Nova fase da Lava Jato investiga corrupção na Transpetro; alvo é um ex-gerente

by Diário do Vale

Brasil- A Polícia Federal (PF) cumpre nesta terça-feira (21) oito mandados de busca e apreensão, cinco de condução coercitiva e um de prisão temporária na 47ª fase da Lava Jato, chamada de Operação Sothis. Um dos alvos da ação é um ex-gerente da Transpetro, subsidiária da Petrobras, seus parentes e intermediários.

De acordo com o Ministério Publico Federal (MPF) no Paraná, eles são suspeitos de operacionalizar o recebimento de R$ 7 milhões de propinas pagas por empresa de engenharia, entre setembro de 2009 e março de 2014. As ações ocorrem em vários estados.

Segundo as investigações, o ex-gerente teria pedido, inicialmente, o pagamento de 1% do valor dos contratos da empresa com a Transpetro como propina, entretanto o acerto final ficou em 0,5%. “Esse valor foi pago mensalmente em benefício do Partido dos Trabalhadores (PT), de modo independente dos pagamentos feitos pela mesma empresa a pedido da presidência da Transpetro, e que eram redirecionados ao PMDB. O ex-gerente se desligou da subsidiária da Petrobras recentemente”, diz a nota divulgada pelo MPF .

A procuradora da República Jerusa Burmann Viecili disse que “nesse caso houve um dos esquemas mais rudimentares de lavagem de dinheiro da Lava Jato. A propina saía da conta bancária da empresa de engenharia para a conta bancária de empresa do filho, sem qualquer contrato ou justificativa para o repasse do dinheiro”.

Segundo a procuradora, além disso, estão sendo investigados contratos entre a empresa do filho, controlada de fato pelo ex-gerente, e a Transpetro, “o que pode indicar a inexistência ou falha grave de mecanismos de compliance”.

De acordo com a PF, o nome da operação é uma referência a uma das empresas investigadas, a Sirius. A estrela Sirius era chamada pelos egípcios de Sothis.

You may also like

3 comments

Jurandir 21 de novembro de 2017, 22:06h - 22:06

Os coxinhas enlouquecem com Lula liderando todas as pesquisas. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Brasil: Aguarde carregando.... 21 de novembro de 2017, 19:38h - 19:38

Basta ir na área de informática e pegar o notebook de dois analistas ( um deles se chama Andherson ojeda), lá vai encontrar um software de caixa dois completo que cobra as pessoas e transfere o calor para diversa d contas bancárias, é só a polícia querer que pega

guto 21 de novembro de 2017, 12:12h - 12:12

E o dinheiro ia para o PT, então acho que a Gleisi Hoffmam, presidente do partido, precisa informar o destino do dinheiro para o PT!
Agora, vocês imaginem o seguinte, esse dinheiro vai entrar na campanha eleitoral do ano que vem! Então imagina que o dinheiro do Petrolão. e a Transpetro faz parte desse grande esquema, não vai ter uma interferência direta no processo eleitoral no ano que vem?! Esse dinheiro está aqui no Brasil e fora, muitas vezes está em dinheiro ou em diamante, ou em ouro, depende das posições que eles colocaram!
Esse dinheiro estará na campanha de 2018 e maculará a campanha…. E por que?! Porque muitos políticos precisam do foro privilegiado senão vão para a cadeia!!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996