Novo comandante do CBMERJ toma posse no Rio

by ana Calderone

Tomou posse nesta quinta-feira (12), no Rio, o novo secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral dos Bombeiros, coronel Tarciso Antônio de Salles Junior. Com mais de 20 anos de atuação na corporação, o coronel foi, até recentemente, corregedor-geral da Secretaria de Saúde.
***
Ele também já ocupou o cargo de corregedor do Corpo de Bombeiros (2019-2020) e comandou o antigo 25º GBM, na Gávea. Em 2021, atuou como secretário municipal de Proteção e Defesa Civil de Magé e, de 2010 a 2015, presidiu a Comissão Disciplinar Permanente da Corregedoria-Geral Unificada (CGU) da Secretaria de Segurança.
***
“Agradeço ao governador Cláudio Castro pela confiança e reafirmo meu compromisso com os militares, com o avanço tecnológico da corporação e, principalmente, com a segurança da população fluminense”, afirmou o novo secretário.
***
Na ocasião, o Governo do Estado formou também 500 novos bombeiros. Entre os formados estão 230 soldados condutores e operadores de viaturas, 150 soldados operadores de embarcações de resgate e 100 sargentos músicos. As cerimônias de formatura ocorreram no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Guadalupe, após oito meses de intensos treinamentos. O curso incluiu disciplinas como combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e ordem unida, além de instruções específicas para cada especialidade.

Sine em Angra
A deputada estadual Célia Jordão (PL) solicitou ao governador Cláudio Castro (PL) a implantação de uma unidade do Sistema Nacional de Emprego (SINE) no município de Angra dos Reis. O objetivo, segundo a parlamentar, é aumentar a inclusão social por meio do emprego. Com a Indicação Nº 3408/2024, a deputada pede ao governador, junto à Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, a criação da nova unidade. “A implantação da unidade SINE é fundamental para auxiliar o cidadão a ter um bom lugar no mercado de trabalho. Diante disso, será possível promover a orientação profissional e intermediação entre o empregado e empregador que buscam por oportunidade e mão de obra, respectivamente”, afirmou.
Concurso dos Correios I
Os Correios anunciaram nessa quarta-feira (11) a banca selecionada para a realização do concurso público da estatal. O processo de seleção foi vencido pelo Instituto Brasileiro de Formação e Captação (IBFC). O concurso terá dois editais: um para nível médio (cargo agente de Correios) e outro para nível superior (cargo analista de Correios).
Concurso dos Correios II
Serão 3.469 vagas, sendo 3.099 para nível médio e 369 para nível superior. O salário inicial para agente de Correios é de R$ 2.429,26 e para analista de Correios, de R$ 6.872,48. Mais informações sobre o concurso, incluindo as localidades de aplicação de prova, serão divulgadas na publicação do edital, ainda neste mês de setembro. A expectativa é que as contratações sejam iniciadas neste ano. Do total de vagas de cada edital, 20% são reservadas a candidatos negros e 10% a pessoas com deficiência.
Concurso dos Correios III
A prova para o cargo de agente de Correios será objetiva, de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório. Já a prova para analista de Correios, também de caráter eliminatório e classificatório, será objetiva, de conhecimentos gerais e específicos, e discursiva, que consistirá em redação de texto dissertativo.
Prontuários médicos I
Pacientes que estiverem internados em unidades de saúde públicas ou privadas poderão solicitar, a qualquer momento, a confecção de imagens ou digitalização do conteúdo do prontuário médico, sem que seja necessário expor motivações ou justificativas prévias. Os pedidos poderão ser realizados pelos acompanhantes, cônjuges ou familiar responsável. A determinação é do Projeto de Lei 2.675/23, de autoria do deputado Carlos Minc (PSB), que a Alerj aprovou nesta quinta-feira (12), em primeira discussão. A proposta ainda deve passar por segunda votação.
Prontuários médicos II
Ainda segundo o projeto, as unidades de saúde públicas ou privadas deverão fornecer, em até cinco dias corridos após a solicitação dos pacientes ou representantes legais, uma cópia do prontuário médico de atendimento completo. Quando se tratar de informação do paciente não elaborada em papel, tais como películas de radiografias, documento digital e outros, o prazo para entrega é de, no máximo, dois dias úteis, contados a partir da data do protocolo do pedido.
Prontuários médicos III
Além do prontuário completo, os estabelecimentos poderão ter que disponibilizar acesso a um miniprontuário sobre o atendimento assim houver alta ou liberação do paciente. As informações do prontuário médico poderão ser disponibilizadas a pessoa diversa do paciente ou seu representante legal, desde que autorizada por escrito pelo mesmo.
É vedada a cobrança de taxa de serviço para a disponibilização do prontuário, ficando facultada a cobrança unicamente para cobrir os custos da realização de cópias dos documentos solicitados.

 

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996