México apresenta nota aos EUA repudiando declaração de Trump

by Diário do Vale

 

México envia nota aos EUA em protesto contra declaração de Trump. (crédito AB)

México – O governo do México apresentou nota diplomática de protesto aos Estados Unidos (EUA) pelas declarações “absolutamente inaceitáveis” do presidente Donald Trump sobre os imigrantes ilegais, informou a Secretaria de Relações Exteriores (SRE). Trump os chamou de “animais” e afirmou que o México “não faz nada” para ajudar os Estados Unidos com o fluxo irregular na fronteira.

A nota diplomática, anunciada anteriormente pelo ministro das Relações Exteriores mexicano, Luis Videgaray, foi entregue pela embaixada do país em Washington ao Departamento de Estado norte-americano, disse a SRE em comunicado.

A chancelaria afirmou que as declarações de Trump “são absolutamente inaceitáveis”, pois geram um clima adverso para os mexicanos no país, independentemente de seu status imigratório. As afirmações do presidente Trump “são contrárias ao respeito pelos direitos humanos e violam o princípio de responsabilidade compartilhada, que deve reger a relação bilateral”, diz a nota.

O governo mexicano também ratificou o compromisso de zelar para que seus cidadãos que estão nos Estados Unidos recebam um tratamento digno e de respeito aos direitos humanos, sem importar sua situação migratória.

You may also like

2 comments

Emissário 18 de maio de 2018, 10:49h - 10:49

Exato, tomaram a declaração desastrada fora de contexto, onde ele se referia a gangue salvadorenha. De qualquer forma este Trump precisa aprender a falar como Chefe de Estado, Presidente dos EUA não é cargo para aprendiz.

Paulo Elias 18 de maio de 2018, 09:26h - 09:26

Tiraram a declaração dele de contexto, ele se referia especificamente a uma gangue que cometeu crimes bárbaros.

Não entendo o porque de tanta ira quando Trump se refere a esse tema. Primeiro que como o próprio nome diz, imigração ILEGAL! O cara entra pela fronteira burlando todo o tipo de lei e ainda quer ser levado a sério? Muitos atravessam drogas e levam armamento dos EUA para o México. Uma pesquisa revelou que cerca de 80% das mulheres que atravessam com coyotes são abusadas. E sem falar da grana que esse negócio de coyotes e das drogas movimentam para os cartéis mexicanos, grana essa que patrocina todo tipo de barbárie pelos cartéis e são usados para comprar políticos e a polícia. Ser contra as políticas de imigração de Trump automaticamente o torna a favor de tudo isso que falei acima.

O buraco é muito mais embaixo, uma pena que o mimimi acaba sobrepondo a racionalidade.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996