Morre Bira Presidente, fundador do Fundo de Quintal e do Cacique de Ramos

Aos 88 anos, sambista lutava contra câncer de próstata e Alzheimer

by Mayra Gomes

Foto: Redes Sociais

Rio de Janeiro – Morreu, aos 88 anos, no fim da noite de sábado (14), o sambista, percussionista e compositor Ubirajara Félix do Nascimento, conhecido como Bira Nascimento. O artista faleceu no Hospital Unimed Ferj, na Barra da Tijuca, no Rio de janeiro, onde estava internado em decorrência de complicações causadas pelo câncer de próstata e pelo Alzheimer.

Fundador do Bloco Cacique de Ramos e do Grupo Fundo de Quintal, Bira teve papel fundamental na construção do samba carioca. Em nota oficial, as assessorias do Cacique de Ramos e do Fundo de Quintal destacaram a importância de sua trajetória.

“Fundador do Cacique de Ramos e um dos criadores do grupo Fundo de Quintal, Bira construiu uma trajetória marcada pela firmeza, pela ética e pela contribuição inestimável ao samba e à cultura popular brasileira.

Sua atuação no Cacique de Ramos moldou o bloco e o samba. O Doce Refúgio se tornou um espaço de referência cultural. No Fundo de Quintal, foi o ponto de partida de uma linguagem que redefiniu a roda de samba e inspirou gerações”, afirmaram em nota oficial.

Bira deixa as filhas Karla Marcelly e Christian Kelly, os netos Yan e Brian, e a bisneta Lua.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57 – Vila Mury – Volta Redonda – RJ – Cep 27281-670
Jornalismo (24) 99926-5051 | Comercial (24) 99974-0101 | Diário Delas
(24) 99208-6681
Image partner > depositphotos

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996