Volta Redonda – O prefeito Antonio Franciso Neto tem três opções na mesa para dar uma solução caseira para a Secretaria Municipal de Saúde, com a iminente saída de Maria da Conceição de Souza Rocha. O vice-prefeito e diretor-geral do Hospital São João Batista, Sebastião Faria, a chefe do Departamento de Informação, Programação e Avaliação (DIPA), Sheila Rodrigues, e a diretora-geral do Hospital do Retiro, Márcia Cury. O maior problema de Neto, no momento, é convencer um dos três aliados a assumir a Secretaria, acumulando a tarefa com as funções atuais. No dito popular, Neto não quer “cobrir um santo para descobrir outro”.
Faria e Sheila, por exemplo, não gostariam de deixar as atividades que estão exercendo no momento. Ao que tudo indica, Neto terá uma reunião com Márcia Cury na próxima semana para discutir o mesmo assunto. Para que Faria ou Sheila decidissem aceitar a secretaria, Neto teria de encontrar pessoas do mesmo calibre para áreas sensíveis da Saúde, como administrar o maior hospital da cidade. Ainda não se sabe o que Neto vai propor a Márcia, mas o nome dela é visto com bons olhos por muitos setores da administração pública pelo perfil aguerrido. Márcia, por exemplo, gosta de andar pela cidade e poderia fiscalizar com mais veemência as unidades espalhadas pelos bairros.
Outra possibilidade, ainda pouco ventilada, é Neto encontrar uma opção vinda de fora do governo, mas o prefeito ainda não iniciou este trabalho. Apesar das muitas especulações, o prefeito tem dito que ainda tem tempo e não vai se apressar a escolher o nome da pessoa que vai ocupar a secretaria a partir de 2025. “Quero fazer em Volta Redonda a melhor Saúde Pública do Brasil, trabalhar muito para isso. Desta forma, queremos que a pessoa escolhida entre para realmente compor este time. Quando entramos em 2021, nossos hospitais estavam fechando. Hoje, estamos ampliando os que temos e construindo novos hospitais. Os postos de saúde estão com médicos, vamos entregar a UPA, o SPA Conforto. Vem muita coisa boa por aí”, disse.
Enquanto na Saúde a decisão ainda passa por análise, o prefeito vai confirmando outros nomes que vão compor o governo, bem como a continuidade de grande parte do atual grupo que acompanhou entre 2021 e 2024. As novidades, por hora, são as criações das secretarias de Proteção e Defesa Animal e também da Juventude.
O que já se sabe sobre Secretariado de Volta Redonda
– Secretário de Fazenda segue o Vinícius Michel Arbach
– Secretário de Administração Cláudio Franco segue
– Secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda segue o Paulo Barenco
– Almir de Souza Rodrigues segue na COHAB
– Rafael Paiva segue na SECOM
– Secretaria de Esporte e Lazer segue a Rose Vilela
– Secretaria de Cultura segue o Anderson de Souza
– Secretaria Municipal de Ação Comunitária segue a Branca, com a sub Larissa Garcez
– Secretário de Proteção e Defesa Animal será o Paulinho AP
– Pastor Washington retorna à Secretaria da Pessoa Com Deficiência, a subsecretária dele segue sendo a Eliete
– Procurador Geral segue o Waldiney Alves, Danilo subprocurador
– Empresa de Processamento de Dados deve seguir o Edvaldo (Neto fez o convite durante a entrevista e vai fazer um diretamente com ele)
– Gabinete de Estratégia Governamental segue o Carlos Macedo
– Assessor Legislativo é o Temponi
– A Coordenadoria da Juventude, vai virar Secretaria da Juventude. O secretário e o subsecretário vão ser o Munirzinho (filho do Munir Neto) e o Serginho Loureiro
– Vai ser construída uma subprefeitura no bairro Santo Agostinho. Vampirinho vai ser o subprefeito na localidade. Atualmente ele atua como vereador, primeiro suplente no lugar do pastor Washington que voltou a Secretaria da Pessoa com Deficiência
– Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda (IPPU-VR), segue o presidente Abimailton Pratti