
Foto: Divulgação
Volta Redonda – O Hospital São João Batista (HSJB), da Rede Municipal de Saúde de Volta Redonda, realizou mais um mutirão de cirurgias no último fim de semana. Desta vez, seis pacientes foram submetidos a procedimentos de pneumologia e ortopedia entre sexta-feira (7) e sábado (8) na unidade.
Três das cirurgias foram ortopédicas. O doutor Bernardo realizou uma artroplastia total de quadril esquerdo em uma paciente de 78 anos e a retirada de parafuso canulado e artroplastia total de quadril direito em um paciente de 60 anos. Já o doutor Flávio Reis, também diretor-médico do HSJB, realizou uma artroplastia de quadril direito em um paciente de 67 anos. A previsão é que os três tenham alta nesta segunda-feira (10).
Os doutores Bruno e Anna Carolina realizaram três broncoscopias rígidas com colocação de prótese traqueal em pacientes entre 39 e 44 anos. Esse tipo de cirurgia é essencial para tratar obstruções ou estreitamentos na traqueia, condição que pode comprometer gravemente a respiração. O procedimento é indicado para casos como tumores, estenoses (estreitamentos), compressões externas ou outras doenças que afetam a passagem de ar. A técnica combina a precisão do broncoscópio rígido com a implantação de uma prótese, que mantém a traqueia aberta, restabelecendo a função respiratória.
A prótese utilizada, também conhecida como stent traqueal, é um dispositivo tubular feito de silicone ou metal. Ela é posicionada no interior da traqueia para mantê-la aberta, garantindo a passagem de ar em casos de estreitamento ou colapso. Sem essa intervenção, muitos pacientes enfrentariam dificuldades respiratórias graves, colocando suas vidas em risco.
Realizada por pneumologistas ou cirurgiões torácicos, a broncoscopia rígida com colocação de prótese traqueal pode salvar vidas, devolvendo a capacidade respiratória e melhorando a qualidade de vida de quem sofre com obstruções graves na traqueia.
Ampliação do atendimento
Os mutirões de cirurgias realizados no Hospital São João Batista (HSJB) visam ampliar o acesso a procedimentos cirúrgicos para os moradores de Volta Redonda. A iniciativa também busca liberar espaço na agenda durante a semana para cirurgias eletivas já agendadas e para os casos de emergência, uma vez que o HSJB é uma unidade de referência em pronto atendimento.
“O trabalho desses profissionais merece nossa gratidão. Ao dedicarem seu tempo nos finais de semana, eles ajudam muitos dos nossos moradores a recuperar sua qualidade de vida. Estão de parabéns”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.