sábado, 15 de maio de 2021 - 20:01 h

TEMPO REAL

 

Capa / Olimpíadas 2016 / Ministro diz que grupo preso era amador e fez juramento ao Estado Islâmico

Ministro diz que grupo preso era amador e fez juramento ao Estado Islâmico

Matéria publicada em 21 de julho de 2016, 14:39 horas

 


1032108-21072016-vac_7608_1

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, explica a operação da Polícia Federal que prendeu um grupo suspeito de planejar atos terroristas a 15 dias da Rio 2016
(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Brasília– O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse nesta quinta (21) que parte dos dez brasileiros presos nesta quinta-feira, após trocarem mensagens preparatórias sobre a realização de atentado terrorista no Brasil, fizeram, via internet, um juramento de lealdade ao Estado Islâmico (EI). As informações são da Agência Brasil.

Conforme o ministro, trata-se de um grupo amador que, no entanto, não pode ser ignorado pelas forças de segurança pública. “Era uma célula amadora, sem nenhum preparo planejado. Uma célula organizada não tentaria comprar uma arma pela internet. É uma célula desorganizada”, acrescentou.

Moraes informou que, além do juramento pela internet, conhecido como “batismo”, não houve contato direito dos brasileiros com o Estado Islâmico por email ou pessoalmente. Também não há indícios de que eles recebiam financiamento do Estado Islâmico. Os homens foram presos em dez diferentes estados, durante a Operação Hashtag, da Polícia Federal (PF).

O ministro explicou que o grupo de  brasileiros considerava inicialmente que o Brasil seria um espaço neutro em relação a rota de ataques do Estado Islâmico, mas passou a entender que, com a proximidade dos Jogos Olímpicos, entraria na rota de atuação do grupo, já que vai receber grande quantidade de turistas e atletas estrangeiros.

“Houve contato com o Estado Islâmico via internet, além de atos preparatórios. Esse grupo deixou de entender que o Brasil seria um estado neutro e, com as Olimpíadas, poderia se tornar um alvo”, esclareceu o ministro da Justiça.

A Polícia Federal monitorou mensagens trocadas pelo grupo em redes sociais como Telegram e WhathsApp e descobriu ações preparatórias como planejamento para início de treinamento de artes marciais e o contato feito com um site de armas clandestinas no Paraguai para a compra de um fuzil.

De acordo com Alexandre de Moraes, não há confirmação de que a compra tenha sido concretizada. As mensagens foram monitoradas com autorização judicial pela Divisão Antiterrorismo da PF. Moraes destacou que essa é a primeira prisão com base na lei antiterrorismo.

Investigações

“Não vamos esperar um milímetro de qualquer ato preparatório, por mais insignificante que possa ser. Qualquer ato terá uma reação rápida, dura e certeira do Poder Público”, completou Moraes. O ministro disse ainda que é “mínima a probabilidade de que haja algum ato terrorista no Brasil durante a Olimpíada”.

Os homens foram presos nos estados do Amazonas, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

As investigações tiveram início em abril e a operação cumpre dez mandados de prisão temporárias, duas conduções coercitivas e 19 buscas e apreensões. De acordo com a Polícia Federal, os envolvidos participavam de um grupo virtual denominado Defensores de Sharia.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

10 comentários

  1. Avatar

    ALLAHU AKBAAAAR!!…

  2. Avatar

    O PROBLEMA DO BRASIL NÃO É O ESTADO ISLÂMICO E SIM UM ESTADO FALIDO. AONDE UM GOVERNO OPORTUNISTA PRA SE MOSTRAR ATIVO ARRANJOU DEZ IMBECIS POSTULANTES A TERRORISTAS, E FEZ MARKET DE CAÇA A TERRORISTA ÀS VESPERAS DOS JOGOS OLÍMPICOS PRA DIZER QUE O BRASIL PUNI E ESTA EM ALERTA AO TERROR, ISSO É PARA APARECER PRA MÍDIA INTERNACIONAL, QUER CAÇAR TERRORISTAS USEM ESSA TAL INTELIGENCIA CONTRA OS TRAFICANTES, PRENDERAM DEZ IMBECIS QUE QUERIAM UMA AK 47 E FAZER CURSO DE ARTES MARCIAIS. POR QUE NINGUEM USA INTELIGENCIA PRA TIRAR AS PONTO 50 E COMPANIA DAS MÃOS DOS TRAFICANTES, DO RIO QUEREM COMBATER TERRORISTAS COMBATEM ENTÃO O TRAFICO DE DROGAS POIS ELES SIM CAUSAM TERROR NOS BRASILEIROS E NÃO SUPOSTOS MEMBROS DE ESTADO ISLÂMICO. DIZEM USAR INTELIGENCIA MAIS NA VERDADE POVO DO BRASIL ABREM OS OLHOS ISSO SIGNIFICA UMA GRAVE VIOLAÇÃO A LIBERDADE CIVIL INDIVIDUAL LEVANDO A CRER QUE RASTREIAM E OLHAM TUDO QUE ESTA SENDO FALADO NAS MÍDIAS SOCIAIS ESTÃO CRIANDO UM OUTRO ESTADO QUE NEM É ISLAMICO E SIM ESTADO DE VIGILÂNCIA, POR QUE NÃO MONITORAM OS CORRUPTOS??? OS TRAFICANTES??? CUIDADO GENTE COM O RASTREAMENTO GLOBAL. FERINDO GRAVEMENTE A LIBERDADE INDIVIDUAL POR CAUSA DE PARANOIA DE TERRORISMO QUE NEM ESTA EM PAUTA EM NOSSA MEDÍOCRE SOCIEDADE QUE VERGONHA BRASIL.

    • Avatar

      PERFEITO. NOTA DEZ P O SEU COMENTÁRIO. DIZEM Q NÃO CONSEGUEM BLOQUEAR NEM RASTREAR CELULAR NAS CADEIAS, MAS CONSEGUEM RASTREAR AS MÍDIAS SOCIAIS, INTERESSANTE !!!!!!!!

  3. Avatar

    Jecas do Buraco do Aço não conseguem nem soletrar “WhatsApp” corretamente e já se acham especialistas em cyber-terrorismo…

  4. Avatar

    Um bando de caipiras discutindo ações de Inteligência…. rsss. Por isso adoro o Diário do Vale. Informação e diversão.

    • Avatar

      E o que a senhora entende de inteligência a nos acrescentar? O questionamento sobre o “grampo” no WhatsApp é pertinente.

  5. Avatar

    O ministro anunciou a poucos dias que o risco de terror nas olimpíadas era zero e agora aparecem esses doidões ai querendo fazer merda, vão vendo. Ainda bem que não irei neste troço e muito menos assistir. Pra quem vai assistir e também marcar presença em alguma modalidade esportiva boa sorte.

  6. Avatar

    Já pensou se o EI faz uma visita em Brasília???
    Axo q os brasileiros deixariam de odia-los..

  7. Avatar

    PRIMEIRO BLOQUEIAM O WATHSAPP NO MEIO DA SEMANA ALEGANDO QUE NAO CONDIZ COM A LEI DO BRASIL, POIS O MESMO NAO TEM COMO “GRAMPEAR MSGS” AJUDANDO OS CRIMINOSOS, AGORA VEM COM ESSA HISTORIA MAL CONTADA QUE PRENDERAM 10 PESSOAS POR TROCA DE MENSAGENS NO MESMO MEIO DE COMUNICAÇÃO , AWHEUIHWUIEHAWUI !

  8. Avatar

    ME EXPLICA COMO CONSEGUIRAM MONITORAR MSG DO WATHS E TELEGRAM ?

    SÃO CRIPTOGRAFADAS E DO TELEGRAM SE AUTO DESTROEM ?

Untitled Document