MST invade fazenda do ex-presidente da CBF em Piraí

by Diário do Vale

Piraí – Um grupo do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiu na manhã desta terça-feira (25) a Fazenda Santa Rosa, em Piraí. O local pertence ao ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira. A ocupação ocorreu em comemoração ao Dia do Trabalhador, celebrado neste dia 25 de julho pelo MST. A Fazenda Santa Rosa foi uma das escolhidas pelo grupo, que comemorou a data com ocupações em todo o país, em um movimento denominado “Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária”. A fazenda foi ocupada por pelo menos 350 pessoas ligadas ao movimento.

Além de Piraí, foram ocupadas as fazendas do ministro Blairo Maggi, no Mato Grosso, e terras em Duartina-SP, que pertenceriam ao presidente Michel Temer mas que está no nome do Coronel Lima. A justificativa para as ocupações é o fato de as propriedades pertencerem a pessoas envolvidas em denúncias de corrupção e lavagem de dinheiro. No caso de Ricardo Teixeira, o MST cita o fato do ex-presidente da CBF responder crimes nos Estados Unidos e Espanha.

Na Espanha, Teixeira é acusado de lavar dinheiro obtido por meio de comissões ilícitas recebidas na venda de amistosos da seleção brasileira. Teixeira teria formado, pela denúncia, uma “organização criminosa” com o ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell, preso há quase dois meses.

Nos Estados Unidos, dentro do caso “Caso Fifa”, o ex-presidente da CBF sofre acusação de fraude, lavagem de dinheiro e de receber milhões de dólares em propinas para beneficiar empresas de marketing esportivo.

Sem confronto

E a ocupação foi feita sem conflito e acompanhada pela Polícia Militar. O grupo aguardava uma decisão da Justiça sobre uma liminar pedindo a reintegração de terra ao proprietário Ricardo Teixeira. Lideranças do movimento, de várias localidades do país, passaram parte do dia em atividades de descontração. Alguns optaram por jogar cartas, outros por nadar em um lago da fazenda. Já as crianças se divertiam com tambores, bolas e jogos.

O comandante do 10º BPM (Batalhão de Polícia Militar), major Vianna, que chegou ao local por volta das 10h da manhã, disse que havia destacado policiais com a missão de evitar confrontos, além de preservar a integridade física das pessoas. Em conversa com advogados do MST, o comandante do 10º BPM alertou que não permitiria armas ou qualquer outro artefato que pudesse provocar acidentes graves.

Embora os cinco ônibus transportando os militantes do MST tenham chegado à Fazenda Santa Rosa, em Piraí, na madrugada de ontem, levando recursos para manter uma ocupação de terras por pelo menos 10 dias, o dirigente estadual do MST, Paulo César Almeida, disse que o movimento tem o caráter apenas de protesto. Ainda segundo ele, se houvesse a determinação de reintegração de posse das terras, o local possivelmente seria desocupado.

– Estamos aqui de forma pacífica, sem intimidações e não queremos confrontos, apenas chamar atenção da população para o fato de pessoas corruptas estarem comprando nossas terras com dinheiro ilícito, como é o caso desta fazenda – ressaltou Paulo César, lembrando que a ocupação da Santa Rosa não se justifica principalmente pelo fato das terras serem produtivas. A Santa Rosa pertence ao ramo agropecuário.

A trabalhadora rural Ednalva Gomes, de 40 anos, moradora da cidade de Pinheiros, no Espírito Santo, fez coro às palavras do dirigente do MST. Ela disse que veio participar dessa ocupação por discordar da forma como os donos de grandes propriedades de terra do país adquirem as propriedades. “Estas terras ficam abandonadas e são pouco utilizadas pelos donos”, completou Ednalva.

Até o início da noite desta terça-feira (25), o grupo permanecia na fazenda.

invasao fazenda ricardo teixeira

Por Lílian Silva
(Especial para o DIÁRIO DO VALE)

You may also like

47 comments

guto 26 de julho de 2017, 09:51h - 09:51

Sou contra qualquer tipo de invasão de propriedade privada no regime democrático de direito existem as leis, existem os caminhos para você cobrar das autoridades justiça pra os corruptos, na minha opinião o MST é tão fora da lei quanto Ricardo Teixeira, logo isso vai virar uma bagunça: bandido de cá, bandido de lá e os bandidos invadem….Isso é contrário a TODA ORDEM DEMOCRÁTICA! Por isso que eu digo por que não vão invadir o sítio de Atibaia, por que não invadem a casa do Lula?
Isso é forma que eles tem, muito rudimentar que Dilma tem para cooptar a simpatia da população, ora eles são os maiores corruptos da história, eles(MST) são um braço do PT, o partido que mais contribuiu para roubar os cofres públicos brasileiros de todos os tempos, então façam o favor parem com essa palhaçada e vão trabalhar, e mesmo que os sem-terra, a maior parte deles, quando são assentados , eles acabam vendendo as propriedades né, eles são especuladores com as terras dos outros, na maior parte deles nunca foram ligados com a agricultura, a lavoura, é um bando de aventureiros, que querem um quinhão de terra para especular e vender depois, isso é a verdade, estou com saco cheio desse povo, que foi apoiado por uma certa classe artística, lá para meados da década de 90, em 96,97 com as primeiras marchas para Brasília, e ao longo da reforma agrária que começou no governo de FHC, que teve seu período de maior alastramento e número de concessões, ficou muito evidente que a Reforma Agrária não era nem instrumento habitacional eficiente, nem agricultura eficiente, pois os assentamentos não tinham produtividade que valesse a pena, demonstrasse sua eficiência, hoje em dia o MST virou um braço armado e de propaganda do PT.
O MST é o garoto propaganda do PT, pois se eles querem mesmo invadir as terras dos corruptos, por que não invadiram as terras dos irmãos Batistas, donos da JBS-Friboi?, por que não invadiram as terras de Renan Calheiros?, por que não invadiram as terras de José Sarney?, por que não invadiram as terras de Marcelo Odebretch?, por que não invadiram as terras Jader Barbalho?, por que não invadiram as terras do Bunlai, o compadre do Lula?
Não invadiram essas terras porque são de amigos do PT, logo o MST é um movimento infantil, e o líder do MST é a cara de um Romanov, aristocrata russo, parece um garoto, que nunca trabalhou, parece ter a saúde de um adolescente, enquanto o povo mesmo está passando fome e vive doente….

Moradora de Volta Redonda 26 de julho de 2017, 12:49h - 12:49

Esse espaço é para comentários e não para cartas.

الفتح - الوغد 26 de julho de 2017, 13:48h - 13:48

O primeiro período do texto já diz o que se pretende. Nemly & Nenlerey o restante…

Fábio 26 de julho de 2017, 00:59h - 00:59

MICHElZINHO,vc como nota 1000 na redação do enem deveria saber interpletar o que eu disse,eu disse que os esquerdistas nos chamam de capitalista pobre,eu não disse que sou.Eu tirei 670 na última redação do enem,se isso te serve pra alguma coisa,inteligente são vocês que votam em pinguço o resto é tudo burro

Creuza, doméstica de carro 25 de julho de 2017, 21:23h - 21:23

uhuuuuuuu…QUERO VER ESSE PAÍS EXPLODIR…. é oitão na cara no sinal trânsito todo dia e agora invasão de terras de corruptos e fraudadores do fisco…

Indignado 25 de julho de 2017, 20:54h - 20:54

Gostaria de saber quem está bancando essa invasão. Ônibus, alimentação, cachaça… Quem está bancando esses vagabundos do MST ? Mete chumbo neles.

Rodolfo Dias 25 de julho de 2017, 20:09h - 20:09

Chega a ser cômica a revolta da Senzala nas redes sociais quando os privilégios da Casa Grande são contestados…

MAQUIAVEL 25 de julho de 2017, 19:40h - 19:40

O Diário do Vale deveria corrigir o título do texto. Não é invadir, sim ocupar!
“Ocupar, resistir, produzir;” esse é nosso lema!
“Queremos ser produtores de alimentos de cultura e conhecimentos. E mais do que isso: queremos ser construtores de um país socialmente justo, democrático, com igualdade e com harmonia com a natureza”.

Fábio 25 de julho de 2017, 18:06h - 18:06

Virou moda os esquerdopatas,nos chamar de burro e capitalista pobre,mas a diferença é que nós ,capitalistas pobres reconhecemos que somos pobres por mérito e não ficamos esperando ajuda de governo,tem amigos meu de infância que são ricos,se eu não estou é porque não quis estudar,não comi o pão que eles comeram,essa turma do MST precisa é de uma surra e serviço,cambada de arruaceiros

Realista 25 de julho de 2017, 18:50h - 18:50

Concordo.

Esquerdopatas se preocupam muito com vírgula, concordância verbal, acentuação, frases bem articuladas… não demora muito virão aqui para criticar o seu e o meu português, pois eles não conseguem debater ideias.

O que você disse é verdade, esses caras têm complexo de inferioridade, estão sempre choramingando e se fazendo de vítimas. São pobres porque o patrão é explorador, porque o governo não dá oportunidade e mimimi… trabalhar que é bom nada.

Michelzinho 25 de julho de 2017, 19:29h - 19:29

Não é culpa sua, mas, além de pobre, é burro. Defender o capitalismo não faz de vc, pobre coitado, um “capitalista”. Capitalista é quem detém as forças de produção, aufere lucros de capital, vive de rendas, extrai mais-valia.
Escreva essa besteira “pobre capitalista” numa redação do ENEM. A verdade dói, foi mal aí.

Rodolfo Dias 25 de julho de 2017, 20:12h - 20:12

Segundo o seu “raciocínio”, vc não ficou “rico” como seus amigos de infância porque é burro, incompetente, preguiçoso ou vagabundo… ou tudo isso junto. Agora, só nascendo de novo…

Michelzinho 25 de julho de 2017, 22:44h - 22:44

“Realista”, concordo com vc. Veja seu caso, por exemplo: vc não é pobre por culpa do patrão, nem do governo; é pobre porque não estudou, optou perpetuar sua burrice. Trabalhar que é bom, nada…

Fábio 26 de julho de 2017, 00:50h - 00:50

Eu não sou capitalista,são vocês que nos dão esse título,afim de ofender quem não é a favor do aborto,de bandido da maconha e etc.Se entenderão que sou burro,preguiçoso e incompetente eu quis dizer que não sou rico por falta de oportunidade,como os mortadelas dizem.Somos governados por um só governo temos todos a mesma oportunidade independente de raça ou classe social,culpar os outros pelo fracasso é fácil,quero ver trabalhar

Realista 25 de julho de 2017, 17:38h - 17:38

Simples…. esquerdistas fazendo coisas de esquerdistas.

Sei não hein 25 de julho de 2017, 15:10h - 15:10

Desde que invadam propriedades de qualquer políticos pouco me importa, principalmente daqueles que pregam que tudo deve ser de “comum a todos” como é a tal esquerda, é provar do próprio veneno.

Atibaia 25 de julho de 2017, 15:07h - 15:07

Já que o sitio de Atibaia não é do Molusco, porque não invadem lá?

Michelzinho 25 de julho de 2017, 19:34h - 19:34

Pelo mesmo motivo que o juizeco tucano de Curitiba, ídolo dos trouxinhas, não confiscou o sítio nem o suposto “triplex”.

Socialista McDonald's 25 de julho de 2017, 15:02h - 15:02

No McDonald’s vende pão com mortadela? Recebi um kit da CUT e o lanche veio numa caixa de lá, acho que é falso!!!

Capitalista com Palio 1.0 25 de julho de 2017, 23:00h - 23:00

Roedor de pão com ovo falando de mortadela… Ah, Brasil…

Padaria Pão e Marba 25 de julho de 2017, 14:58h - 14:58

Viva Lula!!! O pai dos pobres!!! Uhauhauhauhauhauha

monteiro 25 de julho de 2017, 14:07h - 14:07

Vende e investe na saúde e educação, e coloca esse bando de vagabundos p trabalhar……

Indignado 26 de julho de 2017, 12:56h - 12:56

Eles não querem trabalhar. MST é melhor.

Comunista de Iphone 25 de julho de 2017, 14:00h - 14:00

Novamente os bandidos esquerdopatas de vermelho espalhando a selvageria de costume.

Michelzinho 25 de julho de 2017, 15:06h - 15:06

IPhone é mercadoria, não é capital, jegue.

Eita militonto 26 de julho de 2017, 09:37h - 09:37

Michelzinho
25 de julho de 2017 em 15:06

Uauhauhauhauhauha mercadoria criada e produzida na Venezuela socialista né??

Paulão 25 de julho de 2017, 13:20h - 13:20

A turma que ficou 13 anos no poder (2003 a 2016) já foi e está sendo condenada pelo Mensalão do PT e pelo Petrolão, via Operação Lava Jato e Sergio Moro, sofreram impeachment e portanto os petralhas estão sendo bem encaminhados pela justiça. E já tem os “Camisas de CBF” (a CBF do Ricardo Teixeira e seus sucessores) para falar sobre isso. Já os tucanalhas e seu Mensalão Tucano, os escândalos da Merenda e do Metrô e Trem de SP (com Siemens e Alstom), o de Furnas, do Banestado etc…, as moscas cinzentas do PMDB (estão sempre onde está a sujeira, agora como titular há 1 ano) e seus aliados atrás de verbas do povo, são sempre o “não vem ao caso” e nem mesmo querem ouvir o que o Palocci tem a falar. E o silêncio total das panelas. Essa justiça parcial e o Congresso só atrás de verbas é que dá margem à radicalizações como o caso do MST.

Torcedor de ouro BMFC 25 de julho de 2017, 12:40h - 12:40

Improdutivo…se a moda pega eles vão tomar o estádio da cidadania……kkkkkk

Torcedor do BMFC 25 de julho de 2017, 14:08h - 14:08

Esse é o meu maior medo, até mesmo pois fazemos alguns jogos lá.
Põe improdutivo nisso.
Não tem público, o time é ruim , etc……
Vamos colocar a Guarda Municipal para evitar mais essa tragédia.
A Rodovia do Contorno também é minha preocupação, tem até asfalto para fazer
pista de skate para a garotada.

الفتح - الوغد 25 de julho de 2017, 18:55h - 18:55

Maior ícone da região Sul Fluminense, seu local mais midiático e conhecido, casa do maior clube do interior, atende milhares de pessoas todos os dias em suas dependências, construído a custo baixíssimo pelo imperador Caesar Nepos, local de imolação de Barramansuinos párias que ousaram se comparar àquele a quem o rio se curva… Invejem. Vcs jamais terão algo sequer parecido. Barra Mansa assenta sob a égide do fracasso…

Carlos Augusto 25 de julho de 2017, 12:32h - 12:32

Se jogar algumas carteiras de trabalho no meio dessa turma não fica um.

Revoltado 26 de julho de 2017, 13:03h - 13:03

E se ficarem, eles tacam fogo nas carteiras.

OLeitorVR 25 de julho de 2017, 11:13h - 11:13

Até concordo que corrupto tem que pagar pelo que fez, até concordo que se o bem adquirido de forma ilegal seja capturado para gerar renda aos cofres do estado ou município… Mas essa arbitrariedade não tem como concordar…Não é assim que se faz justiça, não é assim tomando na mão grande as coisas que é certo..Estão se igualando ao corrupto.
E esse grupo aí vou te contar também hein..!! Eu queria saber mesmo quem é que está por de trás do MST, desde que vivo só vejo baderna por parte desse grupo, só querem colocar fogo no país…Esse não é um grupo social com idealismo social e sim político, é ferramenta de político.. Invadem e fazem favelas.

Paulinho do Skyt 25 de julho de 2017, 10:55h - 10:55

Olá Prezados.

É lamentável que esses vagabundos do MST fazem essas invasões somente em algumas fazendas.
Porque não vão invadir a ‘FAZENDA STA. BARBARA – EM CACOAL NO NO PARÁ.

Sabem o porquê????

Porque é do pilantra do LULA e Familia.

MST 25 de julho de 2017, 12:25h - 12:25

Manda a fonte que confirma essa “informação” sua aí que a gente vai lá e invade.

Paulo 25 de julho de 2017, 10:39h - 10:39

Propriedades de corruptos e do povo. concordo. Acorda Brasil…

Douglas Costa 25 de julho de 2017, 10:33h - 10:33

Estarão invadindo fazendas da familia de Lulla e da Dillma ?? Vagabundos !

Dener 25 de julho de 2017, 10:55h - 10:55

Comentário brilhante!!!

Capitalista com Palio 1.0 25 de julho de 2017, 11:03h - 11:03

Por que vc não diz onde são essas fazendas que vc menciona?

Imparcial 25 de julho de 2017, 10:28h - 10:28

Concordo q sejam ocupadas as terras e imóveis de todos os corruptos, mas tem q invadir as do lula, Zé Dirceu e etc.

MST 25 de julho de 2017, 11:06h - 11:06

Opa, fazendas do Lula? Diz aí onde ficam que a gente invade, invade Friboi, Oi, Estádio do Corinthians, JBS, jatinhos, iates, sítios, pedalinhos, Pentágono, triplex, cassino, poço de petróleo..

Fábio 25 de julho de 2017, 18:10h - 18:10

Pra ser capitalista com Mercedes, precisa estudar muito passar noites sem dormir,deixar de beber cachaça e usar drogas e abrir um bom negócio,ou quem sabe passar em um bom concurso,ou ficar esperando os governantes a vida toda,você escolhe.

Capitalista com Palio 1.0 25 de julho de 2017, 22:58h - 22:58

Fala aí, “Fabio”, cadê a sua Mercedes? Já sei, você está aí se apertando feito gado diariamente dentro dos sua Mercedes a diesel. Mas não desanime: estude e trabalhe mais, que vc sai dessa rotina de cata-corno lotado.

Paulão 25 de julho de 2017, 10:12h - 10:12

O judiciário anda devagar quando se trata de PMDB, PSDB, Globo e seus protegidos, o legislativo só pedindo verba para livrar o Temer & cia, sem se preocupar se é culpado ou inocente. Então acabam dando margem para as medidas radicais de alguns setores. Numa dessas o verdadeiro povo acaba acordando.

zé brega 25 de julho de 2017, 11:36h - 11:36

concordo que tem que haver justiça! a pergunta que não quer calar é: onde você estava nos últimos 13 anos que não se indignou com o saque feito pelos “cumpanhero”, pelo aparelhamento do estado, pela explosão da dívida pública para financiar as JBS da vida? você é um alienado que usa até a retórica dos corruPTos!

guto 25 de julho de 2017, 14:52h - 14:52

Paulão
Durante 13 anos o PT corrompeu, ajudou a corromper, foi corrompido, enalteceu a corrupção, aprimorou a corrupção, fez um renascimento de práticas corruptas da antiga URSS, fez aprimoramentos e up-grades na corrupção, montou o MAIOR ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DO MUNDO OCIDENTAL(não podemos dizer do mundo todo, pois há censura da imprensa na Rússia e na Coréia-do-Norte, logo não vamos generalizar, não sabemos o que ocorreu na Rússia depois da queda do muro de Berlim…).
Durante esse tempo todo a corrupção acabou com a Petrobrás; destruiu a Eletrobrás; fragilizou os Correios e o BB; monopolizou a maioria dos nichos industriais brasileiros, entregando a máquina pública pare empresas bandidas como a JBS-Friboi, Odebretch, Queiroz-Galvão, 7-Brasil, OAS, etc… e destruiu mais de 13000000 de empregos, prejudicando principalmente os pobres, criando a MAIOR CRISE ECONÔMICA NO BRASIL desde a proclamação da República em 1889!
Durante esse tempo todo o MST ficou caladinho, na moita, como uma entidade fantasma…
Agora, eu acho muito estranho que esse tal do MST comece a invadir propriedades com a desculpa da corrupção. Eu acho que o PT está dando um tiro no próprio pé, quando desloca o MST para invadir fazendas privadas….

Tubarão 25 de julho de 2017, 10:10h - 10:10

Eu acho que a sociedade iria concordar que fossem expropriados todos os bens dos corruptos e esses bens fossem transformados em benefícios ao povo em geral…. Nessa situação específica da invasão eu apoio o MST..

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996