sexta-feira, 15 de outubro de 2021 - 21:18 h

TEMPO REAL

 

Capa / Plantão da redação / Mudança em sistema federal leva à inserção de casos de Covid-19 retroativos da pandemia no RJ

Mudança em sistema federal leva à inserção de casos de Covid-19 retroativos da pandemia no RJ

Matéria publicada em 19 de setembro de 2021, 08:08 horas

 


Rio de Janeiro – A Secretaria de Estado de Saúde (SES), informa que após mudanças definidas pelo Ministério da Saúde no E-SUS, sistema federal para notificação de casos de síndrome gripal por Covid-19, precisou ajustar a base para extração dos dados que são publicados no Painel Covid-19 do Estado. Com isso, na última atualização do painel, neste sábado (18), foram computados 92.614 casos da doença que aconteceram desde os primeiros meses da pandemia e que antes não eram visualizados.

A SES reforça que não se tratam de casos ocorridos nas últimas 24h, mas que não estavam sendo visualizados devido à alteração do sistema federal. Desses registros, 62% correspondem ao ano de 2021.

A mudança não impacta no cenário epidemiológico atual, pois seguem em queda os números de casos, internações e óbitos por Covid-19, como resultado do avanço da campanha de vacinação, que reduz o agravamento e a mortalidade pela doença.

As equipes da vigilância estadual utilizam os registros por data de ocorrência ou início dos sintomas. O monitoramento por esse parâmetro garante que as informações sejam mais fidedignas ao cenário, uma vez que mostram quando de fato o caso ocorreu e não quando ele foi registrado no sistema. Também não há reflexo no Mapa de Risco para Covid-19, divulgado semanalmente, uma vez que a vigilância epidemiológica utiliza para sua confecção dados do sistema SIVEP-Gripe, que não apresentou instabilidade até o momento.

A equipe técnica reforça que mantém um trabalho contínuo para minimizar os impactos das alterações realizadas no sistema e-SUS Notifica e, dessa forma, divulgar informações mais próximas do cenário real da pandemia.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado hoje é de 57% e, para enfermaria, 41%. O detalhamento dos dados da pandemia está disponível no site https://painel.saude.rj.gov.br/ .


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document