Membros da Equipe Ambiental do Mep visitam cooperativas de resíduos em VR

by Diário do Vale

A equipe ambiental do Mep, ouviu atentamente as maiores necessidade dos cooperados que atuam no local – Foto: Divulgação.

Volta Redonda- Membros da equipe ambiental do Mep(Movimento Ética na Política) visitaram nesta semana as cooperativas Folha Verde e Cidade do Aço em Volta Redonda, ambas instaladas na avenida Nossa Senhora do Amparo, no bairro Voldac.

A ideia da visita partiu do jovem Fernando Bonfatti, voluntário na equipe ambiental, e que esteve presente na última plenária socioambiental do Movimento realizada no dia 12 de dezembro, onde sugeriu que a equipe visitasse as duas cooperativas do bairro Voldac.

A atividade, valorizada pela coordenadora do coletivo Silvia Real, ocorreu na terça-feira, 22, e contou com participação de quatro membros da equipe ambiental, no esforço de evitar aglomeração devido a Covid-19.

Durante a visita, o grupo foi recepcionado pela direção da cooperativa Folha Verde, através da presidente Maria Fátima, além da diretora Gildete Silva e do diretor Euvado Santana.

Os diretores informaram junto a equipe ambiental que estão trabalhando em sistema de plantões devido à pandemia, e ainda, há falta de insumos.

“Não tem coleta seletiva na cidade, temos trabalhado com a matéria que a população traz até aqui”. Explicou Fátima, a ‘Fatinha’.

Durante o encontro, os membros da equipe ambiental do Mep, ouviram atentamente as maiores necessidade dos trabalhadores(as) que se movimentam no local, quando na ativa.

Segundo Gildete Silva, o maior problema que eles enfrentam no momento é a falta de um banheiro no local, como também resolver o problema de esgoto e água da chuva que inunda tudo.

A diretora da cooperativa fez questão de lembrar que a presença do grupo somava aos esforços de parceiros já presentes na cooperativa, como no caso do Fórum Justiça, a DPE(Defensoria Pública do Estado do Rio) e DPU(Defensoria Pública da União), o MPT(Ministério Público do Trabalho), Projetos da UFF(Universidade Federal Fluminense) e a Equipe de Economia Solidária. “Eles têm nos mantidos de pé”, declarou a diretora, também ligada à equipe ambiental do Movimento.

Encaminhamentos

Fernando, que idealizou a visita, ficou impressionado e desafiado diante da realidade. “Penso que poderíamos somar junto aos parceiros das cooperativas e tentar agilizar a questão dos banheiros, vi que já tem até um projeto. Podemos somar e solicitar ao Saae-VR(Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a outros departamentos de infraestrutura da Prefeitura municipal o saneamento necessário, e sair para uma ação prática para que os cooperados tenham banheiros”, defendeu Fernando.

A ideia emergencial teve apoio dos diretores e dos participantes que estiveram na visita.

Segundo Fernando a coordenação da equipe ambiental será informada da proposta e ver como agilizar. “É importante que a coordenação agilize algo, vamos relatar para eles”, Defendeu Rodrigo Beltrão, acadêmico da UFF, fato que foi apoiado por todos da equipe.

Ao final da visita, num gesto de fraternidade os diretores das cooperativas receberam máscaras, balas e pirulitos.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996