Negociador do governo sírio abandona conversas de paz em Genebra

by Diário do Vale

Genebra – A delegação do governo da Síria abandonou nesta sexta-feira (1o) as conversas de paz conduzidas pela Organização das Nações Unidas em Genebra e informou que não irá voltar na próxima semana, a não ser que a oposição retire uma declaração exigindo que o atual presidente Bashar al-Assad não desempenhe nenhuma função em qualquer governo interino pós-guerra. A informação é da Reuters.

“Para nós, como uma delegação do governo, esta rodada terminou. Ele, como mediador, pode anunciar sua própria opinião”, disse o negociador-chefe do governo sírio, Bashar al-Ja’afari, após a manhã de conversas, se referindo ao mediador da ONU, Staffan de Mistura.

“Enquanto o outro lado mantiver a linguagem de Riad 2… não haverá progresso”, disse Ja’afari. Ele se referia à posição adotada por delegados da oposição síria em um encontro em Riad na semana passada, no qual mantiveram a demanda de que Assad seja excluído de qualquer governo de transição.

Ja’afari foi além, em entrevista à emissora al-Mayadeen [canal pan-arabista de tv por satélite baseado em Beirute, Líbano]: “Nós não podemos nos envolver em uma discussão séria em Genebra enquanto a declaração em Riad não for retirada”.

O enviado da ONU Staffan de Mistura expressou otimismo em relação ao impasse, dizendo em um comunicado que havia pedido para as delegações participarem de novas “conversas na próxima semana” e darem suas reações a 12 princípios políticos.

Pressionado sobre se a delegação do governo sírio iria retornar a Genebra na próxima semana, Ja’afari respondeu: “Damasco irá decidir”.

Havia uma expectativa de que a oposição síria pudesse suavizar sua postura antes das negociações desta semana em Genebra, em resposta aos avanços do governo do país no campo de batalha.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996