Moradores buscam por vacinação contra o sarampo no ‘Dia D’ em Volta Redonda

by Diário do Vale

A procura pela vacina pode ser maior após confirmação da primeira morte por sarampo no estado em 20 anos
(Foto: Miguel da Silveira)

Volta Redonda – O Dia D de vacinação contra o sarampo ocorre a todo vapor em municípios de todo o país, e em Volta Redonda não seria diferente. Moradores estão indo até as UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) buscando a imunização contra a doença. A UBSF Sebastião da Silveira Guimarães, do bairro Jardim Paraíba, já imunizou mais de 30 pessoas nesta manhã.

A unidade, que possui 60 doses para imunização, está recebendo moradores de outros bairros como Vila Santa Cecília e Morada da Colina, por isso, a procura pela vacina pode ser maior pela quantidade de doses presentes.

De acordo com a coordenadora da unidade e enfermeira, Suellen Catiana da Fonseca Souza Vieira, a procura neste ano está maior do que o ano passado.

– Vamos ficar imunizando até 17h de hoje e já percebemos maiores buscas pela vacina. Apesar do Dia D fazer parte do calendário da criança, os adultos também estão procurando. Essa vacina não protege apenas contra o sarampo, mas também contra a caxumba e a rubéola – explicou a coordenadora.

Suellen também acrescentou que pessoas alérgicas a ovo (gema ou clara) não poderão se vacinar nas unidades de saúde.

– Como a vacina possui derivados do ovo, quem é intolerante a ele precisa buscar a Secretaria Municipal de Saúde para marcar a imunização em um dos hospitais da cidade – destacou a coordenadora e enfermeira.

Interessados em se vacinar devem levar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS para se informar se já receberam a dose contra o sarampo. A campanha deste sábado tem o objetivo de intensificar a vacinação para quem nunca se imunizou contra o sarampo; o público-alvo é entre seis meses a 59 anos de idade.

Rafaela de Carvalho Pereira, moradora do bairro Morada da Colina, era uma das pessoas que procurou a unidade sem saber desta informação.

– Trouxe meu filho, de 10 anos, para nos vacinarmos e fomos informados que ele não precisaria se vacinar hoje por já ter sido imunizado antes. Eu me vacinei há alguns anos, não me lembro quando, e por isso vou tomar a vacina hoje – comentou Rafaela.

Ainda segundo a coordenação da unidade, profissionais de saúde e pessoas abaixo dos 29 anos devem receber duas doses, e pessoas entre 30 e 59 anos receberão uma dose.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996