;
quarta-feira, 2 de dezembro de 2020 - 02:32 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Mulheres incríveis: Outubro Rosa

Mulheres incríveis: Outubro Rosa

Matéria publicada em 6 de outubro de 2018, 09:00 horas

 


Exposição mostra a beleza da mulher e a experiência que cada uma delas teve durante o tratamento contra o câncer de mama

O projeto “Mulheres Incríveis edição Outubro Rosa” traz como proposta criar uma mensagem de otimismo e superação, conscientizando a população a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce da doença – Foto: Fabíola Ito

Devido à projeção da mostra “Mulheres Incríveis” exposta em vários centros culturais da região Sul Fluminense, a fotógrafa Fabíola Ito recebeu um convite da cidade de Volta Redonda para expandir este trabalho, porém com ênfase em retratar mulheres que passaram pela experiência do câncer de mama e tiveram seus seios mastectomizados.
O câncer de mama vem atingindo grande parte da população mundial, independente de histórico familiar e idade. O projeto “Mulheres Incríveis edição Outubro Rosa” traz como proposta criar uma mensagem de otimismo e superação, conscientizando a população a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
O projeto foi concebido em apenas um mês, e as histórias/modelos foram selecionadas através de uma parceria com médicos e redes sociais.
– Boa parte das pessoas não conhece realmente esta doença. Senti no coração a necessidade de redigir os relatos das retratadas em um livro e dividir com o público as informações adquiridas durante o período em que as retratei – destaca Fabíola.
A fotógrafa conta ainda que apesar de todas passarem pela mesma doença as histórias são bem distintas e cada relato é mais emocionante que o outro.
– Foram 30 mulheres retratadas, com relatos totalmente diferentes uns dos outros. Queremos com este trabalho desmistificar o câncer de mama, que quando diagnosticado no começo é curável. Temos que fazer nossa parte, realizando o autoexame e visitando o médico regularmente – diz a fotógrafa.
As sessões duraram cerca de duas horas cada, e segundo Fabíola a maior parte deste tempo foi colhendo relatos das modelos/personagens, que posteriormente essas histórias estarão em um livro, ainda sem data para publicação.
– Dentre as histórias, duas me chamaram muito a atenção. A Deise, uma mulher de 35 anos, contou que apareceu uma mancha no seio que aparentemente era uma micose, e em um ano de tratamento a mancha ao invés de desaparecer se alastrou, foi quando uma biópsia foi realizada e veio o diagnóstico de câncer veio. O outro relato foi o da Sueid, que mora nos Estados Unidos, ela contou que o tanto o diagnóstico quanto o tratamento são muito diferentes dos realizados aqui, em uma visita de rotina no ginecologista ela já saiu do consultório com o resultado de que estava com a doença, pois lá os médicos já possuem todos os aparelhos necessários dentro do consultório e no ato da consulta já recebe a constatação do câncer – lembra.
Além do enfoque dado a prevenção, a fotógrafa explica que o período de tratamento que muitas vezes envolve a quimioterapia e resulta na queda dos cabelos, abala a autoestima da mulher.
– Muitas mulheres tratam a queda dos cabelos, cílios e sobrancelhas com naturalidade, outras não. Sabemos que por natureza somos vaidosas e amamos nos sentir bonitas, porém algumas mulheres que já estão fragilizadas com a doença tem dificuldade em passar por esta fase. Este trabalho também tem como objetivo despertar estas mulheres, resgatando sua identidade e empoderando outras que possam estar passando por uma situação semelhante – conta.
Para Fabíola a experiência foi como o nome da exposição, incrível e que pode tirar exemplo pra vida.
– Foi inesquecível, maravilhoso. A gente se deixa abater por tantas coisas, e essas mulheres, de várias idades, superando essa situação com tanta força. Essa força e garra trouxe a poesia para o meu trabalho – finaliza.
O trabalho Mulheres Incríveis Outubro Rosa tem a coordenação de Kátia Salles e a curadoria de Carla Giovanna Rolim. A exposição fotográfica estará aberta ao público para visitação do dia 09 ao dia 20 de outubro (De segunda a sexta-feira), de 09h às 17h no Espaço das Artes Zélia Arbex em Volta Redonda/RJ.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document