Nova UBM aponta oito estratégias para não perder o foco no segundo dia de prova do Enem

Pontuação do exame nacional é uma das formas de ingresso no centro universitário

by Lívia Nascimento

Imagem: Divulgação/Freepik

Sul Fluminense – No próximo domingo (12) acontece a segunda e última fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), momento crucial para estudantes de todo o Brasil que sonham em conquistar uma vaga na universidade.

No Sul Fluminense, quase 20 mil alunos se inscreveram para participar.
Nesta etapa, serão aplicadas 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza, a serem respondidas em cinco horas de prova.
A Nova UBM preparou um pequeno roteiro com oito dicas preciosas para manter a calma e o foco na hora do exame. Veja quais são:
1 – Não dê sorte ao azar: chegue cedo
Na primeira fase do Enem, centenas de alunos ficaram de fora ou por saírem muito tarde de casa ou por enfrentarem problemas no trânsito. Por isso, a dica é chegar o quanto antes no local da prova para evitar transtornos e correria.
2 – Otimize o tempo
Se você conhece bem o conteúdo da questão, dedique tempo a ela. Leia o enunciado com atenção e responda com calma. Lembre-se que, em Matemática, a maior parte das questões envolve o uso de regra de três e cálculos simples.
3 – Volte mais tarde
Demorando muito para responder uma questão? Fez e refez o cálculo, sem sucesso? Mantenha a calma, parta para a próxima e volte depois. Se der um ‘branco’, faça o mesmo.
4 – Comece pelas mais fáceis
Acertar apenas as questões mais difíceis e errar ou ignorar as mais fáceis não é uma boa estratégia. As provas do Enem são corrigidas pela metodologia de Teoria de Resposta ao Item (TRI) e são feitas de forma criteriosa. Por isso, comece pelas questões mais rápidas de responder e deixe as mais complexas para depois.
5 – Escolha primeiro a matéria na qual tem melhor desempenho
Se tem mais facilidade em Matemática, comece por este caderno da prova. A chance de desanimar com conteúdos com os quais você não tem tanta habilidade é bem menor. No início, foque sua energia no que sabe resolver.
6 – De olho no enunciado
Ter uma boa interpretação de texto, gráficos e tabelas é super importante e faz toda a diferença na hora de responder às questões. Responda de acordo com o pedido pelo enunciado e fique bastante atento às ‘pegadinhas’.
7 – Interpretação de texto
As questões da segunda fase do Enem são voltadas para a área de Exatas, mas é preciso prestar atenção aos textos – muitas perguntas têm contextos em situações-problema, o que torna um olhar mais cuidadoso imprescindível. Todas as informações necessárias para fazer os cálculos estão no texto.
8 – Dê uma pausa
Faça uma pausa durante a prova se estiver cansado. Feche os olhos por alguns instantes e respire fundo para relaxar o corpo e a mente. É melhor gastar uns minutinhos se recuperando do cansaço do que errar por falta de atenção. Aproveite para beber água, ir ao banheiro ou comer alguma coisa.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996