segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Moro aceita denúncia da Lava Jato contra Lula, Marisa e mais seis

Moro aceita denúncia da Lava Jato contra Lula, Marisa e mais seis

Matéria publicada em 20 de setembro de 2016, 19:39 horas

 


Ex-presidente foi denunciado à Justiça Federal por corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Lula vira réu após decisão do juiz Sérgio Moro de acatar denúncia do MPF

Lula vira réu após decisão do juiz Sérgio Moro de acatar denúncia do MPF

Brasília – O juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, aceitou nesta terça-feira (20) denúncia apresentada pela força-tarefa da Operação Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a mulher dele, Marisa Letícia da Silva, e outras seis pessoas. Com a decisão, todos viram réus nas investigações.

Na denúncia, apresentada na semana passada, o procurador da República Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa, disse que Lula era o “comandante máximo do esquema de corrupção identificado na (Operação) Lava Jato”. O ex-presidente foi denunciado à Justiça Federal por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Segundo os procuradores, Lula recebeu R$ 3,7 milhões de propina de empresas envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras, por meio de vantagens indevidas, como a reforma de um apartamento triplex no Guarujá (SP),e pagamento de despesas com guarda-volumes para os objetos que Lula ganhou quando estava no cargo. As vantagens teriam sido pagas pela empreiteira OAS.

Após a divulgação da denúncia, os advogados de Lula afirmaram que as acusações fazem parte de um “deplorável espetáculo de verborragia da manifestação da força tarefa da Lava Jato”.

– O MPF elegeu Lula como maestro de uma organização criminosa, mas esqueceu do principal: a apresentação de provas dos crimes imputados. “Quem tinha poder?” Resposta: Lula. Logo, era o “comandante máximo” da “propinocracia” brasileira. Um novo país nasceu hoje sob a batuta de Deltan Dallagnol e, neste país, ser amigo e ter aliados políticos é crime”, argumentou a defesa.

Também foram denunciados pelo MPF o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, além de Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Paulo Roberto Valente Gordilho, Fábio Hori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira, todos ligadas à empreiteira.

André Vargas

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu negar mais um pedido da defesa para soltar o ex-deputado federal André Vargas, condenado em uma das ações penais da Operação Lava Jato. Vargas está preso desde abril do ano passado no Complexo Médico-Penal em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

No Supremo, os advogados alegaram que houve ilegalidades na decisão do juiz federal Sérgio Moro, que determinou a prisão e a quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-deputado paranaense. A votação foi por unanimidade. Votaram contra a concessão de liberdade o relator, Teori Zavascki, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Celso de Mello, e o presidente do colegiado, Gilmar Mendes.

Em setembro do ano passado, o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal na capital paranaense, condenou Vargas a 14 anos e quatro meses de reclusão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Em dezembro de 2014, o mandato de André Vargas foi cassado pela Câmara dos Deputados. Os parlamentares decidiram cassá-lo por envolvimento em negócios com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato por participação em um esquema de lavagem de dinheiro em obras da Petrobras.
Na mesma sessão, os ministros negaram pedidos para anular a parte da investigações da Operação Lava Jato que envolve os ex-diretores da empreiteira Queiroz Galvão Idelfonso Colares e Othon Zanoide.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

9 comentários

  1. Avatar

    TEM QUE CONFISCAR OS BENS DE LULA E DE SEU FILHO .PARA DEVOLVER O QUE E DO POVO

  2. Avatar

    Onde está meu comentário ?

  3. Avatar
    LUGAR DE BANDIDO É NA CADEIA

    VERDADEIROS BANDIDOS SÃO OS QUE TEM OPORTUNIDADE E CONDIÇÕES DE SEREM MELHORES E AGEM CONTRA A HUMANIDADE

  4. Avatar

    SINTO PENA NENHUMA
    TENHO MISERICÓRDIA PELAS MÃES QUE TIVERAM SEUS FILHOS DE ALGUMA FORMA ENVOLVIDOS COM A CRIMINALIDADE
    SE OS PROGRAMAS SOCIAIS TIVESSEM ACONTECIDO 95% DE CHANCES DE DIMINUIR A CRIMINALIDADE
    CADEIA PARA OS VERDADEIROS BANDIDOS

  5. Avatar

    AMAVA O LULA AGORA QUERO ELE NA CADEIA COMUM

  6. Avatar
    O POVO CLAMA PELA JUSTIÇA

    JUÍZES MUITO CUIDADO ESTAMOS DE OLHO
    O POVO QUER E MERECE JUSTIÇA

  7. Avatar

    Se ao menos a justiça e e a fazenda tributária operassem honestamente no Brasil, seriamos um país bem melhor!!!
    Cadeia é merecida para aqueles que promovem privatização do estado e querem escravisar nosso povo!!!

  8. Avatar
    CADEIA NELES SEM TRÉGUA OU DOMICILIAR...

    O POVO BRASILEIRO QUER JUSTIÇA, OS JOVENS ASSASSINADOS POR FALTA TOTAL DE DIGNIDADE QUEREM JUSTIÇA, SUAS MÃES TAMBÉM QUEREM JUSTIÇA. JUSTIÇA PARA TODO POVO BRASILEIRO.
    AINDA BEM QUE A ESPOSA DO LULA ESTÁ JUNTO PORQUE A PANELINHA QUE ELA MANDOU QUE NÓS …AINDA ESTÁ ENGASGADA…
    QUEREMOS JUSTIÇA, QUEREMOS JUSTIÇA. ROUBOU TEM QUE PENAR, FOI RUDE E AGRESSIVO TEM QUE PAGAR. ELE A CORJA DELE E A DOS OUTROS PATIDOS.

  9. Avatar

    A hora do Jararaca tá chegando. Cadeia nele. Depois pega o resto .

Untitled Document