sábado, 14 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Mercados no Sul Fluminense começam a ficar desabastecidos

Mercados no Sul Fluminense começam a ficar desabastecidos

Matéria publicada em 24 de maio de 2018, 13:31 horas

 


Prateleiras de mercados estão ficando vazias (Foto: Aurélio Paiva)


Sul Fluminense – 
A paralisação nacional dos caminhoneiros autônomos já afeta o setor produtivo de carnes e a distribuição de alimentos pelo país, com fortes reflexos no Sul Fluminense, onde há focos do movimento na Via Dutra e na BR-393.

Muitos mercados e supermercados localizados nas principais cidades da região já começam a sofrer desabastecimento de alimentos. Um tradicional mercado de hortifrutis na Vila Santa Cecília estava com boa parte das prateleiras vazias, principalmente de produtos que necessariamente devem ser vendidos frescos.

A previsão da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) é pessimista. “A Abras está buscando sensibilizar o governo federal para que uma solução seja tomada imediatamente. Evitando, assim, que a população sofra com a falta de produtos de necessidades básicas e com uma eventual elevação nos preços”, diz a entidade em nota.

Pessoas que estavam nos mercados da região nesta manhã também se mostraram preocupadas. “Ninguém vai passar fome, pelo menos por enquanto. Tem muito enlatado e outras coisas que ainda podemos consumir. Mas a chance de consumir algo fresco está cada vez menor”, disse a dona de casa Mariana das Neves.

A dona de um restaurante também afirmou que a situação já é preocupante. “Ainda temos muitos tipos de carne, pelo menos até domingo dá para segurar. Já reduzimos o espaço destinado aos legumes e verduras. Vamos avisar aos clientes que é por conta da greve. Não tem outra solução”, disse ela.

De acordo com Marcos Pertel,  gerente do hortifrúti na Vila Santa Cecília, tem dois dias que a unidade não tem abastecimento de qualquer produto. O que se encontrava na loja nesta quinta-feira (24)  é o que restava do estoque.
– O prejuízo é de todo mundo. Tanto para os comerciantes como dos fornecedores e produtores que nos abastecem. Tudo já está acabando. Não temos hortaliças, apenas algumas frutas e legumes, mas até o final do dia deve acabar. Graças ao nosso estoque, ainda temos produtos no setor de mercearia, mas as carnes e engarrafados já estão acabando e temos pouca coisa no estoque – lamentou o gerente.

Ele confirmou que alguns produtos – como a batata – chegaram na última remessa com aumento de R$ 4 para R$ 8.

A paralisação afeta também o setor produtivo de carnes e a distribuição de alimentos pelo país. A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (Abpa), informaram hoje que 129 unidades produtivas de carnes bovina, suína e de aves já estão paralisadas. A previsão das entidades é que, até a sexta-feira (25), mais de 90% da produção de proteína animal seja interrompida caso a situação não se normalize, somando mais de 208 fábricas de diversos portes.

 

 

 

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

11 comentários

  1. Avatar

    Esta greve não é dos caminhoneiros e sim dos PATRÕES que são donos das transportadoras. Os autônomos não passam de 5% do total. A briga é só para Diesel e a gasolina vai continuar cara. ACORDA MEU POVO!!!!! Nós é que temos que reagir.

  2. Avatar
    Barra Mansa cidadão

    Hoje havia mercado em BM vendendo a cartela com dez ovos por 9,90. SÓ pode ser ovo de Ouro. Ta louco.

  3. Avatar
    Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano

    Esse povo adora verdura…

  4. Avatar

    Quem quer melhorar tem que lutar caso contrário se torna um escravo. Parabéns aos que tem coragem.

  5. Avatar

    Não sei quanto aos outros, mais eu como arroz e feijão de boa.

  6. Avatar

    Valeu paneleiros !!!!!

    • Avatar

      Estranho, achei que chegamos nesse ponto por conta da herança maldita do PT. Aquele que a Dilma represou os preços para poder se reeleger, roubou até o talo na Petrobras e agora a conta chegou.

      Só pra lembrar que 20% da arrecadação nacional vai para somente 1% da população, e que só foi possível pois no período do PT aumentaram em 3X o salário do funcionalismo público em relação à iniciativa privada (e por isso também dos impostos tão altos), enquanto continuava a desestimular o empreendedorismo e ajudar heróis nacionais com Eike Batista (entre outros) com empréstimos à juros subsidiados enquanto a população pagava pelo juros do bolsa empresário do PT.

      Então eis que chegam os “paneleiros” para tirar o partido mais corrupto da história do MUNDO, e agora chega o Simpson para falar que nós somos os culpados… UAU!

    • Avatar

      Valeu mortadelas… Política do assistencialismo a conta chegou agora, diga-se de passagem no governo do Temer, que vocês colocaram no poder!

    • Avatar

      Cala a boca Simpson. Quem levou o País a esta situação, foram os TREZE ANOS DE PT mais os 2 de Temer, parceiro petista. Me conteste com argumentos.

  7. Avatar

    Depende. Para verdura nada como um remedinho bem conhecido.

  8. Avatar

    Ontem a noite no Walmart tinha legumes e frutas.
    Verduras e ovos não…
    Eles congelam frutas e legumes, pois o estoque é maior…
    Até quando vai durar…

Untitled Document