MRS começa a retirar trilhos do Centro de Barra Mansa

by Paulo Moreira

Fotos: Felipe Vieira/ Chico de Assis – PMBM
Máquinas retiram trilhos do trecho do Pátio de Manobras que ficava no Centro de Barra Mansa

Barra Mansa – A MRS Logística iniciou a retirada dos trilhos no trecho do Centro do município onde passavam as linhas que levam ao Pátio de Manobras. No espaço que vai ser aproveitado, surgirá uma nova avenida, considerada um novo corredor central da cidade. O prefeito Rodrigo Drable afirmou que esta é mais uma etapa para a concretização integral das obras de readequação ferroviária. “Durante muitos anos foi sonho. Depois virou promessa de campanha. Mas nós estamos transformando  em realidade e construindo uma nova Barra Mansa”, disse.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, a Prefeitura pretende realizar intervenções urbanísticas neste espaço, promovendo melhores condições ao desenvolvimento da cidade.

– Nossa intenção é abrir uma nova via ligando a Rua Siqueira Campos, em Saudade, à Rua Demerval Pimenta, no bairro Roberto Silveira. Diante desse cenário futuro, conseguiremos desafogar o fluxo de veículos neste trecho por onde trafegam diariamente centenas de motoristas vindos dos bairros Colônia, Siderlândia, Rialto, Santa Maria II, Vila Ursulino e também da Rodovia Presidente Dutra – destacou.

Ainda segundo Eros, também serão criadas no local novas vagas para estacionamento. “Dessa maneira, Barra Mansa pode vislumbrar o fortalecimento do comércio com ações de ampliação das calçadas e a retirada do rotativo das ruas do Centro. Isto, certamente atrairá maior número de consumidores para a nossa cidade”.

 

Readequação ferroviária

 

De acordo com a prefeitura, as obras de retirada do pátio de manobras do centro urbano de Barra Mansa são aguardadas há pelo menos sete décadas pela população. Além de promover o desenvolvimento da cidade, elas possibilitarão uma convivência mais harmônica entre os pedestres, o trânsito e a ferrovia.

Todas as intervenções são de responsabilidade do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que atua numa extensão de 4,8 quilômetros do corredor ferroviário urbano no município.

As obras são compostas por diversas intervenções, entre elas, duas passarelas para pedestres, em frente ao Parque da Cidade e próxima à Prefeitura, no Centro, que estão em fase de construção; a passarela Isaías Leite, na Avenida Dário Aragão, próximo ao Campo do Ferroviário, já concluída; a construção da ponte sobre o Rio Barra Mansa, próximo ao Fórum, que depende do puxamento dos trilhos pela concessionária VLI; a reforma do galpão de Anísio Brás, no fim do bairro Vista Alegre, já finalizado, além da construção de imóveis destinados às famílias que tiveram suas casas desapropriadas em função do projeto. Ao todo foram desapropriados 40 imóveis. Algumas famílias foram indenizadas financeiramente, outras 22 serão reassentadas em 17 imóveis que estão sendo erguidos no  Campo do Ferroviário e cinco no bairro Roberto Silveira.

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3 comments

ALOIZIO BARROS DE SOUZA 4 de maio de 2021, 15:50h - 15:50

Mais uma vez o absurdo que só acontece no Brasil: a ferrovia que chegou primeiro tem que ser retirada para dar lugar aos carros. Por isso estamos como estamos, um país sem mobilidade, sem ferrovias, ao contrário do resto do mundo que prioriza o transporte ferroviário. O prefeito agora abre uma avenida e dá a ela um nome para ter palanque.

Laticinea 4 de maio de 2021, 12:13h - 12:13

O Barramansense vive de uma esperãnça que algum dia isto pode acabar,sim os malditos apitos,que penetra nos tímpanos das pessoas.que ensurdecedor, Adultos,crianças,penétra nos Hospitais,é poucos sabem.

CICLISTA OBSERVADOR 4 de maio de 2021, 07:59h - 07:59

E OS LOTEAMENTOS CLANDESTINOS INVADINDO ESTRADA E ÁREA DE APP?

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