Rio- Com o objetivo de buscar medidas para melhorar o atendimento junto à população, o Detran-RJ resolveu dispensar o agendamento de veículos em atraso, com essa medida os proprietários de veículos que estiverem com o licenciamento em atraso e quiserem regularizar a situação não precisam mais fazer agendamento.
A partir de agora para providenciar a regularização, basta o proprietário quitar as taxas (GRT + DPVAT) dos anos em débito e de 2020 para buscar o licenciamento nas unidades do Detran. O novo mecanismo atenderá 700 pessoas/dia nos 35 postos que estão abertos no momento.
A exceção é para quem já está com o CRLV digital(Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) disponível e precisa apenas baixar o documento pelo aplicativo do SERPRO Carteira Digital de Trânsito. Portanto, antes de ir ao posto o proprietário deve verificar no site do Detran a situação do seu CRLV digital. O caminho é detran.rj.gov.br>>Veículos>> Consulta>> Veja o cadastro do seu veículo. Outra opção para consulta é o link http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=16&tipo=crlv. Ao informar os dados, o proprietário saberá se está com o CRLV digital disponível. Mas atenção: frisamos que a busca do CRLV no posto é possível apenas para aqueles que estão com o licenciamento em atraso.
No caso dos veículos de carga, de transporte coletivo de passageiros, transporte escolar, e veículos rodoviários de passageiros, que neste ano, em função da pandemia, não precisam ser vistoriados para emitir o documento, também não são alcançados pela medida anunciada hoje. Estes ainda necessitam do agendamento, mas continuam sendo beneficiados por não precisarem fazer a vistoria este ano, já que estamos em tempos de pandemia e é preciso reduzir o contato ao máximo. A necessidade desses veículos irem ao posto deve-se a documentos que precisam ser apresentados, como registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Certificado de Segurança Veicular (CSV).
Nos postos drive thru do Detran é preciso ir de carro. Já nas unidades do Poupa Tempo e na sede do Detran, no Centro do Rio, não há necessidade de levar o automóvel. Por dia, cada unidade atenderá a 20 veículos que não agendaram e estão com o licenciamento em atraso.
Segundo o presidente do Detran Marcello Braga Maia, o atendimento na sede do departamento, no Centro do Rio, acontece das 8h às 16h, nos postos de vistoria, das 9h às 16h, e nas unidades do Rio Poupa Tempo (Bangu Shopping, Caxias Shopping e Shopping Grande Rio) continua funcionando das 8h às 17h.
O presidente lembrou que também já está disponível o CRLV em versão digital. O documento pode ser baixado em aparelhos celulares ou tablets, é válido em todo o território nacional, substituiu completamente o documento obtido no Detran e pode ser utilizado por até 5 pessoas diferentes. O passo a passo está disponível no site www.detran.rj.gov.br e no link https://youtu.be/qXAS5N1KtQg. Orientamos a busca pelos serviços nas unidades do Detran somente quando não houver alternativas.
Segundo informações do Detran, se o acesso no aplicativo for feito corretamente e o documento 2020 não for encontrado, a opção contactar o Detran-RJ pelos números do teleatendimento (21 3460-4040 e 3460-4041) para verificar a situação. Quem mesmo assim quiser emitir o CRLV em uma das unidades do Detran precisará realizar agendamento prévio pelo site ou pela central de atendimento.
Continuam realizando vistoria somente os serviços de segunda via do CRV (Certificado de Registro do Veículo) e Trocas de Propriedade, transferências de jurisdição (mudança no registro do estado) e de município.
5 comments
Em São Paulo vc paga o IPVA e recebe o documento ( verdinho) em casa pelo correio. Tudo no RJ é bagunçado.
Exatamente Mandrake !!!! Desde o início da colonização portuguesa a capitânia de São Vicente (Estado São Paulo) foi a que mais se desenvolveu e prosperou e a que menos se rendeu a ganância portuguesa por essa razão é interessante notar que tudo funciona e prospera em São Paulo por que historicamente foi menos estorquido pela coroa Portuguesa. O contrário que aconteceu nos estados como Rio de Janeiro, Bahia (salvador), Minas onde os Portugueses comandavam a ferro e fogo a produção de açucar, a extração do ouro e a produção de café onde a escravidão predominava e que deixou uma herança de miséria,desigualdade social, favelização e desordem urbana, violência e etc. Ao olharmos para onde estamos, é preciso entender como chegamos a tal ponto.
Tudo no Rio de Janeiro é obscuro isso sim!!!
É o Mito trabalhando!!!
O mito trabalhando e a MITA recebendo 89 mil
Comments are closed.