quinta-feira, 2 de abril de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Meio Ambiente de Barra Mansa esclarece como fazer as solicitações de corte e poda de árvores

Meio Ambiente de Barra Mansa esclarece como fazer as solicitações de corte e poda de árvores

Matéria publicada em 21 de fevereiro de 2020, 09:19 horas

 


Barra Mansa – O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Vinícius Azevedo, está orientando a população sobre como solicitar os cortes e podas de árvores, nesta época do ano, onde os riscos de quedas aumentam com as constantes chuvas.

De acordo com o secretário, solicitar as podas leves ou drásticas, supressões e remoções de raiz; precisam de autorização do órgão, conforme determina a legislação ambiental, tanto federal quanto municipal.

– Em geral, não existe empecilho para o procedimento, no entanto, verificamos quais as condições que esta poda será realizada. Já com relação ao corte, é preciso comprovar os riscos e necessidades que a árvore representa. Em alguns casos, pedimos a compensação ambiental, ou seja, o plantio de outras árvores em substituição à supressão solicitada – explicou Vinícius Azevedo.

Moradores podem procurar a secretaria para mais informações
(foto: Divulgação)

Demandas

As demandas relacionadas à poda de árvore plantadas em áreas públicas, como avenidas, calçadas e praças, são prontamente realizadas. Já em relação aos galhos que comprometem a fiação elétrica, o pedido é encaminhado à concessionária de energia elétrica, como medida de segurança.

O requerimento para as situações de supressão, quando precisa cortar a árvore para construção de um imóvel residencial ou empresarial, deve conter cópia dos documentos acrescidos do alvará da obra.

Já os casos de avarias provocadas por quedas de árvores é analisada por um técnico.

Todos esses procedimentos seguem as determinações do artigo III, Inciso XI, da Lei 3049/1998, que dispõe sobre a política ambiental do município.

Autorizações

As autorizações para corte e poda de árvores devem ser solicitadas na Secretaria de Meio Ambiente, na Rua Luis Ponce, nº 263, no quarto andar da sede da prefeitura, no Centro.

O órgão funciona de segunda-feira à sexta-feira, de 8h às 17h. Para mais informações ligar pelos telefones 2106 3406 e 2106 3408.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document