Barra do Piraí – A Secretaria de Água e Esgoto da prefeitura de Barra do Piraí informou, na noite desta quinta-feira (29), que vai interromper a captação de água nas estações de tratamento que são abastecidas pelo rio Paraíba do Sul. A medida é tomada após se constatar mortandade de peixes na altura do distrito de Vargem Alegre.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) fez a coleta da água para investigar o que pode ter causado as mortes.
A prefeitura foi orientada pelo Inea a interromper o fornecimento de água das ETAs Nelson Carneiro, Morro do Gama, Matadouro, Vila Helena e Coimbra. Segundo a Secretaria de Água e Esgoto, a medida deve durar 24 horas e, por isso, a população deve economizar água.
Em Vargem Alegre, a Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae) também foi orientada a interromper a captação no distrito até que sejam descobertas as causas das mortes dos peixes e se há risco de contaminação a seres humanos.
Mais cedo, imagens que circulavam pelas redes sociais mostravam peixes mortos no rio Paraíba do Sul, próximo a Pinheiral.
Atualização
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) emitiu uma nota informando que encontrou nesta sexta-feira (30), um gênero de peixe morto mas nenhuma substância na água, e que por isso, as vistorias devem prosseguir. Confira a nota na íntegra:
“O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informa que prossegue com as análises e, nesta sexta-feira (30/8), nos municípios de Volta Redonda e Pinheiral foi encontrado um gênero de peixe morto, o Hypostomus, conhecido como peixe cascudo.
Continuamos sem localizar resquícios de esgoto industrial, substâncias oleosas ou espumosas na água. As vistorias irão prosseguir.”
© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. – Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996
2 comments
Ninguém fiscaliza mais nada, brasil da corrupção e do suborno
Cd o meio ambiente,