Novo resgate para Grécia pode chegar a 25 bilhões de euros ao setor bancário

by Diário do Vale

Atenas – Um novo resgate para a Grécia poderá incluir entre 10 e 25 bilhões de euros para o setor bancário grego, segundo um documento do Eurogrupo transmitido neste domingo aos líderes da zona euro.

O terceiro programa de ajuda solicitado pela Grécia poderá elevar o socorro para 86 bilhões de euros, segundo as necessidades financeiras estimadas pelo Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e pela Comissão Europeia.

Deste valor, parte importante será destinada ao setor financeiro, num total estimado entre 10 a 25 bilhões de euros para fazer face à necessidade de recapitalizar os bancos gregos ou mesmo custos de eventuais falências.

O sistema bancário grego, que já era frágil, piorou com o agravamento da situação no país, diante do impasse das negociações entre Atenas e os credores e a significativa saída de depósitos. Para impedir uma maior ‘sangria’, os bancos gregos estão fechados desde 28 de junho e os saques bancários estão limitados a 60 euros por dia.

O dinheiro necessário para resgatar os bancos gregos, no âmbito de um terceiro resgate, também vai depender do tempo que levar para se chegar a um acordo.

O documento cita a importância de uma decisão rápida. “O Eurogrupo está consciente de que uma decisão rápida sobre um novo programa é condição para permitir aos bancos reabrirem as portas”, diz o documento que também menciona que a rapidez dessa decisão será fundamental para evitar que o financiamento total do novo resgate seja ainda mais alto do que os cerca de 80 bilhões de euros.

Reuniões paralelas

Depois da reunião do Eurogrupo realizada entre sábado e domingo, o assunto Grécia passou para o nível de chefes de Estado e de Governo, reunidos neste momento em Bruxelas em uma cúpula extraordinária da zona euro. O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse, em Bruxelas, na Bélgica, que lutará “até ao último milésimo de segundo” para se chegar a um acordo que mantenha a Grécia na Zona Euro.

“Lutarei até ao último milésimo de segundo por um acordo e espero que cheguemos a um entendimento”, disse Juncker na entrada da reunião dos líderes do bloco. Os ministros das Finanças da Zona do Euro retomaram na tarde de hoje, horário local (manhã no Brasil), encontro que discute um terceiro programa de assistência à Grécia.

Após sucessivos fracassos nas negociações em torno do refinanciamento da dívida, os líderes do bloco europeu têm manifestado pouco otimismo em relação a um acordo. Há posições divergentes entre os países, sendo esperado que saiam pedidos de implementação de reformas concretas à Grécia. As reformas que devem ser sugeridas pela União Europeia poderão ser analisadas pelo Parlamento grego já nesta semana e discutidas na cúpula da Zona Euro.

Em meio às discussões para a solução da crise grega, a agência de classificação de risco Moody’s considera que a evolução do destino da Grécia não vai implicar em uma queda na classificação de risco (rating) dos bancos dos países periféricos, mas alerta que a situação é volátil e pode mudar rapidamente.

Em nota de análise sobre a situação grega, analistas de uma das maiores agências de rating do mundo dizem que esperam “para já” que o impacto de qualquer instabilidade adicional nos bancos dos países periféricos europeus – Itália, Espanha, Portugal e Irlanda – se mantenha relativamente contido e não implique uma ação imediata na colocação do país.

Na nota, assinada pelo diretor do departamento de análise bancária, Nick Hill, a Moody’s acrescenta que a situação é “altamente política e continua fluida” e que, por isso, a análise pode mudar rapidamente.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996