Mercado de Soluções apresenta boas práticas ambientais de comunidades

by Diário do Vale

Brasília – O 8º Fórum Mundial da Água recolheu 60 experiências de boas práticas ambientais nascidas de comunidades de várias partes do mundo. Escolher alguma delas é tarefa difícil, já que todas, de um modo ou de outro, mostram como o meio ambiente está sendo cuidado com simplicidade e carinho pelos cidadãos comuns, que só querem melhorar a sua qualidade de vida. Um passeio pelo Mercado de Soluções levou a reportagem da Agência Brasil a algumas dessas iniciativas que estão fazendo a diferença para suas comunidades.
Natália Castiglione tem 25 anos e um diploma de química ambiental. Mas quando começa a falar do projeto Engajamundo, o seu entusiasmo é de uma menina apaixonada pela ideia de um futuro melhor para o planeta.
O movimento Engajamundo nasceu no âmbito da Rio + 20, “quando a gente percebeu que todas as decisões eram tomadas a portas fechadas, sem nenhuma representatividade jovem”, disse Natália, acrescentando que o movimento virou uma ONG com o objetivo definido de mostrar aos jovens que eles podem “ser parte da solução, atuando junto à sociedade para que todos ouçam a juventude, e a gente possa causar a mudança que a gente espera para o Brasil”.
De acordo com Natália, o Engajamundo é uma rede que reúne jovens por todo o país usando uma metodologia própria para se comunicar, trabalhando com cinco temas: biodiversidade, cidades sustentáveis, clima, desenvolvimento sustentável e gênero. Não por coincidência, os cinco temas estão ligados a conferências da ONU e, segundo Natália, a rede do Engajamundo já tem cerca de 2 mil jovens que se conectaram através de escolas, encontros e eventos como Fórum Mundial da Água. Mas esse número pode chegar a 5 mil. Os recursos vêm sobretudo de projetos inscritos em editais de organismos e de doações. E Natália faz questão de frisar que eles não recebem “nenhum dinheiro do governo” e não têm nenhuma ligação com nenhum partido político.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996