Mortes por doenças cardíacas chegam a 30%

by Diário do Vale

Barra Mansa – A Campanha Setembro Vermelho inicia o mês com dados alarmantes: as doenças cardíacas já são responsáveis por até 30% das mortes por ano no Brasil. Levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia aponta que 262.379 foram a óbitos somente este ano. Os dados levam em consideração os meses de janeiro a agosto.

O médico hematologista João Carlos Henriques, diretor da rede de laboratórios Exame, de Barra Mansa, destaca que, além de hábitos saudáveis, a realização de exames periódicos é um importante aliado na prevenção ou controle de doenças cardiovasculares.

“Exames como perfil lipídico, glicemia de jejum, hemoglobina glicada, homocisteína, ácido úrico e microalbumunúria, são essenciais para detectar e monitorar doenças do coração. É importante ressaltar que pessoas que já possuem histórico familiar desta patologia, devem redobrar a atenção e a frequência de exames”, destacou João Carlos Henriques.

O médico alerta ainda para que ao identificar alterações nos exames de sangue e urina, a indicação de procedimentos mais detalhados e específicos, como eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma transtorácico e transesofágico e cintilografia do miocárdio, destinados a mapear o estágio da doença e as condições do coração.

O auxiliar de logística Alexandre Vitorino, 45 anos, teve um grande susto ao descobrir, durante uma bateria de exames pré-operatórios para uma cirurgia na coluna, que possuía cardiomegalia, a doença do coração inchado. Morador do bairro Coringa, em Barra Mansa, ele chegou a ser internado no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) durante quatro dias, em agosto.

Agora em tratamento, o auxiliar de logística, realiza exames a cada três meses para monitorar a saúde. Para ele, o check-up é fundamental para prevenir o avanço de diversas doenças, inclusive, as do coração.

“Após esse susto minha rotina mudou muito. Além dos medicamentos que uso diariamente para controlar a doença e dos exames periódicos, mudei meus hábitos alimentares. As pessoas tendem a ser negligentes com a própria saúde. Como diz o ditado, prevenir é melhor do que remediar. Por isso, aconselho a todos a sempre procurarem um médico e realizarem exames de rotina. Depois dessa experiência, sou muito mais atento à minha saúde para poder aproveitar o melhor da vida ao lado da minha esposa e das minhas filhas Lunna e Lívia”, destacou.

Prevenção

A Campanha Setembro Vermelho foi criada em alusão ao Dia Mundial do Coração, celebrado no dia 29, para alertar a população para os cuidados com um dos órgãos mais importantes do corpo humano.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996