MPRJ quer fim de exigências discriminatórias no concurso da PM

Recomendação do órgão pede fim do critério de eliminação de candidatos com HIV e doenças dermatológicas, dentre outros

by Lívia Nascimento

Foto: Deposiphotos

Estado do Rio – O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) informou nesta quinta-feira (6) que recomendou à Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e à Fundação Getúlio Vargas (FGV) que cessem exigências médicas consideradas discriminatórias e inconstitucionais no edital do concurso público para ingresso na corporação. A Recomendação, referente ao Edital nº 01/2024, também sugere que a medida se estenda aos candidatos que ainda não apresentaram o resultado desses exames.

No documento, a 5ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital recomenda o fim do critério de eliminação automática de candidatos com HIV, a revogação da exclusão de pessoas com determinadas doenças dermatológicas e o fim da obrigatoriedade de exames ginecológicos invasivos para mulheres.

Para o MPRJ, as exigências violam direitos fundamentais e não possuem justificativa técnica para a atividade policial. A Promotoria ressalta que é crime negar trabalho ou emprego ao portador de HIV, nos termos da Lei Antidiscriminação. Destaca que a condição de soropositivo não influenciará no exercício das funções exigidas pelo cargo de policial militar, e que não há justifica para mitigar o direito à privacidade do candidato.

Ressalta ainda que a eliminação de candidatos com vitiligo, psoríase e dermatites que dificultam o barbear é entendida como discriminação meramente estética, sem impacto real na capacidade profissional. No caso das mulheres, a exigência de exames ginecológicos invasivos representa uma violação à privacidade e à dignidade.

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996