sábado, 15 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / MAM recebe mostra de objetos reciclados

MAM recebe mostra de objetos reciclados

Matéria publicada em 12 de junho de 2019, 07:00 horas

 


Abertura acontece nesta quarta-feira, dia 12 de junho, às 15h; Entrada é gratuita

Mostra conta com a participação de cinco artistas, que apresentam trabalhos relacionados ao reuso de objetos, carregados de significados sociais e simbólicos

Com o tema relacionado ao reaproveitamento de materiais, o Museu de Arte Moderna – MAM Resende recebe, a partir desta quarta-feira (12), às 15h, a exposição ‘Arte Recicla’. A mostra conta com a participação de cinco artistas, que apresentam trabalhos relacionados ao reuso de objetos, carregados de significados sociais e simbólicos. As obras tratam de questões distintas, como preservação do meio ambiente, sustentabilidade, reflexões sobre o feminino e identidade, com grande influência da tradição popular.
– Na apropriação do refugo, há um ato político, de protesto, de denúncia da sociedade de consumo, do mundo do descartável, do capitalismo antropofágico – diz o curador da mostra, Ricardo Lima.
No universo poético do Chiquinho da Sucata, ferros, latas e restos de metais se transformam em esculturas de tamanhos e formas diversas. Garrafas PETs são a matéria-prima de Marilda Caiares para a criação de flores de diferentes espécies, inspiradas no território da Ilha Grande.
Nas colagens de Sidiney Rocha, a técnica da papietagem revela deusas negras com interferências da pop art. As bonecas de Lena Abayomi trazem referências afro-brasileiras, empregando tecidos amarrados e enrolados. Já Getúlio Damata transforma caixas, caixotes e embalagens descartáveis em brinquedos carregados de poesia e ludicidade, como o famoso bondinho do bairro carioca de Santa Teresa.
– Arte Recicla tem como objetivo apresentar ao público a contemporaneidade do emprego dos resíduos sólidos em poéticas específicas, reafirmando a diversidade do campo das artes – destaca Elaine Torres, que também faz parte da curadoria da exposição.
A mostra fica em cartaz até o dia 27 de julho, no MAM de Resende, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

Serviço
A mostra ‘Arte Recicla’ será inaugurada nesta quarta-feira (12), às 15h, no Museu de Arte Moderna de Resende – Rua Dr. Cunha Ferreira, 104 – Centro, Resende. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, até o dia 27 de julho. Entrada gratuita.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document