>
sábado, 6 de agosto de 2022 - 19:25 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Nova diretoria toma posse no Rotary Club de Barra Mansa Alvorada

Nova diretoria toma posse no Rotary Club de Barra Mansa Alvorada

Matéria publicada em 29 de junho de 2022, 15:11 horas

 


O Club também traz diversos projetos de temáticas variadas para a cidade

Barra Mansa – Nesta quinta-feira (30), a Sra. Dinah Ottoni Barbosa Maia toma posse como presidente para o período de 2022/2023 do Rotary Club de Barra Mansa Alvorada, a cerimônia será as 19:30. O presidente atual é o Sr. Bruno Volpe Maciel.

O Rotary Clube de Barra Mansa Alvorada completou 28 anos em abril e atualmente funciona na Casa do Rotariano no Ano Bom, atuando também como um Club de serviços.

O Club, além de estar presente nas mídias sociais, mantém a tradição de prestar serviços em diversas áreas como: saúde, educação, meio ambiente e inclusão. Atualmente seis projetos estão sendo executados pelo Club.

 

Projetos em andamento

 

Horta Caseira

Em implementação da segunda fase, esse projeto, tem como finalidade o desenvolvimento de hábitos saudáveis, como o hábito de plantar e colher os próprios alimentos. Além de serem uma ótima terapia para auxiliar no combate ao aumento de casos de depressão, esses hábitos podem trazer para a mesa alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e totalmente orgânicos. O projeto consiste em doar mudas e ensinar a plantar em casa, no espaço disponível. Após a posse da nova diretoria, o Club irá decidir um bairro da cidade para iniciar o processo de instrução sobre o plantio de diversas mudas e sementes como: alface, cebolinha, salsa, rúcula, jiló, pimenta, tomate, tomatinho, taioba, cenoura, pimentão, espinafre etc.

Foto: Divulgação.

Escolinha de Futebol Tupy F.C. em parceria com Rotary Clube Barra Mansa Alvorada

O projeto apresenta dois objetivos básicos: reduzir a evasão escolar e melhorar o rendimento dos alunos participantes do projeto. Além das aulas sobre as bases do futebol, também são servidos sucos e lanches após as atividades físicas. O projeto monitora o desempenho dos estudantes na rede pública de ensino.

Foto: Divulgação.

Papa-pilhas

O projeto apresenta dois aspectos principais: Educação e Preservação Ambiental. Inicialmente foram confeccionadas 14 Papa-pilhas, foram distribuídos em escolas, supermercados, lojas e na sede da Prefeitura de Barra Mansa. Através de uma parceria com o poder público, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ficou encarregada do recolhimento e descarte das pilhas e baterias, e encaminhá-las para uma empresa no Rio de Janeiro que faz a destinação correta. Ainda hoje o projeto continua funcionando e, no momento está sendo negociado com a Prefeitura da cidade a ampliação do projeto.

Foto: Divulgação.

Descarte Solidário

O projeto consiste em organizar e gerenciar a Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos e Pilhas no sistema de DRIVE THRU em um único dia na cidade de um Clube de Rotary proporcionando logística reversa e destinação correta dos resíduos. Foi desenvolvido pelo Co. Anderson Ferreira Oliveira Edvaldo Bastos do RC de Volta Redonda e tem sido aplicado em Barra Mansa, que atualmente está na sua 3ª edição. Todo o resíduo eletroeletrônico recolhido é transformado em renda que é entregue ao clube e destinado anualmente a uma instituição filantrópica da Cidade.

Foto: Divulgação.

Jovens Negros de Sucesso

É um projeto do Rotary em parceria com a Prefeitura de Barra Mansa, cujo objetivo é valorizar e apoiar as jovens lideranças Negras da cidade em seu desenvolvimento Educacional e Profissional. Trata-se de evento anual, que busca dar visibilidade para pessoas com liderança e iniciativa para serem exemplos para outros jovens.

Foto: Divulgação.

Preservação do Rio Barra Mansa

O projeto foi realizado inicialmente em 2021 com recuperação da cerca de todo o entorno da nascente do Rio Barra Mansa e com a reconstituição de cercas que foram feitas devido à necessidade de proteger a mata, ameaçada por invasão de gado de propriedades vizinhas. Porém, o local segue sendo inspecionado para que toda a manutenção realizada no ano passado seja mantida.

Foto: Divulgação.

 

Qualquer um que desejar conhecer ou contribuir com os projetos pode entrar em contato com o Club por meio das páginas no Facebook e Instagram.
https://www.facebook.com/RotaryClubedeBarraMansaAlvorada
https://www.instagram.com/rotaryclubbarramansaalvorada/


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document