segunda-feira, 17 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / “Música nas Igrejas” faz apresentação nesta sexta-feira

“Música nas Igrejas” faz apresentação nesta sexta-feira

Matéria publicada em 17 de maio de 2019, 09:00 horas

 


Primeiro concerto da temporada acontece na Igreja Santa Cecília

A série de concertos “Música nas Igrejas”, que faz parte do projeto “Volta Redonda Cidade da Música”, está de volta. A abertura da temporada acontece nesta sexta-feira, dia 17, a partir das 19h30, na Igreja Santa Cecília, localizada na Rua 31 A, na Vila, em Volta Redonda. Sob a regência da maestrina Sarah Higino, o concerto terá no programa grandes compositores serão interpretados pela Orquestra de Cordas de Volta Redonda.

A maestrina destaca que as apresentações em igrejas são uma oportunidade para formar plateias na comunidade e mostrar o trabalho realizado pelo projeto com os jovens da cidade.

– Essa série de concertos, “Música nas Igrejas” é uma oportunidade de divulgar nosso trabalho e dar oportunidade da comunidade ouvir a musica de concerto – explica Sarah.

O programa que será executado nesta sexta-feira terá obras de compositores como Arensky, Barber, Beethoven, Ernst Mahle, Mendelssohn e muito mais.

– Teremos uma Sinfonia Concertante de Dittersdorf para Viola e contrabaixo com solos de Reneide Simões e Daniel Magalhães e participação especial da Orquestra de Cordas II. O repertório e a apresentação é montada com dias e dias de ensaio.  – conta.

Desenvolvido há mais de 40 anos em unidades educacionais da rede municipal de ensino de Volta Redonda (SME e Fevre), o projeto atende cerca de quatro mil alunos da pré-escola ao ensino médio, usando a música como ferramenta de aprendizado e desenvolvimento social.

– No concerto desta sexta-feira, nós teremos a participação de cerca de 160 músicos, que fazem parte da Orquestra de Cordas – lembra.

A série tem o pontapé inicial com essa apresentação na Igreja de Santa Cecília,  santa essa que é reconhecida como a padroeira dos músicos.

– Em todo o mundo as apresentações de música eram nas igrejas, então estamos resgatando isso, além de serem espaços com boa acústica. Estamos iniciando a temporada e em breve teremos a programação completa para divulgar – diz.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, comenta a importância do projeto para o desenvolvimento dos jovens e da cultura.

– O trabalho realizado com esses jovens é incrível. Além de incentivar os muitos talentos, nosso projeto faz a diferença para a educação dos jovens. As crianças têm acesso a aprender música de qualidade, gratuitamente, o que garante um futuro melhor investindo na carreira de músicos – afirma Samuca.

O projeto

O “Volta Redonda, Cidade da Música” conta com aulas de musicalização, instrumentos e com os grupos Banda de Concerto, Banda de Metais, Orquestra de Violinos, Orquestra de Violoncelos e Contrabaixos, Orquestra de Cordas, Coro Infanto-juvenil e Coro Sinfônico. O prédio do projeto fica na Rua Graham Bell, na Vila Mury.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Avatar

    Boa noite! Quando será o próximo? Onde é divulgado?

  2. Avatar

    Parabéns à maestrina pelos concertos maravilhosos, pois mostram que Deus existe e, consequentemente, o comunismo não é apenas uma ideologia ultrapassada, mas uma ideologia materialista atéia, logo todo cidadão de bem prestigia as músicas que nos lembram de Jesus e de seus santos anjos e não vota nos comunistas!

  3. Avatar

    Um pena não ter mais os Concertos no Cine 9 de abril, poderia voltar a ser realizado lá, sendo cobrado um valor para ajudar no projeto.
    Precisamos de mais eventos como este!!!

Untitled Document