Novo calendário de vacinação contra Covid-19 é definido em Resende

Por Diário do Vale

O novo cronograma de imunização contra a doença, será executado nas unidades de saúde do município -Foto: Raimundo Brasil(PMR).

Resende- A Prefeitura de Resende já definiu o seu novo calendário de vacinação contra a Covid-19 e iniciará a aplicação da segunda dose em diversos grupos entre os dias 2 e 6 de agosto, conforme calendário definido pela Secretaria Municipal de Saúde.

O novo cronograma de imunização contra a doença, com início previsto para segunda-feira, dia 2 de agosto, será executado nas unidades de saúde do município.

De acordo com a secretaria de saúde, as pessoas que são cobertas pela Estratégia Saúde da Família (ESF), deverão comparecer aos postos de saúde de referência (onde moram), sem necessidade de agendamento, das 8h ao meio-dia.

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, destacou que o município segue com o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, respeitando os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Ele destacou que o novo calendário será direcionado para completar a cobertura vacinal de vários grupos, aplicando a segunda dose recomendada para a obtenção da eficácia máxima.

— O Plano Municipal de Vacinação continua e, até o dia 29 de julho,105.293 doses já haviam sido aplicadas em Resende, sendo 75.607correspondentes à primeira dose e dose única. Visando completar a eficácia total das vacinas, as equipes de saúde estarão mobilizadas de 2 a 6 de agosto para a aplicação da segunda dose em vários públicos. Estas pessoas deverão seguir até os postos de referência (onde residem), sem necessidade de agendamento, munidas de documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência, cartão de vacinação adquirido na primeira dose e cartão do SUS (quem tiver). Portanto, quem já tomou a primeira dose da vacina anticovid deve ficar atento para não perder a data da segunda aplicação, registrada no cartão de vacinação. Para esquematizar as próximas etapas de aplicação da primeira dose, estamos aguardando a chegada de novas remessas de vacinas, que são entregues pelo governo federal. Vale destacar que a pandemia não acabou e, mesmo após a vacinação, todos devem continuar respeitando os protocolos de segurança sanitária, tais como: uso de máscaras de proteção; higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%; e distanciamento social adequado – explica.

Cronograma

Nesta segunda-feira, dia 2 de agosto, entre 8h e 12h, as pessoas entre 55 e 52 anos de idade com comorbidades, transtorno do espectro autista e Síndrome de Down, além de gestantes e puérperas, receberão a segunda dose nos postos de saúde de sua referência. Estes grupos foram vacinados com a primeira dose da AstraZeneca/Oxford no dia 10 de maio.

Na terça-feira, dia 3 de agosto, das 8h ao meio-dia, as pessoas entre 51 e 48 anos de idade com comorbidades, transtorno do espectro autista e Síndrome de Down receberão a segunda dose nas unidades de saúde de sua referência. Este público-alvo teve a primeira dose da AstraZeneca/Oxford aplicada no dia 11 de maio. No mesmo dia, a população geral acima de 39 anos de idade será imunizada com a segunda dose da Coronavac nos seguintes postos: Unidade de Saúde da Família (USF) Fazenda da Barra III; USF Grande Alegria; USF Itapuca; USF Liberdade; e USF Centro. Estas pessoas a partir de 39 anos receberam a primeira dose no dia 13 de julho.

Na quarta-feira, dia 4 de agosto, das 8h às 12h, as pessoas entre 47 e 44 anos de idade com comorbidades, transtorno do espectro autista e Síndrome de Down receberão a segunda dose nas unidades de saúde de sua referência. Este público-alvo teve a primeira dose da AstraZeneca/Oxford aplicada no dia 12de maio.

Na quinta-feira, dia 5 de agosto, as pessoas entre 43 e 40 anos de idade com comorbidades, transtorno do espectro autista e Síndrome de Down receberão a segunda dose nas unidades de saúde de sua referência. Este público-alvo teve a primeira dose da AstraZeneca/Oxford aplicada no dia 13de maio.

Na sexta-feira, dia 6de agosto, as pessoas entre 55e 40 anos de idade com comorbidades, transtorno do espectro autista e Síndrome de Down receberão a segunda dose nas unidades de saúde de sua referência. Este público-alvo teve a primeira dose da AstraZeneca/Oxford aplicada no dia 14de maio.

O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, lembrou como está o processo de vacinação em Resende. “Vale frisar que o cadastro no site institucional da Prefeitura de Resende continua aberto para a população geral a partir de 30 anos, que reside fora da área de cobertura da ESF. A resposta do cadastro com o agendamento para a imunização contra a Covid-19 deve ser aguardada, lembrando que a confirmação não ocorre de imediato em razão da relação de pessoas com a faixa etária existente e o número de doses da vacina disponibilizadas, gradualmente, pelo governo federal. As pessoas com menos de 30 anos de idade devem aguardar a abertura do cadastro para a faixa etária correspondente. Em regra, os moradores, que possuem cobertura da Estratégia Saúde da Família, não precisam se cadastrar. Este público deve esperar a divulgação da sua faixa etária para se dirigir ao posto de saúde”, frisa, reforçando que o calendário de vacinação contra a Covid-19, divulgado toda semana, está sujeito a mudanças com a chegada de novas doses.

 

 

 

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996