Michel Temer critica falta de democracia na Venezuela

by Diário do Vale
Temer afirma que não há espaço para caminhos não democráticos no continente

Temer afirma que não há espaço para caminhos não democráticos no continente

Brasília – O presidente Michel Temer afirmou neste domingo (6) que “não há mais espaço para alternativas não democráticas na América do Sul”. Em referência à decisão de suspender a participação da Venezuela no Mercosul, Temer disse que espera que o país vizinho reencontre o caminho da democracia e possa voltar para o bloco.

“Esperamos que a Venezuela encontre o caminho para a recomposição da ordem democrática, no respeito à diversidade de visões e posições. Queremos uma Venezuela que, de volta à democracia, possa voltar também ao Mercosul, onde será recebida de braços abertos”, declarou Temer em vídeo divulgado hoje (6) nas redes sócias da Presidência.

Temer ressaltou que a situação da Venezuela “vem se deteriorando ao longo do tempo” e que a decisão do governo venezuelano de anular os poderes do Parlamento e convocar uma nova Assembleia Constituinte “causam crescente preocupação”.

O presidente destacou que Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai ofereceram oportunidade de diálogo, mas que, com a recusa da Venezuela, o bloco decidiu suspender a adesão do vizinho.

“Diante desse quadro, os governos dos países fundadores do Mercosul ofereceram oportunidade de diálogo no marco da nossa causa democrática, o protocolo de Ushuaia. O governo venezuelano, no entanto, recusou esse diálogo. A medida que se impunha era a da suspensão da Venezuela. O protocolo de Ushuaia, que exige a democracia nos países contratantes, é claríssimo, a plena vigência das instituições democráticas é condição essencial para o processo de integração no Mercosul”, afirmou.

Temer afirmou ainda que o Brasil, que atualmente preside o Mercosul, apoia o povo venezuelano e continuará atento aos desdobramentos da crise no país.

You may also like

26 comments

geninha 10 de agosto de 2017, 11:42h - 11:42

Cada comentário mais hilário q o outro, depois q aprenderam copiar e colar os discursos ficaram mais fáceis. Dissertam com tal propriedade que às vzs impressiona, discursos ensandecidos, muitas das vezes inconsistentes, c pessoas q parecem aquelas estações de rádio antiga, q não passavam de meras repetidoras. Não defendendo país A ou B, só para se ter uma ideia, isso serve p os donos da “verdade absoluta”, os países da América Central e Caribe, não são nenhum exemplo a ser seguido em matéria de desenvolvimento humano e, quiçá, democracia, os países da África muito menos, só q esses países não incomodam ao grande establishment estrangeiro, as reservas estratégicas já estão dominadas, os governos já estão nas suas mãos, e o principal, muitos não tem o ouro negro, o principal elemento p deflagração de conflitos.
Então deixem de lado esses discursinhos raivosos, os quais bradam pela tal democracia, mas são os primeiros a não respeitarem a opinião alheia como fossem, como falei anteriormente, donos da verdade absoluta.
Em política estratégica, você é bom ou mal depende do lado q vc esteja.

guto 8 de agosto de 2017, 10:44h - 10:44

Em meio ao agravamento no país governado pelo amigo de Lula, Temer tem que intervir para mostrar o perigo que o país chamado Brasil está correndo se aceitar a esquerda no poder novamente!!! Em 2013 Lula gravou um vídeo em apoio à candidatura de Nicolás Maduro para presidência da Venezuela! A Venezuela já era um dos países mais violentos do mundo, em Caracas a capital com maior número de mortos com 100000 habitantes… para você ter uma idéia em São Paulo, que a gente vê nos programas da tv todo dia, são Paulo tem média de 9 homicídios por 100000 habitantes, em Caracas na Venezuela é 140 homicídios por 100000 habitantes, ou seja, quinze vezes mais… No Brasil, que é um dos países que mais se mata no mundo, a média é 26 homicídios por 100000 habitantes, Caracas tem 140 homicídios… No estado que mais se mata no Brasil que é Alagoas são 60 mortes por 100000 habitantes enquanto Caracas tem 140 homicídios….
Quando o Lula grava esse vídeo de apoio à Maduro, Caracas já era a capital da violência, com a economia nos frangalhos dependente do petróleo, cujos preços haviam despencado… Os grupos de autodefesa criado por Chaves fizeram da população civil uma das mais armadas do planeta, enquanto os que defendem o desarmamento no Brasil se alinham com o armamento na Venezuela…
A inflação na Venezuela já está acima dos 500% ao ano, nós com 10% da Dilma já vimos o inferno bem perto, lá está em 500%… Desde a morte de Chaves houve encolhimento do PIB de 17% e como Maduro resolveu botar ordem na casa, fazendo o que faz a esquerda ordinária controlando o preço, centralizando o câmbio, estatizando a distribuição de alimento, tornando ainda mais restritivas as leis trabalhistas, expropriando as empresas privadas, ele simplesmente aumentou o caos!!!
Mas em 2013 Lula não tinha dúvidas quanto a Maduro, Lula disse: “… nos 8 anos em que fui presidente do Brasil, tive oportunidade de conviver com Nicolás Maduro, ministro de Chaves, Maduro se destacou brilhantemente para projetar a Venezuela no mundo e na construção de uma América Latina mais democrática e solidária!”…. Essa Venezuela mais democrática e solidária trata a bala quem protesta e encarcera os líderes da oposição, Lula no entanto era só certeza sobre as belezas do regime, referindo-se à Maduro e Chaves, Lula dizia que ” os dois compartilhavam as mesmas idéias sobre o destino do nosso continente e os grandes problemas mundiais”… Pois bem o país é hoje uma ditadura militar, com um fantoche civil, dominada pelo narcotráfico, é o único país da América Latina que merece hoje a alcunha de Narcoestado, atenção a Colômbia chegou perto disso na década de 80, com Pablo Escobar… Hoje a Venezuela é narcoestado e a cúpula militar está envolvida com o tráfico internacional de drogas….

coerente 9 de agosto de 2017, 07:27h - 07:27

Guto, esse espaço é para comentários e não para cartas. Texto maior do que a matéria. Seja racional.

guto 9 de agosto de 2017, 08:50h - 08:50

coerente, eu estou como a Regina Duarte morrendo de medo que esse pessoal da esquerda volte ao poder e transforme o Brasil numa enorme Venezuela!!!

VAI VENDO 9 de agosto de 2017, 13:31h - 13:31

Guto eu consegui ler tudo em dois dias.kkkk Vc poderia partir o seu texto em 5.

Só para lembrar que os petistas não vão ler por dois motivos.Um que não tem título e dois petistas não sabem ler; eles só houvem o que o LULA fala a eles para sair repetindo.

Se ele aparecer e a matéria for que ele está a caminho da prisão algemado, os petistas pensarão que o LULA está bem pq a mídia está mostrando.

Por isso que este jornal ou outro mostrar a cara dele, não receberá a minha audiência e nem os cliques por dias.

VAI VENDO 9 de agosto de 2017, 13:48h - 13:48

Só para lembrar : quem dá audiência ao LULA são os que o detestam. Como petistas não sabem ler, eles nem vem aqui.

Robson 7 de agosto de 2017, 22:08h - 22:08

Enquanto este lixo fala em democracia do país vizinho, o povo brasileiro tem que engolir votos que comprou para se safar na investigação!
Não tem moral para falar de ninguém!

Paulão 7 de agosto de 2017, 20:03h - 20:03

Até agora estou procurando nos meus comentários alguma coisa a favor dos petistas e do Maduro. Esse velho conhecido Carlos Augusto e a sempre usada tática do “é atacando que se defende” (o Temer dessa vez). E antes que eu esqueça: Fora Temer e é bom parar de falar do país dos outros com intenção de camuflar os problemas do Brasil, que você não consegue nem aliviar, depois de tanta promessa de que as soluções seriam automática após o impeachment.

Sebastião Mesmo 7 de agosto de 2017, 17:58h - 17:58

Vergonha:

Flagrado no episódio da mala, gravado, delatado, o diabo. Este lixo ainda fala em democracia?

O povo brasileiro é um dos mais oprimidos da Terra e, provavelmente, o mais resignado.

A despeito da inquisição de Curitiba, Lula continua a crescer, se deixarem, ganha NO VOTO. Isso sim é democracia.

Trata-se do único líder popular, mas é na figura carismática que a maioria pretende votar. Lula não é o PT.

Tenho dito !

Paulo Elias 7 de agosto de 2017, 16:24h - 16:24

O problema disso tudo é ver PT, PCdoB e PSOL declararem apoio público e irrestrito ao Maduro. Se vocês não entendem a gravidade disso, então peço que estudem um pouco mais de política e história. Essa é a mentalidade desse pessoal.

O regime de Maduro já conseguiu matar e prender mais do que o regime militar que tivemos aqui por 21 anos.

A Venezuela foi o país mais rico da América latina até a década de 90. Possui as maiores reservas de petróleo do mundo. Era para ser hoje um país similar a Dubai…

Enquanto isso a cúpula do poder (como em todo país socialista) desfruta de todos os luxos possíveis, com o vice presidente já foi apreendido nos EUA meio bilhão de dólares! Isso é o que ainda sabemos…

??????????? 7 de agosto de 2017, 09:24h - 09:24

Tem que rir pra não chorar o homem comprando deputados e senadores a peso de ouro, para se manter no poder. Isso sem contar que justiça no Brasil nem pensar, nosso país não serve de exemplo e não tem a mínima condições de criticar governo de qualquer país por pior que ele seja. Roubalheira e corrupção por parte de políticos estamos entre os piores do mundo.

VOTONULO 7 de agosto de 2017, 07:00h - 07:00

É GOLPISTA… O PROBLEMA É A VENEZUELA!!!!!!!!!!

guto 7 de agosto de 2017, 11:09h - 11:09

Já se ouvem os tambores da guerra civil na Venezuela, pois Maduro não acata a constituição, Maduro é golpista, pois ele usa força letal, mais de 110 pessoas já morreram, mas a oposição ainda não usa a força letal, contudo a tensão é tão grande e a desordem já é tão grande que podemos pensar numa guerra civil de baixa intensidade, QUE EXIGE DO BRASIL UMA RESPOSTA À ALTURA!

Nojo de político 7 de agosto de 2017, 01:39h - 01:39

Enquanto o povo ficar com a boca aberta esse fdp vai fazer oq quiser do Brasil…

AJS 7 de agosto de 2017, 01:37h - 01:37

Essa desgraça desse Temer,esse câncer…

VAI VENDO 7 de agosto de 2017, 00:09h - 00:09

Depois do poder econômico forçar a baixa da inflação e da taxa de juros (sacrificaram seus lucros) para convencer os eleitores bobões de que a economia está bem para justificar a permanência do Temer no posto. (Se ele NÃO DISPUTAR a próxima eleição eu troco de nome)

Agora vai chover frases de efeito para mostrar o bom moço.
Vejam só: um criminoso confesso e demonstrado por comprar apoio contra as denuncias dele, vem agora falar em democracia?

Só eleitor bobão é que vai acreditar. Só os eleitores do PMDB

guto 6 de agosto de 2017, 21:05h - 21:05

Eu vi imagens chocantes: três milicianos armados da Venezuela enfrentando numa praça jovens desarmados, que estavam falando e vieram dois homens grandes truculentos e eram duas jovens e um jovem de bonê, e eles chegam e começam a fazer admoestação que jovem não podia se manifestar e teria que ir para casa, e o homem saca de uma arma e atira a esmo e derruba o jovem assassinado! Essa cena é verdadeira, e tem gente que quer calar o presidente Temer de tentar evitar o banho de sangue do ditador Maduro, desde o início do ano ele já matou mais de 110 inocentes… O líder da oposição que fugiu para os EUA, o prefeito opositor Gustavo Marcano, que conseguiu fugir, pois seria preso, disse que a situação dos prefeitos de oposição é uma perseguição por parte de Maduro, mais de 25 desses prefeitos foram presos e respondem somente à ditadura que impera na Venezuela. Com a escalada da perseguição, muita gente está fugindo da Venezuela…
É a ditadura militar, logo Paulão você está errado quando diz que temer “Fala dos outros para esconder os verdadeiros problemas do Brasil.” O Temer fala da Venezuela e mostra que Maduro até tortura políticos opositores, os 440 presos políticos estão sendo tratados de forma macabra. Lá não se pode nem falar contra Maduro e é preso, mas você Paulão está falando mal à vontade do Temer à mais de 10 meses aqui nesse espaço, se fosse na Venezuela, você Paulão já estaria preso!!!
O que eu temo é que a oposição ao Temer volte ao poder, pois o discurso da esquerda aqui no Brasil está dando apoio total ao governo Maduro, mesmo tendo uma guerra civil naquele país no qual as pessoas passam fome!

Paulão 7 de agosto de 2017, 08:34h - 08:34

Então só porque a insignificante Venezuela está pior nós brasileiros temos que aceitar tudo que o desgoverno Temer fez e está fazendo? É o velho tema “rouba mas faz” (a favor dos grandes empresários, claro). Só porque o PT roubou muito, não tem problema a dupla PMDB / PSDB roubar um pouquinho menos? Pergunta a um dono de mercado se ele vai deixar de chamar a polícia se um ladrão roubar só latas de sardinha porque outro já tinha roubado as de atum.

guto 7 de agosto de 2017, 10:59h - 10:59

Mas Paulão você critica Temer por ele falar mal da Venezuela, para vocês petistas Maduro pode fazer qualquer coisa: matar as pessoas de fome, pela bala e pelas doenças não tratadas! É impressionante que o PT e o PCdoB continuem apoiando Maduro que mata pessoas…. Só por que você Paulão chama a Venezuela de insignificante, você acha que os opositores à Maduro(apoiado por seu deus) podem continuar a ser presos indiscriminadamente como na época da ditatura militar brasileira?
Você Paulão não dá nenhum valor para a vida humana de um venezuelano? Acha que uma vida humana venezuelana vale menos que uma vida humana brasileira? É esse seu pensamento?!

coerente 9 de agosto de 2017, 07:30h - 07:30

De novo esse guto… Aff !!

xisto 10 de agosto de 2017, 17:54h - 17:54

Esse cara só fala em Venezuela, da um time cara e não se esqueça Venezuela é uma coisa Brasil é outra. Esta defendendo essa roubalheira só por medo do país vizinho, vai procurar o que fazer, enquanto vc fala de Venezuela o ferro esta rasgando o forever do brasileiro.

Revoltado 6 de agosto de 2017, 21:03h - 21:03

Filho da p….

Paulão 6 de agosto de 2017, 15:34h - 15:34

Esse cara é um grande piadista. Fala dos outros para esconder os verdadeiros problemas do Brasil. Está jogando para a platéia dele, os empresários da Av. Paulista e seus seguidores que querem reformas, não importa se comandada por uma quadrilha cheia de acusações. Para esse cidadão democracia deve ser igual a comprar votos de deputados e não ter nem o trabalho de se declarar inocente diante da Justiça.

VAI VENDO 7 de agosto de 2017, 00:12h - 00:12

Pois é! Ele comprando apoio contra as denuncias ficou comprovado a sua culpa.

Sandra1 7 de agosto de 2017, 09:58h - 09:58

Paulão, infelizmente muita gente, não sei por que motivo se recusam a enxergar isso, um golpista tão medíocre debochando com o maior sadismo possível do povo, prova disso é só ver os que estão ao lado dele lhe dando apoio e o porque estão o defendendo com tanta garra (sendo comprados), meu medo é que quando essas pessoas acordarem não dê tempo mais. Todo dinheiro que deveria ir pra educação, saúde, um aumento digno pros aposentados, ele esta distribuindo como se fosse dele e rindo, gargalhando sem o menor pudor de todos os brasileiros inclusive desses que ingênuos que são usados por igrejas, sinceramente eu já perdi minha esperança.

guto 7 de agosto de 2017, 11:18h - 11:18

Temer não é piadista, pois piadista eram Lula-Dilma que diziam que a Venezuela de Maduro estava “cheia de democracia”.. O Brasil perdeu timing para mediação, foi um erro estratégico grande, pois desde 2002 quando houve aquela tentativa de golpe e o Brasil interviu bem, na era Lula-Dilma houve total omissão por parte do governo brasileiro. Temer não é piadista, ele quer retomar a mediação do Brasil, pois se nem o Papa conseguiu diminuir a violência na Venezuela, o mínimo que Temer tinha que fazer seria esse discurso e tirar a ditatura bolivariana do Mercosul, mas eu não vou esperar que você Paulão, nem você Sandra1 concordem comigo, como vocês são petistas vão continuar apoiando a ditatura sanguinária de Maduro!!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996