
Foto: Divulgação
Estado do Rio – O deputado estadual Munir Neto (PSD) articulou uma reunião nesta quarta-feira (12) entre o secretário de Habitação do Estado do Rio, Bruno Dauaire, e a secretária de Assistência Social de Volta Redonda, Rosane Marques, a Branca, para tratar de projetos de habitação social e infraestrutura no município. O encontro aconteceu no gabinete do deputado na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro).
De acordo com Munir, o objetivo foi buscar soluções para a reforma de apartamentos construídos pelo programa federal “Minha Casa, Minha Vida” entre 2009 e 2016, em Volta Redonda.
“Na gestão do prefeito Antônio Francisco Neto, foram construídos 2,5 mil apartamentos nos bairros Roma e Três Poços. Estamos buscando, junto ao Governo do Estado, a revitalização desses prédios. O prefeito Neto autorizou e a secretária Branca trouxe essa demanda, que levamos ao secretário”, explicou Munir.
Dauaire afirmou que, embora o processo demande tempo, a Secretaria de Habitação priorizará o pedido. “Precisamos de um orçamento para garantir a verba necessária. Nossos técnicos farão uma vistoria no local e trabalharemos junto à prefeitura e à Secretaria de Assistência Social para agilizar o processo”, disse.
A secretária Branca também solicitou capacitação para os técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), com foco na elaboração de Projetos Técnico Sociais (PTS). “Como a prefeitura planeja construir mais unidades habitacionais, o PTS garante que a população seja atendida não só com moradias, mas também com educação, saúde e serviços públicos para melhorar a qualidade de vida”, destacou Branca. Dauaire prontamente atendeu ao pedido.
Campos, calçadas e praças
Munir informou que Dauaire garantiu projetos imediatos para Volta Redonda, como a revitalização ou construção de campos de grama sintética.
“Esse é um processo mais simples, que deve começar logo. Vamos pedir à prefeitura para mapear as áreas que receberão melhorias, e encaminhá-las à Secretaria Estadual de Habitação. A partir de maio, também estão previstas obras de recuperação e construção de calçadas e praças”, afirmou Munir.
Ele ainda reforçou o apoio do governador Cláudio Castro e do secretário Dauaire, destacando a receptividade às demandas da cidade.
Reunião com a Funarj
Munir também articulou uma reunião com o presidente da Funarj (Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro), Jackson Hemerick, para discutir o calendário cultural de Volta Redonda em 2025. Participaram o secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, e os secretários da Juventude, Munir Filho e Serginho Loureiro.
Na pauta, estavam projetos como o Passaporte Cultural para a Terceira Idade, a Festa do Trabalhador, o Arraiá da Cidadania, a Feira Empreendedora da Juventude e o retorno do festival Volta Redonda do Rock.
“Foi uma reunião produtiva, todos saíram animados. Conversamos também sobre a construção do 1º Centro Cultural do VideoGame e Audiovisual do Brasil, que contará a história de Volta Redonda por meio de fotos e filmes”, concluiu Munir.