Morre Maria da Conceição Tavares, aos 94 anos

Economista se dedicou a lutar por uma sociedade mais justa

by adrielly ribeiro

Nacional – Faleceu neste sábado (8), a economista e professora Maria da Conceição Tavares, aos 94 anos.

Maria trabalhou na elaboração do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, foi deputada federal de 1995 a 1999. Foi militante do Partido dos Trabalhadores (PT), e teve passagens no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e na Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (Cepal).

A família da economista não divulgou a causa da morte.

Através do X (antigo Twitter), o presidente Luis Inácio Lula da Silva lamentou a morte de Maria da Conceição Tavares.

“Maria da Conceição de Almeida Tavares foi professora, deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores, economista e matemática, uma das maiores da nossa história. Nascida em Portugal, adotou o Brasil e nosso povo com o seu coração e paixão pelo debate público e pelas causas populares. Foi uma economista que nunca esqueceu a política e a defesa de um desenvolvimento econômico com justiça social. Formou gerações de economistas na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou no BNDES, em projetos importantes para a industrialização do nosso país e com a CEPAL em defesa do desenvolvimento da América Latina. Escreveu centenas de artigos e muitos livros. Até hoje suas aulas são consultadas pelos jovens em vídeos na internet, pela sua fala sempre franca e direta. Tive o prazer e a honra de conviver e conversar muito com minha amiga ao longo dos anos, debatendo o Brasil e os nossos desafios sociais e econômicos no Instituto Cidadania, em conversas no Rio de Janeiro ou em viagens pelo Brasil. Nesse momento de despedida, meus sentimentos aos familiares, em especial aos filhos, aos muitos amigos, alunos e admiradores de Maria da Conceição Tavares”, afirmou Lula através da rede social.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996