Mato alto e sinalização precária preocupam quem passa pela RJ-155

by Diário do Vale

Barra Mansa – Placas que indicam informações importantes para os motoristas como, por exemplo, a aproximação de uma curva acentuada, ou a importância de verificar os freios, riscos de animais na pista e até mesmo sobre o tráfego de pedestres, estão completamente cobertas pelo mato. Esse é o cenário de quem passa pela Rodovia Saturnino Braga, a RJ-155, que liga Barra Mansa a Angra dos Reis e que, conforme apontam motoristas, está há meses sem manutenção do DER (Departamento de Estradas de Rodagens).

Com a proximidade da chegada das festas de final de ano e o período de férias, o fluxo de veículos trafegando no local aumenta consideravelmente e, segundo os condutores, o ideal seria a rodovia passar por serviços de manutenção para melhor atender os condutores que vão para o litoral. O aposentado Gilberto da Silva Rabelo, de 62 anos, tem casa no Parque Mambucaba e, ao menos três vezes por mês, passa pela RJ-155. De acordo com ele, está cada dia mais complicado trafegar pela rodovia.

– O Estado enfrenta uma crise, todos nós sabemos, mas a manutenção das rodovias deveria ser incluída como um serviço emergencial. Essa estrada, por si só, já é perigosa por ser mão dupla e cheia de curvas acentuadas. Para evitar acidentes e garantir uma viagem tranquila aos motoristas, precisa haver uma sinalização decente, o que no momento é impossível devido ao mato alto, que cobre grande parte das placas. Quem está acostumado a passar sempre por ali, já conhece os pontos críticos, o perigo da sinalização precária é para quem não dirige sempre nessa estrada – comentou o aposentado.

O motorista profissional Antônio Carlos da Silva Júnior, de 32 anos, esteve há cerca de uma semana em Angra dos Reis, aproveitando uns dias de folga, e também reclamou das condições da sinalização da RJ-155. Conforme observou, em determinados trechos o mato não só cobre as placas, como também parte do acostamento. Conforme destaca o motorista, o tempo chuvoso acaba favorecendo o crescimento da vegetação e por isso, em sua opinião, a rodovia precisa de manutenção periódica nessa época do ano.

– Os próximos dias são de muita chuva e, com isso, o mato, que já está alto, vai crescer ainda mais. Toda a extensão da rodovia precisa de um serviço de capina e roçada, urgente. Daqui alguns dias, com a chegada do Ano Novo, muitas pessoas vão passar por ali rumo a Angra dos Reis e é preciso que a rodovia esteja em boas condições. Uma boa sinalização é muito importante para garantir uma viagem segura – disse.

O aposentado Ari dos Santos, de 70 anos, mora há mais de 30 às margens da RJ-155 e garante nunca ter visto a rodovia nas condições que se encontra. Segundo ele, tem sido muito comum os motoristas reclamarem da precariedade na sinalização.

– O mato já cobriu a maioria das placas. Antigamente, sempre tinha uma equipe do DER fazendo roçada, limpeza e capina. Hoje, posso dizer que há tempos não aparece ninguém. A reclamação dos motoristas é constante e eles têm toda razão – disse o aposentado.

Em nota, enviada pela assessoria de comunicação, o DER informou que diante da grave crise financeira que afeta, especialmente, o Estado do Rio de Janeiro e, da consequente limitação orçamentária, apenas intervenções emergenciais estão sendo realizadas neste momento. De acordo com a nota, dentro de alguns dias uma equipe será enviada para avaliar as condições de trafegabilidade da RJ-155, no trecho citado, e realizar os serviços de roçada e limpeza da pista.

Em nota: Segundo o DER, dentro de alguns dias uma equipe será enviada para avaliar as condições de trafegabilidade da RJ-155 (Foto: Roze Martins)

Em nota: Segundo o DER, dentro de alguns dias uma equipe será enviada para avaliar as condições de trafegabilidade da RJ-155 (Foto: Roze Martins)

 

Trecho da BR-393 que corta a Região Leste foi asfaltado mas está sem sinalização

No trecho da Rodovia BR-393, que corta toda a Região Leste, indo do bairro Boa Vista, em Barra Mansa, até o bairro 207, já em Volta Redonda, o problema enfrentado pelos motoristas é a ausência de sinalização. Embora a rodovia seja administrada pela concessionária Acciona, o trecho citado é de responsabilidade do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) que, recentemente, recuperou o asfalto da rodovia. No entanto, nenhum tipo de sinalização, horizontal ou vertical, foi colocada na pista.

De acordo com o presidente da associação de moradores do bairro Nove de Abril, Marcos Rodrigues do Vale, desde que as obras de asfalto foram finalizadas, as associações de moradores dos bairros da Região Leste vêm cobrando a sinalização no local.

– Esse trecho da rodovia é perigoso e ali sempre foi assim. Eles arrumam uma coisa e deixam outra para trás. Arrumaram o asfalto, mas não tem sinalização nenhuma. Nem mesmo a faixa que divida a pista, que é de mão dupla, eles colocaram. O trânsito ali, que já é complicado, está ainda mais confuso e com risco de acidentes, colisões e até atropelamentos – disse o presidente.

O mecânico Rafael da Silva Cruz, de 31 anos, trabalha em Volta Redonda e mora no bairro São Luís, em Barra Mansa. Ele passa todos os dias pelo trecho da BR-393 que corta a Região Leste e afirma que o lugar está muito perigoso para quem precisa trafegar no local. Conforme afirma, até para quem tem o costume de passar pelo trecho, a falta de sinalização acaba se tornando um grande risco.

– O asfalto ficou muito bom, mas eles teriam que ter feito o trabalho completo e também instalado as sinalizações. O fluxo de veículos pesados naquela rodovia é muito grande e todo mundo que passa por ali fica sujeito a algum acidente. No período da noite a situação é ainda pior e exige muito cuidado e atenção dos motoristas – ressaltou o mecânico.

Por meio de nota enviada por sua assessoria de comunicação, o Dnit informou que a Superintendência Regional do Rio de Janeiro está executando obras de restauração na Rodovia BR-393. Paralelamente a essas obras serão realizados os serviços previsto no programa BR-LEGAL, que consiste na execução dos serviços de sinalização vertical, horizontal e dispositivos de segurança da rodovia. Os serviços estão previstos para o início de 2017.

Perigoso: Falta de sinalização na pista tem deixado motoristas preocupados com o risco de acidentes (Foto: Paulo Dimas)

Perigoso: Falta de sinalização na pista tem deixado motoristas preocupados com o risco de acidentes (Foto: Paulo Dimas)

 

Por Roze Martins

(Especial para o DIÁRIO DO VALE)

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12 comments

Marcelo 12 de dezembro de 2016, 12:51h - 12:51

Engraçado que para colocar pardais, eles agem rapidinho… agora, para terminar um serviço ESSENCIAL numa estrada perigosa como essa, nada… Brasil, país de M…

CREUSA 12 de dezembro de 2016, 09:58h - 09:58

porque tem de ser em 2017, o ipva, e muitos outros impostos que pagamos, nao da para fazer estes serviços, porque nunca tem verba para fazer os pricipais serviços para favorecer a população, onde foi parar os valores que foram desviados, nao retorrnou para os donos, foram desviados de novo, vao esperar que com as festas de fim de ano, aconteça graves acidentes neste trecho da rodovia ? porque a empresa que fez o asfalto nao fez as sinalizaçoes tambem? dentro da cidade que tem iluminãção foi feita as faixas, e no trecho que nao tem iluminação nao foi feita, quando esta chovendo nao da para saber onde fica a faixa na qual a pessoa esta dirigindo.

Luciano 11 de dezembro de 2016, 23:32h - 23:32

No trecho da 393 começaram a sinalização, mas como citado acima, sem nenhuma segurança para os funcionários.

Edmilson 11 de dezembro de 2016, 15:11h - 15:11

Com estado quebrado…
Agora nossos carros que ficaram quebrados…

capivara 11 de dezembro de 2016, 14:15h - 14:15

frequento essa estrada..perigosa e sempre tem alguns que abusam..fora em algum trechos que elas esta caindo.

E o dever nada? 11 de dezembro de 2016, 08:05h - 08:05

Se o DNIT não fizer a obrigação dele em sinalizar a BR 393, teremos que fazer a nossa, fechar a rodovia em uma manifestação. Fica a dica e o recado dado
É questão de segurança URGENTE.

João Bruno 11 de dezembro de 2016, 10:19h - 10:19

Apoiado Amigo (a) !

E o dever nada? 11 de dezembro de 2016, 14:56h - 14:56

Passei agora no local, o DNIT começou a fazer marcação para pintar as faixas. Mas adivinhem, os funcionários estão trabalhando sem quaisquer sinalização ou desvio de segurança para eles.
Estão em total situação de risco.
DV, ótima oportunidade para uma reportagem de denúncia, é só ir lá.

Jorge U. Campos 11 de dezembro de 2016, 17:03h - 17:03

Quem pensa que o DNIT fará alguma coisa, está errado, pois sumiu toda a grana pra melhorias das rodovias, e assim vai empurrando o problema e nada é feito.

Carlos Ribeiro 10 de dezembro de 2016, 23:33h - 23:33

O novo asfalto da BR393 é de péssima qualidade. Alguns buracos já estão aparecendo, além de ondulações e desníveis entre a pista e o acostamento, onde ele existe. O custo deve ter sido de um asfaltamento de qualidade superior. Definitivamente, no Brasil, não há firmas com competência para fazer asfaltamento.

agafjgjjkWantuil fortes Silvério 10 de dezembro de 2016, 22:15h - 22:15

É só implantar trem costa verde, que sai de Barra mansa à Angra . Pode ir à praia beber e não dirigir, retorne de trem , Não risco de blitz e nem tem necessidade de acender faróis. Está na hora de encurralar Esses políticos . Prá mim pode acabar com às rodovias . Não tenho benefício nenhum!… Tem que voltar o sistema ferroviário , só assim vamos acabar com às frota de investimento de políticos ,que são às multas .

capivara 11 de dezembro de 2016, 14:14h - 14:14

a ideiA é boa.mmas tem casa em cima da linha e fora outros lugares que nao existem mais acesso

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