Mesmo proibido, motoristas continuam a estacionar na BR-393, em Volta Redonda

by Diário do Vale
Medida de segurança: Proibição do estacionamento no acostamento da rodovia federal é lei e visa evitar acidentes (Foto: Paulo Dimas)

Medida de segurança: Proibição do estacionamento no acostamento da rodovia federal é lei e visa evitar acidentes (Foto: Paulo Dimas)

Volta Redonda – Mesmo com a proibição, motoristas continuam estacionando no acostamento do perímetro urbano da BR-393 (Rodovia Lúcio Meira), em Volta Redonda. Além da aplicação de multas pelo estacionamento irregular, os carros parados no local podem ser rebocados.

A Polícia Rodoviária Federal vem solicitando ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), responsável pela concessão desse trecho da pista, um reboque para retirada dos carros em situação irregular.

Desde janeiro deste ano, após campanha de divulgação sobre a proibição de estacionamento neste trecho da pista, a PRF vem aplicando multas de R$ 88,23 aos motoristas que insistem em parar os carros ao longo da pista. Além das multas, cada infrator perde três pontos na carteira.

Apesar dos prejuízos ao bolso, a prática ainda é comum, em alguns casos pelo desconhecimento da irregularidade ou simplesmente pelo fato da falta de lugar para estacionar, principalmente na Vila Santa Cecília.

Quem prefere arriscar estacionar é a universitária Maria Freitas, de 48 anos. Ela disse que sabe das multas, mas optou por estacionar no acostamento, após um bom tempo procurando vagas nas ruas da Vila Santa Cecília.

– Sempre estacionamos aqui e desconheço os acidentes provocados por falta de acostamento neste trecho da pista. Acho essa medida exagerada – disse Maria Freitas, discordando com a medida.

O aposentado Mauro Silva, de 59 anos, disse que desconhecia a medida e acreditava que as multas não estavam sendo aplicadas. Ele ficou assustado ao ser informado pela reportagem do DIÁRIO DO VALE e questionou a falta de placas alertando sobre as multas.
– Onde estão as placas avisando sobre a proibição de multas neste local? Somente esta faixa na pista que não chama atenção – constatou.

O inspetor da PRF, Roberto Baldini explicou que embora não seja o objetivo do órgão aplicar as multas, a medida passou a ser adotada após a concessionária que administra esse trecho da pista ter realizado a demarcação do acostamento com faixa contínua. Para chamar atenção dos motoristas, o DNIT também fixou placas de proibido estacionar ao longo da rodovia.

– Esta medida é a correta, por se tratar de uma rodovia federal, onde não há estacionamento e sim acostamento que precisa estar livre por medida de segurança – lembrou outro inspetor da PRF, Romulo Silva, lembrando que a proibição de estacionamento compreende o trecho da BR-393, entre a Passagem Superior da CSN, na Vila Santa Cecília, até o Posto JK, na Avenida Getúlio Vargas, no Centro.

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52 comments

Romano 7 de junho de 2017, 13:03h - 13:03

Não há fiscalização e os motoristas sabem disso…O desrespeito às leis de trânsito tem se tornado constante. Motoristas ignoram placas, semáforos e sinalizações, causando congestionamentos e gerando riscos à parte mais frágil do trânsito: o pedestre.
O poder público, por sua vez, negligencia a formação de motoristas, a segurança no trânsito começa na formação e habilitação dos condutores, algo que deveria ser extremamente mais rigoroso do que é hoje.
A conclusão é que muitos dos motoristas são analfabetos funcionais, os indivíduos que, embora saibam reconhecer algumas letras e números, são incapazes de compreender textos simples, operações matemáticas mais elaboradas figuras e símbolos mais complexos, tais como: faixas e sinalizações de trânsito.

Somos corretos? 7 de junho de 2017, 14:06h - 14:06

E bom lembrar que e constante motoristas fechando cruzamentos, principalmente em sinas de transito. LEMBRAMOS que fechar cruzamento é sujeito a multa o que não ocorre em volta redonda, a guarda finge que não ve, isso ajuda a tumultuar o transito da cidade que já esta horrível. Morei em São Paulo por 5 anos e la a CET manda a caneta para este tipo de infração.

Mineiro 7 de junho de 2017, 19:37h - 19:37

Pior do que esta situação, vem ocorrendo diariamente na Rua 41, na Vila Santa Cecilia, onde a SUSER demarcou o lado esquerdo da citada Rua no trecho que vai da Ponte até a entrada da Rua 40, com faixa amarela contínua e tachões, proibindo até mesmo a parada para embarque e desembarque. Os motoristas estacionam e deixam o carro o dia todo no local, IMPUNEMENTE, e a GM não aparece por lá. Com a palavra o nobre Comandante da Guarda Municipal.

Error 404 7 de junho de 2017, 12:39h - 12:39

Tão desobedecendo? Mete a caneta mesmo…

Leitor 7 de junho de 2017, 11:31h - 11:31

Tinha que ser em volta redonda mesmo . o motorista desconhecer o código de trânsito brasileiro. Depois sai do acostamento sem dar seta e bate, ainda acha que está certo.

الفتح - الوغد 7 de junho de 2017, 13:59h - 13:59

Então quer dizer que no resto do Brasil os motoristas são exemplares?… Ou é barramansuíno ou é espírito de porco mesmo… Aliás, o que tem de jeca barbeirando no trânsito de VR é uma festa…

Error 404 7 de junho de 2017, 14:14h - 14:14

Leitor, motoristas barbeiros tem em qualquer lugar! Volta Redonda, Valença, Rio, Resende, Curitiba…

Senna 7 de junho de 2017, 09:37h - 09:37

Concessionária????
Lá é a prefeitura responsável, senão o trecho da 206 era para ser um tapete…

Somos corretos? 7 de junho de 2017, 09:36h - 09:36

Estou vendo o questionamento da falta de placas, mas para quem dirige e não sabe que uma faixa continua em uma auto estrada indica a proibição de estacionar creio que deva fazer uma reciclagem no detran, provável mente não vai saber de outras normas de transito também. Como vamos cobrar nossos políticos se não fazemos nossa parte também. É estacionamento em vaga de deficiente, idosos, vagas de farmácia. Lei é Lei, regras são regras tem que serem cumpridas mesmo sabendo que temos poucas vagas para estacionar. É dando um jeitinho que nossos políticos estão quebrando nosso BRASIL. E o povo também querem dar sempre um jeitinho. Enquanto o povo continuar a dar um jeitinho o Brasil vai continuar do jeito que esta.

Adilson Filho 8 de junho de 2017, 14:38h - 14:38

Parabéns, eu ia dizer a mesma coisa! As placas são poucas, realmente, mas existem. E foi amplamente divulgado. Vi comentários aqui de pessoas que justificam a atitude com o fato de não existirem locais de estacionamento. Não gosto de ir à Vila de carro mas sempre acho vaga quando vou. Basta saber que vc vai ter que pagar por ela! Infelizmente essa é uma realidade de Volta Redonda, parece q os carros andam sozinhos, as vagas de rua sempre estão ocupadas, vc entra nos lugares e estão vazios. Chega a ser um contrassenso. É claro que um sistema de transporte público eficiente, melhoraria em muito essa situação. Mas justificar um erro com outro, só prova o jeitinho brasileiro mesmo.

Wendel 7 de junho de 2017, 09:33h - 09:33

Se o motorista tem CNH ele é obrigado a saber das leis relativas ao CTB. PRF senta a pua nos infratores!!!

Skywalker 7 de junho de 2017, 09:07h - 09:07

Com os argumentos da população para descumprir a lei, chegamos a conclusão que a culpa não é dos politicos. É tudo uma questão de oportunidade. “Quando é a minha vez, não é tão errado assim.”

Paulo 7 de junho de 2017, 09:05h - 09:05

E aí Deley, Albertassi, Gotardo, Neto e Pezão (juntos no governo estadual)? A obra da Rodovia do Contorno é para terminar ou, como estão dizendo por aí, é só uma lenda mesmo? Resposta em 2017 porque em 2018 tem eleição e ninguém acredita mais em promessas de campanha eleitoral. A solução do acostamento é tirar o trânsito da BR 393 de Volta Redonda.

Sueli da Costa 7 de junho de 2017, 08:51h - 08:51

Fazer uma campanha reforçando com a informação de que transformou em acostamento e rodovia federal nem pensar! Multar dá mais vantagem. Por falar em multa. Onde e como é usado esse $$$$$$$ dessa fábrica de multas em todo Brasil??? Sou leiga nesse quesito e gostaria de ser informada.

Fernando 7 de junho de 2017, 11:58h - 11:58

Todo mundo sabe que não pode mais, já são 6meses

Mineiro 7 de junho de 2017, 19:44h - 19:44

Sueli, quem possui habilitação, tem a OBRIGAÇÃO de conhecer sinalização. Não concordo com essa de ” Indústria de Multas ” . Tenho carteira de Motorista a CINQUENTA ANOS, dirijo aqui em V.R. e viajo muito, para MG, SP, RJ e até par o SUL do País já fui de carro. NUNCA fui multado, você acredita nisso? Apenas respeito a LEI DE TRÂNSITO . Simples assim.

Pagador de impostos 7 de junho de 2017, 08:33h - 08:33

Ok. Mas seria bom que a PRF também fizesse valer o código do trânsito, que obriga os veículos pesados (leia se caminhões e carretas) a trafegarem na pista da direita. O que vemos na Av. Getúlio Vargas é os caminhões e carretas atravancando o trânsito. Tudo isso poderia ser evitado ou minimizado se a famigerada “roubovia do transtorno” estivesse pronta. Mas, pelo andar da carruagem, podemos esquecer que esse sonho de verão existiu algum dia.

Edmilson 7 de junho de 2017, 08:33h - 08:33

Este Inspetor da P R F está voando…
Neste trevo q ficou fora da privatização..
não possui concessionária administrando..
Em de se preocpreocuparem com a utilização em vagas de estacionamento nestas áreas….pq eles não buscam a segurança para os pedestres e motoristas e passam grande dificuldades para cruzar a Rodovia nos trevos do São Luiz/Dom Bosco e da Califórnia/Fátima….
Nem a P R F e a concessionária nada fazem…

Qdo é para multar rapidinho criam mecânico
Pra mim são bandos de incompetentes e de falta de serviços….

Eli 7 de junho de 2017, 13:51h - 13:51

Desculpa pra ser mau caráter, LADRÃO , estuprador isso tudo é fácil arrumar até quem estupra põe a culpa na vítima!Isso e questão de educação,vamos sair às ruas fazendo passeata contra os contraventores?por isso concordo quando falam que todos somos corruptos é só questão de oportunidade

الفتح - الوغد 7 de junho de 2017, 14:02h - 14:02

Ainda é rodovia federal, não importa se privatizada ou não, para efeitos de fiscalização…

FALA SERIO 7 de junho de 2017, 08:11h - 08:11

Tanta coisa para este governo se preocupar e ficar ai querendo proibir de estacionar de vendedores ambulantes ,se arrependimento matasse eu tava morta em ter votado eu e minha família nesse prefeito ,não, vejo a hora desses 4 anos acabar logo ,para nós o povo darmos uma resposta a estes empresários que estão ai governando pro samuca .A Saúde ta uma merda ! Lá no são joão Batista aquelas atendentes do pronto socorro arrogantes e deixa o sujeito estribuxar de dor ali, tá feio a coisa em Volta REdonda tá .

liberdade e propriedade 7 de junho de 2017, 08:03h - 08:03

Não gosto quando querem usar as rodovias que cortam cidades como avenidas urbanas, tem que meter grade de fora a fora e reduzir bastante a quantidade de acessos. A Dutra corta no meio algumas cidades do RJ e SP e não acontece esse Oba Oba. Olha o Oba Oba que a prefeitura da cidade do Rio faz na Avenida Brasil que é na realidade a BR-101 emprestada à prefeitura. A Avenida Brasil deveria ter entrado na concessão junto com a Ponte e mantido somente acessos, no inicio e fim, no trevo da Dutra e no trevo da BR-040, com a finalidade de reduzir o transito urbano.

الفتح - الوغد 7 de junho de 2017, 14:14h - 14:14

O trecho urbano de VR apenas serve de leito para a BR-393, mas faz parte do sistema viário da cidade, tanto que possui características próprias. O mesmo vale para a Av. Brasil no Rio… Outrossim, a Dutra corta as cidades, mas não faz parte do sistema viário urbano delas, mesmo que seja usada para tanto, como na Baixada, SJC e Guarulhos…

liberdade e propriedade 7 de junho de 2017, 16:15h - 16:15

Errado! A rodovia pertence a União, não faz parte do sistema viário de VR, deveria gradear e limitar os acessos. A Avenida Brasil está emprestada para a prefeitura apenas fazer conservação, mas a União deveria pegar de volta e conceder a iniciativa privada e segregar do transito urbano, mas a União politiqueira populista tem dó daquela cidade.

الفتح - الوغد 7 de junho de 2017, 23:28h - 23:28

Cara, quantos anos vc tem? Parece um adolescente mimado e “fanboy”… Segregar uma via urbana, não importando sua jurisdição, é idéia de jerico. Isso só pode ser feito se houver alternativa de tráfego, que no caso da Avenida Brasil já tem a Linha Vermelha, essa sim segregada… Aqui em VR a vias precederam a rodovia, tanto que há trechos duplicados só dentro do perímetro de VR. Avenidas como a Getúlio Vargas, Ruas 207, 209 e o trecho paralelo à Av. dos Trabalhadores já existiam antes da efetivação da BR-393, que apenas aproveitou o leito preexistente. Não tem como dissociar isso do restante do sistema viário da cidade, pois tudo foi planejado em conjunto. Vc não é daqui, vc não entende…

TO DE OLHO 7 de junho de 2017, 07:26h - 07:26

diairo do vale , faça uma reportagem nas 2 ruas subindo ali na amaral peixoto que da esquina bar botafogo saindo banco santander e itau , as 2 ruas são inteira ponto de taxi e ali só fica um taxi. se nao usa pode virar estacionamento ja que esta tão dificil estacionar na cidade .

TO DE OLHO 7 de junho de 2017, 07:21h - 07:21

este diario do vale esta igual rede globo , só coloca materia contra a população parte negativa, coloca uma materia pedidndo ajuda prefeito e orgão para liberar estas vagas que sempre existiu, porque vcs nao coloca materia todos os dias sobre a rodovia do contorno que ja tem 25 anos e até agora nada, tem medo de algum politico ?

Eli 7 de junho de 2017, 07:03h - 07:03

Isso explica a corrupção em Brasília, questão de educação, cultura e por aí vai,sao essas mesmas pessoas que ficam em igrejas, redes sociais pregando soluções pra acabar com hábitos de malandragem política, falar é fácil quero ver fazer, honestidade e caráter no Brasil é feio,como o cara acima aí usou até a mãe pra escapar das leis…. como os políticos fazem….. SOMOS assim

Acg 7 de junho de 2017, 06:30h - 06:30

Um absurdo essa proibição, penso que as autoridades municipais deveria rever, sou a favor de cobrar estacionamento mas não tem logica proibir estacionar, já que esta proximo a um centro comercial importante da cidade e não prejudica em nada a rodovia.

capivara 7 de junho de 2017, 18:53h - 18:53

se acontecer alguma emergencia com um carro ou carreta vai parar aonde se o acostamento estara servindo de estacionamento? existem alguns estacionamentos por ali.. basta pagar

Eli 1 de julho de 2017, 21:33h - 21:33

Então continua seu imbecil!

OLHO VIVO 7 de junho de 2017, 05:43h - 05:43

FALTA DE OPÇÃO. ISSO É IMPORTANTE PARA FOMENTAR A INDÚSTRIA DAS MULTAS. POR QUE NÃO SE CRIA ESTACIONAMENTOS PÚBLICOS PARA ATENDER A DEMANDA? ANTES DE COBRAR É NECESSÁRIO DAR RECURSO. NINGUÉM ESTACIONA NAQUELE LOCAL POR VAIDADE.

Trabalhador 7 de junho de 2017, 04:24h - 04:24

Cadê a rodovia do contorno?

Cristhian 6 de junho de 2017, 23:11h - 23:11

Esse prefeito ao invés de lutar pra que termine a rodovia do contorno e com isso diminuir o transito no centro de Volta Redonda. Fica de balela com a policia rodoviaria

الفتح - الوغد 7 de junho de 2017, 14:16h - 14:16

Querido, vc leu a matéria? Rodovia FEDERAL. Prefeito não tem ingerência…

Brasileiro Nato 6 de junho de 2017, 22:36h - 22:36

Continuarei a estacionar, se multar eu recorro e se não der certo eu pago. Se por acaso a pontuação apertar, eu jogo na carteira da mãe, do filho, do irmão…. e por aí vai.
#brasileironato

Meganha 7 de junho de 2017, 00:12h - 00:12

Para antas hipócritas tupiniquins a solução é rebocar o veículo do safado. A NASA precisa estudar o pobre.

Brasileiro Nato 7 de junho de 2017, 10:16h - 10:16

Se rebocar eu pago tbm.

Meganha 7 de junho de 2017, 12:22h - 12:22

Alegria de burro é o peso da cangalha no lombo.

Error 404 7 de junho de 2017, 12:43h - 12:43

E vai ficar sem carro até pagar…

capivara 7 de junho de 2017, 18:54h - 18:54

entao vai pagando e ficar sem cnh

Romano 7 de junho de 2017, 20:04h - 20:04

Exemplo de analfabeto funcional: indivíduo incapaz de compreender textos simples, figuras e símbolos, tais como: faixas e sinalizações de trânsito.

Roberto 6 de junho de 2017, 22:20h - 22:20

O DNIT deveria remover a BR 393 de dentro de Volta Redonda, concluindo a lendária obra da Rod. do Contorno, isso sim. Onde estão os deputados da região sul fluminense que não cobram isso?

Binho 6 de junho de 2017, 21:55h - 21:55

Brasileiro tem uma dificuldade em seguir as leis,sempre com desculpas para infringir as leis.

Error 404 7 de junho de 2017, 12:44h - 12:44

Pois é, né Binho? Em vez de pagar estacionamento, ir a pé ou usar transporte coletivo…

PLeno 6 de junho de 2017, 21:43h - 21:43

Diário vamos fazer uma reportagem sobre os estacionamento na rua 41c em frente as creches…. E carro dos dois lados da rua em fila tripla, colocando em risco a vida dos pedestres que ficam ali correndo um risco de um acidente… Risco as crianças e mães e pais Tbm… Pq a pmvr não muda o lado do estacionamento fazendo um embarque e desembarque do lado direito e fiscaliza…. Isso ajudaria o trânsito e protegeria os pedestre daquele trecho…

MARILENE MARINATTO MONTEIRO ALVES 6 de junho de 2017, 21:28h - 21:28

Onde começa e onde termina a BR-393? Neste trajeto passa por outras cidades? Quais são as medidas utilizadas nestas cidades?

Justiceiro 6 de junho de 2017, 23:40h - 23:40

A BR 393 passa por várias cidades,porém nas cidades que cortam o estado do RJ,ela só passa por centro comercial em VR e Sapucaia,o trecho da rodovia que corta o centro de Sapucaia,o povo estaciona onde bem entender,param seus automotores pra conversar e vc fica atrás esperando,quero ver aplicar multa lá,em Sapucaia,agora no trecho da 393 no Espirito Santo não sei,antes que venha alguém me dizer que a 393 termina em Além Paraíba,já vou avisando,o que termina é a Lucio Meira,a 393 segue com outro nome Espirito Santo a dentro.

capivara 7 de junho de 2017, 00:08h - 00:08

começa em bm…termina em tres rios

Manoel, o pintor 7 de junho de 2017, 07:30h - 07:30

Não é mais facil vc seguir a sinalização?

Woultin Rabar 7 de junho de 2017, 07:49h - 07:49

A BR-393, a antiga Rio-Bahia, é uma Rodovia Federal diagonal do Brasil. Seu ponto inicial fica na cidade fluminense de Barra Mansa, e o final, em Muqui (ES). O trecho entre Além Paraíba e Volta Redonda foi concedida a Rodovia do Aço (Grupo Acciona). A rodovia faz parte do trajeto rodoviário que liga São Paulo (SP) a Vitória (ES).

الفتح - الوغد 7 de junho de 2017, 14:18h - 14:18

De cidade ela só corta VR. O resto é roça…

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