Novo fluxo de proteção à mulher é criado em Barra Mansa

Por Diário do Vale

Reunião visa fortalecer rede de assistência às vítimas de violência
(Foto: Paulo Dimas- Secom PMBM)

Barra Mansa- O Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Barra Mansa (Creas) sediou uma reunião, na tarde desta quinta-feira (19), com a rede de combate a violência contra a mulher. Para debater questões que visam melhorar esses atendimentos, foi criado um novo fluxo de apoio, que busca fortalecer o sistema que envolve a equipe do Centro, Patrulha da Mulher, Delegacia de Polícia e Defensoria Pública.

A partir da reunião, o fluxo de atendimento contra a violação dos direitos das mulheres será através do encaminhamento da Patrulha da Mulher. Se houver caso de agressão física, a vítima será encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou para a Santa Casa de Misericórdia, posteriormente para a 90ª Delegacia de Polícia de Barra Mansa e ao Creas.

Em caso de violência sexual, a vítima será encaminhada para o Hospital da Mulher, em seguida para a 90ª Delegacia de Polícia e ao Creas. Violência patrimonial, psicológica ou ameaça, o encaminhamento é feito para a Defensoria Pública e Promotoria.

De acordo com o coordenador do Creas de Barra Mansa, Célio Carlos de Oliveira, a reunião foi uma ótima oportunidade de mostrar à população que o município conta com uma rede de atendimento à mulher em situação de violência doméstica que funciona e vem colhendo bons resultados.

– Esse é um trabalho em equipe, que tem mostrado bons resultados. Nosso objetivo é que esse encontro aconteça bimestralmente, para que apresentemos os avanços e troca de informações – explicou.

Desde sua implantação, a Patrulha da Mulher vem trabalhando de modo ativo em casos de violência doméstica. Para uma das idealizadoras do projeto, Priscila Rocha, o trabalho da rede é extremamente importante para o município.

– Nós trabalhamos diretamente com mulheres na situação de violência. Nosso trabalho vai além de encaminhar e locomover para hospitais, delegacia ou IML. Somos capacitados para fazer esse primeiro atendimento e, posteriormente, entregar um formulário de preenchimento ao Creas – contou, acrescentando que a Patrulha da Mulher funciona de 07h às 19h de segunda a sexta-feira.

O chefe do setor de inteligência da 90ª Delegacia de Polícia de Barra Mansa, Alexandre Ribeiro, também participou da reunião e garantiu que as Polícias Civil e Militar estão trabalhando para que essa rede seja mantida da melhor forma.

– Vamos continuar avançando em políticas de segurança no município. Destaco que, atualmente, Barra Mansa conta com uma rede de atendimento excelente e a nossa meta é avançar mais ainda – frisou.

Representando a Defensoria Pública, esteve presente a Dr. Andrea Sá. Ela explicou que a Promotoria, em casos de violência doméstica, atua em conjunto ao Ministério Público, de modo a conseguir uma medida protetiva à vítima.

– Entendemos que o ambiente da delegacia pode ser considerado hostil por muitas mulheres, devido a quantidade de atendimentos que são realizados. Além de ajudar a diminuir o fluxo desses atendimentos, evitamos o constrangimento da mulher em relatar a sua situação. A partir do ponto em que colhemos seu depoimento e averiguamos o caso, solicitamos ao Ministério Público a ordem de restrição – disse a defensora.

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996