quarta-feira, 12 de agosto de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Motoristas devem redobrar atenção no trânsito no período de chuva

Motoristas devem redobrar atenção no trânsito no período de chuva

Matéria publicada em 5 de dezembro de 2019, 09:26 horas

 


Alerta é ainda para durante o período de festas de final de ano e férias escolares

Sul Fluminense – As festas de final de ano e férias escolares aumentam o movimento nas estradas e, neste período, motoristas devem redobrar as atenções no trânsito. O agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Carlos André Nogueira Fernandes, vai mais longe e afirma que o alerta deve levar em consideração ainda o período de chuvas de verão, frequentes na região entre dezembro e abril.

– São dois fatores que devem ser avaliados com cautela antes de sair de casa: a chuvas e o grande fluxo de veículos nas estradas, comuns na alta temporada, 16 de dezembro a 5 de janeiro – disse o agente.

Nogueira citou as rodovias Presidente Dutra, principalmente trecho da Serra das Araras, BR-393, BR-101 (Rio-Santos), entre as que exigem maior atenção devido ao grande número de acidentes. E para minimizar os riscos, o policial aponta uma da dica fundamental: revisão no veículo, antes de pegar a estrada.

– É importante ainda verificar as condições gerais, mas principalmente pneus, limpadores de para brisa, desembaçador, os itens que serão mais utilizados durante a chuva, além de dirigir com atenção redobrada, reduzir a velocidade para a segurança de motoristas e passageiros, caso a chuva esteja muito forte e restrinja a visibilidade ou a água acumulada na pista de rolamento – explicou o agente.

Em situações de chuvas fortes, o policial recomenda que o motorista procure um local seguro e pare o veículo, em um posto de combustíveis, por exemplo, ou um pátio de um posto da PRF.

– Não se deve parar no acostamento, por ficar muito próximo à pista de rolamento, ofertando risco de ser atingido por outro veículo. Também é preciso evitar parar sob uma árvore, devido ao risco de queda. Todos os ocupantes do veículo tem que usar o cinto de segurança. É sempre bom manter os faróis baixos acesos, mesmo durante o dia – detalhou Carlos, lembrando que em casos de emergência nas estradas, o motorista pode entrar em contato com a PRF através do número de emergência 191.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document