>
sábado, 28 de maio de 2022 - 13:33 h

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Ministério da Saúde confirma segundo caso de coronavírus no Brasil

Ministério da Saúde confirma segundo caso de coronavírus no Brasil

Matéria publicada em 29 de fevereiro de 2020, 18:16 horas

 


Passageiros e funcionários circulam vestindo máscaras contra o novo coronavírus (Covid-19) no Aeroporto Internacional Tom Jobim- Rio Galeão. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

São Paulo – O Ministério da Saúde (MS) informou há pouco que foi confirmado o segundo caso do novo coronavírus no país. Pelo Twitter, a pasta disse hoje que o paciente infectado também é de São Paulo e esteve na Itália, ou seja, é um caso importado. De acordo com a pasta, não há evidencias de circulação do vírus em território nacional. Até o momento, o Ministério da Saúde (MS) informa que 182 casos suspeitos de coronavírus são monitorados no Brasil.

Mais cedo, o ministério informou também hoje que vai alterar o fluxo de notificação dos casos suspeitos do novo coronavírus a partir da próxima segunda-feira (2). Com a mudança, a pasta vai deixar de centralizar as informações e passar a considerar integralmente os dados repassados pelos gestores locais. Antes, cada notificação era reanalisada pela equipe da pasta. “A ação de descentralização da consolidação dos casos busca dar agilidade de resposta à doença”, disse o MS.

Segundo o ministério, o novo fluxo foi acordado com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). A pasta informou ainda que as equipes dos ministérios vem treinando os estados, ao longo das últimas semanas, para consolidar os dados sobre notificação de casos suspeitos.

“A partir de agora as secretarias estaduais ficarão responsáveis por fazer a análise dos seus casos. Depois enviarão os dados mais refinados para o Ministério da Saúde”, explicou o secretário-executivo do ministério, João Gabbardo.

Procedimento similar já foi adotado em relação aos laboratórios para realizarem os exames para coronavírus. Inicialmente, o diagnóstico era realizado apenas pela Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Atualmente, também são considerados laboratórios de referência nacional: Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Goiás, em Goiânia. Esses laboratórios já capacitados irão ajudar no esforço nacional de ampliação da capacidade laboratorial dos demais Lacens nos estados.

*Informações da Agência Brasil


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

9 comentários

  1. Cabe ressaltar que a pessoa aí na imagem tá demonstrando a forma incorreta de fazer uso da máscara o que é uma vergonha, pois é dinheiro jogado fora!

    • Pois é! Eles não cumprem e depois o povo joga a culpa no Ministério da Saúde. Povo que não enxerga as falhas iguais os “sócios do clube” do VOLTAÇO que não enxergaram as falhas do time antes de perderem o campeonato da Taça Guanabara. Mas eles eu os desculpo por estarem inebriados pelo OBA OBA do técnico.

  2. Até o fim do carnaval não tínhamos nenhum caso. Em apenas 4 dias depois já temos 182 casos suspeitos. Legal né?

    E o danado do brasileiro só vai para o hospital depois de infectar um monte de gente. Depois que não aguenta mais sofrer.

    Hoje fui a um aniversário. Perguntei a vários amigos se eles têm lido o DV. Não foi surpresa a resposta negativa. E como eles estavam cientes do coronavírus? Pelo WhatsApp. Tbm não foi novidade receberem informações através dos amigos que talvez não leram o DV. Os cegos aceitando informações de outros cegos. KKK kkk

  3. Mais uma vez que eu falo. Todos os dias entram no país pessoas sem nenhum tipode controle. Esse é o país que não se importa com seus habitantes. Viva o nosso ministério da saúde.

    • O MS já colocou determinações. O problema é que não cumprem. Talvez nas portarias estão cheias de esquerdistas.

    • Repare a observação muito bem colocada pelo comentarista acima “na lata”.

    • Olha que bacana o vai vendo é contra esquerdistas

      Que coisa ótima

      Podia ir defender ser contra a vacina lá em Xangai ! E aí valentão vai encarar ! Aproveita e faz uma palestra sobre terraplanismo pra nós !!

  4. Vergonha,,, economia agora para e ganância acaba .. Jesus é o poder sobre esse mundo globalizado .

Untitled Document
close