Mês de outubro abre com exposição ‘Mulheres Incríveis’

by Diário do Vale

A exposição estará durante todo o mês de outubro em Volta Redonda – Foto: Fabiola Ito

Pelo segundo ano consecutivo, a fotógrafa Fabíola Ito traz para o público a mostra fotográfica “Mulheres Incríveis – Edição Outubro Rosa”. Esta edição especial tem como destaque retratar mulheres que passaram pela experiência do câncer de mama e tiveram seus seios mastectomizados que tem como proposta criar uma mensagem de otimismo e superação, conscientizando a população a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A exposição, que tem a coordenação de Dra. Gisele Limonge e Kátia Salles, estará durante todo o mês de outubro em Volta Redonda, podendo ser conferida na Câmara Municipal dos Vereadores de Volta Redonda, Seleto Business Hotel, Hospital Unimed de Volta Redonda e Hall do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), em diferentes datas a partir da próxima segunda-feira, dia 07.
O período de tratamento do câncer de mama é muito desgastante, devido às fortes medicações necessárias para combater o crescimento do tumor. Muitas mulheres descobrem a doença em um estágio avançado, por não realizarem os exames anuais de rotina ou por não terem o hábito de fazerem o autoexame. Através do olhar de Fabíola, especialista em retratos femininos, as fotografias narram as histórias destas mulheres, que ao se depararem com uma realidade inesperada, usam uma força até então desconhecida para superar as consequências desta doença.
– O câncer de mama é considerado atualmente um problema de saúde pública em várias partes do mundo, e o Brasil insere-se neste contexto. Algumas pessoas ainda tem a concepção que esta doença é uma sentença de morte e o impacto destas repercussões causam uma série de dificuldades sociais. A maioria das modelos retratadas relataram muito desconforto com o olhar de julgamento das pessoas; o cabelo cai, os cílios, a sobrancelha. A mulher por natureza é vaidosa, e neste período do tratamento está vulnerável. O suporte familiar e psicológico faz toda a diferença. Me encantou muito ver a garra dos médicos lutando lado a lado com seus pacientes. Saber que está amparado por um profissional que além do conhecimento, possui sensibilidade para entender o quão pode ser difícil receber esta notícia e se propor a caminhar com você – relata a fotógrafa.
Em 2018 Fabíola escreveu um livro com o relato das retratadas. Ela conta que foi um período de grande aprendizado e amadurecimento.
– Deixei alguns projetos pessoais de lado para me entregar por inteiro a esta causa. Para mim, a fotografia vai além da técnica; eu quero ouvir, olhar nos olhos, entender. Sem isto meu trabalho não flui como desejo. Agradeço a todos os envolvidos pela oportunidade de edificar a vida das pessoas com informação e com estes relatos de superação fantásticos – conta.
Para falar dessa nova experiência, Fabíola usa um trecho do seu livro.
– “É um momento de recomeçar a partir daquilo que você deixou para trás, deixou de fazer, de viver. Assim são os diversos relatos destas mulheres incríveis, que encontraram nesta experiência inesperada uma nova perspectiva da vida”. Este parte do texto escrito pela curadora Carla Giovana Rolim para meu livro ilustra bem o sentimento que procurei passar para o publico, da superação, de se descobrir bela, poderosa e capaz de traçar um novo caminho para sua vida. Esta é a proposta deste trabalho, um exemplo de valorização da vida – finaliza a fotógrafa.

Serviço:
A exposição “Mulheres Incríveis – Edição Outubro Rosa” poderá ser conferida de 07 a 18 de outubro na Câmara Municipal dos Vereadores de Volta Redonda; do dia 12 ao dia 20 a mostra estará no Seleto Business Hotel; já entre os dias 21 e 30, no Hospital da Unimed; e também do dia 21 ao dia 25, as imagens também poderão ser conferidas no Hall do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996