segunda-feira, 19 de outubro de 2020 - 12:24 h

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Moradores de Barra Mansa estão sendo acompanhados por equipes de Vigilância em Saúde

Moradores de Barra Mansa estão sendo acompanhados por equipes de Vigilância em Saúde

Matéria publicada em 12 de agosto de 2020, 14:47 horas

 


Serviço é direcionado a pacientes contaminados pelo coronavírus e seus familiares
(foto: Paulo Dimas)

Barra Mansa – Equipes de atendimento domiciliar de enfrentamento a Covid-19 têm proporcionado aos pacientes e suas famílias cuidados e orientações quanto à doença caso a caso. De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Juliana Machado, as visitas das equipes estão sendo adotadas desde abril deste ano.

– As visitações das equipes de saúde adotadas desde abril deste ano para acompanhamento e orientações aos familiares de pacientes acometidos pelo coronavírus vem surtido um resultado expressivo no controle dos casos. Elas são importantes aliadas no que se refere as particularidades de cada indivíduo sobre o entendimento da pandemia. Há cerca de um mês, a Secretaria de Saúde contratou novos profissionais para compor o grupo e com isso, conseguimos intensificar a realização dos testes rápidos para detectar o vírus, os atendimentos telefônicos para esclarecimento de dúvidas e de orientações as medidas de proteção, como o uso de máscara de proteção facial, higienização sistemática das mãos e o distanciamento social – destacou.

Segundo a Secretaria de Saúde de Barra Mansa, no período de abril até os dias atuais pelo menos sei mil pessoas, entre pacientes positivos e seus familiares, receberam o acompanhamento dos profissionais. Destes, dois mil realizaram os testes rápidos em sua própria residência.

Ainda com referência aos testes rápidos, as equipes efetuaram o procedimento em 6,6 mil profissionais, entre eles taxistas, motoristas de aplicativos, motoboys, segurança pública, lideranças religiosas e cidadãos em asilos de longa permanência e abrigos. Esse quantitativo inclui também 1,6 mil profissionais da saúde pública do município. Também foram feitas cerca de cinco mil orientações por telefone esclarecendo as principais dúvidas sobre a Covid-19.

Juliana Machado comentou que são realizados em média 60 testes rápidos por dia durante os atendimentos domiciliares.

– Dessa maneira, conseguimos detectar a doença, tratar os pacientes e acompanhar os familiares seguindo os protocolos determinados pela Organização Mundial de Saúde – concluiu.

Cuidados

O trabalho realizado pelos integrantes técnicos exige o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). “As vias principais de transmissão da Covid-19 são por gotículas ou contato, por isto é de fundamental importância a adequada aplicação das precauções padrão mediante os riscos de exposição”, concluiu Juliana.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

4 comentários

  1. Avatar

    Povinho não sossega o danado em casa,
    Vivem em festas , churrascos, bares etc..
    Pra que testes ? Se eles mesmos vivem procurando sarnas pra se coçar…
    BM gentalha

  2. Avatar

    Tem vereador aqui no bairro jardim América prometendo para a população teste de covid 19. Porém para fazer o teste vai ter que votar nele na próxima eleição. Essas coisas só acontecem no Brasil. Teste de covid em troca de voto. Em época de pandemia vale tudo pata ser reeleito.

  3. Avatar

    Onde?… quando?.. quem?..
    Será que existe outra cidade com o nome de Barra mansa?!
    Aqui não vi nada disso acontecer!!!

    • Avatar

      Verdade! Realizaram testes rápidos da china com 70% falso. A higienização não acontece em nenhuma unidade de saúde. Nunca vi tanta incompetência juntas. Fora a omissão das casos de óbitos do município.

Untitled Document