates e Júnior, craques da “seleção canarinho”, eram famosos do outro lado do Atlântico. No ano de 2000, afirma Ana Silvia em seu livro, que o cenário começou a mudar e o incômodo dos portugueses se tornou evidente. “O sentimento desagradável com relação aos brasileiros surgiu em Portugal devido a intensificação de migrantes de baixa renda e pouca escolaridade”.

O quanto nas décadas de 80 e 90 a migração era em sua maioria de dentistas, publicitários e profissionais da área de informática, insatisfeitos com a instabilidade econômica gerada no governo Collor; nos anos 2000, o perfil preponderante de brasileiros era composto por trabalhadores da construção civil, do comércio, dos restaurantes e do serviço doméstico.Atualmente houve uma mudança no perfil do brasileiro que migra para Portugal. O que se tem observado é um grande número de pessoas de classe média e alta, que têm optado por viver no país fugindo da violência e da insegurança. Não é raro ouvir relatos como o do engenheiro brasileiro Zwy Goldstein, 60 anos, que optou deixar São Paulo após ter sido assaltado.

A aposentada carioca Lurdes Martins, 66 anos conta que tirava brincos, anéis e colares para andar nas ruas de Ipanema, onde morava. “O contexto brasileiro – social, político e econômico – foi o que me impeliu a emigrar para Portugal. Além da minha admiração pelo país e pelo povo português. A qualidade e o custo de vida é bem melhor que no Brasil. Estou bem feliz aqui”, afirma Lurdes. Ela é bancária aposentada e obteve o visto de “residência temporária” em Portugal. Esse tipo de visto é concedido para estrangeiros que comprovem ter rendimentos para se manter no país. O valor necessário para a obtenção do visto varia de acordo com a quantidade de pessoas da família que se candidatar a viver no país.

O engenheiro Zwy e sua mulher vieram para Portugal com o mesmo visto que Lurdes. Ele conta que, após ter tomado um tiro em uma tentativa de assalto em São Paulo, chegou à conclusão de que não dava mais para viver no Brasil. “Eu nunca tinha pensado em vir para Portugal, mas comecei a ler matérias que falavam do país. Então resolvi vir com a minha mulher, em março de 2016, para dar uma olhada. Eu adorei isso aqui e, em 24 horas, eu decidi: quero mesmo é ficar aqui, porque é muito legal! Entramos com processo (no Consulado), foi super rápido naquela época e em agosto a gente estava aqui”, conta Zwy.

Para o engenheiro a grande vantagem de viver em Portugal é a segurança. “A gente não tem esse tipo de preocupação aqui. Acho incrível isso aqui, não preciso olhar pro lado, não preciso olhar pra trás, não preciso achar que alguém vai aparecer e ferir a gente”. Além disso, para Zwy, a animosidade entre portugueses e brasileiros é coisa do passado. “As pessoas são simpáticas ao contrário do que falavam sempre. Os portugueses recebem muito bem e temos vários amigos aqui. A gente viaja pelo país, que é pequeno, e dá pra ver muita coisa e acaba aprendendo a história do país”, conta Zwy, que se diz realizado em Portugal.

Ele afirma que, do Brasil, a saudade é apenas dos amigos, dos lugares pelos quais passou e dos prédios que construiu. No Natal do ano passado, esteve em São Paulo para visitar os parentes e fui novamente assaltado. “Se existia ainda algum resquício de vontade de voltar, não tenho mais nenhuma. A paz que tenho aqui não tem preço”.

Residência temporária

Inicialmente, a autorização de residência temporária tem validade de um ano. Após a primeira renovação, o documento deve ser revalidado a cada dois anos. Após seis anos de residência legal, a pessoa pode solicitar a nacionalidade portuguesa. Para obter a autorização, é preciso fazer como Lurdes, que deu entrada no pedido ainda no Brasil, no Consulado de Portugal. Há uma série de documentos que são exigidos nessa primeira etapa, como comprovante de rendimentos e certidões negativas da Justiça. Ao chegar em Portugal, é necessário procurar pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para apresentar documentação complementar e agendar uma entrevista pessoal.

“O meu processo de obtenção do visto foi um pouco complicado, por problemas de comunicação com o Consulado, mas depois que tive apoio de um escritório de ajuda aos migrantes aqui em Lisboa, tudo ficou mais fácil”, disse Lurdes.

Outros tipos de autorização de residência

É importante ressaltar que há outros tipos de autorização de residência, como a “Autorização de Residência por Investimento”, conhecida como visto gold; a Autorização de Residência Permanente e a Autorização de Residência Não Habitual. Há ainda diferentes vistos para quem quer residir em Portugal e não tem a cidadania, como os de trabalho ou estudo. Os interessados devem procurar informações específicas sobre os diferentes tipos de visto e as documentações necessárias.

Nacionalidade

Os brasileiros foram os que mais receberam nacionalidade portuguesa no ano de 2016. Neste ano, a nacionalidade lusitana foi concedida a pouco mais de 25 mil pessoas, entre as quais estão 8 mil brasileiros, ou seja, 31% do total. Entre os brasileiros que adquiriram, em 2016, nacionalidades europeias, 36,3% foram obtidas em Portugal; 27% na Itália e 15,4% na Espanha.

You may also like

16 comments

Cidadão pagador de impostos 9 de maio de 2018, 02:04h - 02:04

O bom filho a casa retorna, para o Brasil vieram os portugueses que eram criminosos, agora eles retornam, aposto que no meio destes que se foram em busca de segurança, estão vários que ajudaram a saquear o Brasil, mas a segurança que procuram, é a segurança e garantia que o dinheiro roubado não sejam confiscados. Exemplo claro do tal Raul Schimidt, que para fugir da Lava Jato, conseguiu cidadania portuguesa, graças ao maior advogado de ladrões de colarinho branco, o tal de Kakai barba azul.

Tem Cupa Eu? 8 de maio de 2018, 21:04h - 21:04

Tem que ir embora mesmo.

Cabral 8 de maio de 2018, 19:47h - 19:47

É triste constatar, mas vivemos num país de m…

VAI VENDO 8 de maio de 2018, 22:53h - 22:53

Reclame com os ELEITORES DE BANDIDOS do PMDB. Esses que estão fugindo do Brasil nem querem saber deles.

VAI VENDO são ELEITORES DE BANDIDOS do PMDB. Fizeram a m. e caíram fora. Covardes!

JAIR SE ACOSTUMANDO 8 de maio de 2018, 18:18h - 18:18

COM BOLSONÁRO TUDO VAI MUDAR, FORA PETRALHAS.

Everaldo 8 de maio de 2018, 18:16h - 18:16

Realmente Portugal tem a vantagem da língua e do povo que é muito receptivo. Moro no Canadá a 12 anos, sou Engenheiro de Computação, nascido em VR, e estudei no Macedo, e fiz Engenharia no FUNDÃO-UFRJ. Falo Inglês e Francês, e meus dois filhos estudam aqui nesse País maravilhoso, em termos de qualidade de vida, e nos finais de semana, encontramos com os brasileiros residentes aqui em Montreal, onde já formamos uma comunidade. É triste, mas não penso em voltar ao Brasil para morar, só vou visitar meus pais e parentes e também alguns poucos amigos. A única coisa que pega nesse País maravilhoso é o frio, mas já estamos acostumando. Ganha-se muito BEM, e pagamos 30 % de imposto, e temos hospitais, médicos e escolas (até o ensino Superior) de graça. Aqui não tem consultório médico e ou odontológico particular, é tudo do governo. Dou um conselho aos brasileiros mais jovens “venham para o Canadá”, pois aqui necessita de M.O. jovem, a população local é mais idosa. Conheço pintor, pedreiro, garçom e outros profissionais brasileiros que adoram viver aqui. Politico aqui não é PROFISSÃO, tampouco recebem altos salários e são ladrões.Abraços a todos aí .

VAI VENDO 8 de maio de 2018, 19:08h - 19:08

Canadá, assim como o Japão, é uma MONARQUIA; não tem como comparar com uma REPÚBLICA.

Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano 8 de maio de 2018, 19:16h - 19:16

Leia a matéria. Os brasileiros eram bem-vistos quando a migração era de pessoal qualificado, educado… Bastou começar a chegar os baixa-renda para a coisa começar a mudar, pois na maioria são pessoas que não sabem respeitar o espaço do outro e a cultura alheia… O Canadá, se começar a receber brasileiros, outros latinos e africanos, migrantes econômicos e refugiados, vai ver sua qualidade de vida se degradar paulatinamente, vide a França e países escandinavos…

VAI VENDO 8 de maio de 2018, 22:49h - 22:49

Os venezuelanos para lá não vão. Eles preferem o Brasil pq aqui tem bolsa família sem precisar trabalhar.

Luiz 8 de maio de 2018, 17:38h - 17:38

Que inveja.

Povo doido 8 de maio de 2018, 17:23h - 17:23

Kkkkk já já isso acaba a segurança, com tanto brasileiro indo pra lá.

Pisa no freio 8 de maio de 2018, 15:32h - 15:32

O triste de morar lá é a língua, pois aqui fala-se o brasileiro, ora pios e isso é facto!

Ronaldo 8 de maio de 2018, 14:34h - 14:34

É tanto brasileiro indo pra Portugal que daki a pouco é la que vai ta um show de corrupção e bandidagem

VAI VENDO 8 de maio de 2018, 13:50h - 13:50

“Acho incrível isso aqui, não preciso olhar pro lado, não preciso olhar pra trás, não preciso achar que alguém vai aparecer e ferir a gente”
“A gente viaja pelo país, que é pequeno, e dá pra ver muita coisa e acaba aprendendo a história do país”

Interessante o relato do engenheiro. Se ele foi assaltado imagino que saia nas ruas de SP olhando para as nuvens. No país estrangeiro ele viaja e acaba aprendendo a história. E no Brasil, quando ele fez isso? Se ele conhecesse o Brasil veria o quanto esse país que o acolheu é riquíssimo, mas preferiu fugir para não defendê-lo das mãos dos bandidos. Foi covarde por não combater os ELEITORES DE BANDIDOS do PMDB que votam nos bandidos.

VAI VENDO 8 de maio de 2018, 13:50h - 13:50

Enquanto os boas vidas fogem da luta para Portugal, os venezuelanos estão chegando como boiada. Mais analfabetos para dividir a saúde, educação e segurança precária que temos. Empregos não temos. Como eles viverão?

Enquanto em Portugal e em outros países é necessário comprovar rendimentos para entrar no país, aqui Vc aceita vir quem nem tem trabalho.

Nas monarquias só aceitam imigrantes que tenham escolaridade acima do superior. No Japão ainda precisa ser descendente de japoneses.

Interessante que quem vai para o Japão aceita a monarquia, mas nem quer saber disso no Brasil. Vai entender a cabeça do brasileiro.

Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano 8 de maio de 2018, 19:19h - 19:19

Boliviano, cubano, haitiano, angolano… Já chegam recebendo casa, emprego, cadastro do Bolsa, CPF e título de eleitor. O nativo não é tratado com o mesmo mimo…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996