domingo, 12 de julho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / O Brasil tem grande possibilidade de recuperação, afirma FHC

O Brasil tem grande possibilidade de recuperação, afirma FHC

Matéria publicada em 26 de junho de 2020, 19:44 horas

 


Ex-presidente também não descarta que a democracia brasileira se torne “menos eficaz” – Foto: Tânia Rêgo/Arquivo

São Paulo – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso avaliou que o Brasil apresenta fatores positivos para a superação econômica da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, mas ressalvou que, com sorte, levará dois ou três anos para que o País retorne a níveis anteriores à crise causada pela emergência sanitária. “E vai levar mais tempo se não atuarmos contra a epidemia e se perdermos a esperança. Essa é a função principal de quem está no comando”, completou o ex-presidente.
“Temos mão-de-obra, que vai ficar sem emprego, abundante e trabalhadora, temos capacidade empresarial e temos alguns setores nos quais podemos atuar e que vão continuar com epidemia ou sem epidemia porque são necessários”, disse FHC. Entre as atividades, o ex-presidente citou a participação do agronegócio e do setor financeiro.
Fernando Henrique defendeu também atenção aos gastos públicos. “É claro que nesse momento de aflição as regras de controle fiscal diminuem, então pode haver um descontrole. Você tem que sempre ter presente que é preciso ao mesmo tempo olhar com atenção o custo de tudo isso, que será elevado. Esse custo vai se traduzir em impostos, e, no Brasil, o imposto quem paga é geralmente mais o mais pobre que o mais rico”, afirmou o ex-presidente.
FHC ainda disse que “a dívida do Brasil é grande e vai aumentar”, mas defendeu que o aumento do débito seja feito através do endividamento interno. O ex-presidente participou nesta quinta-feira, 25, de transmissão ao vivo promovida pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) de Ribeirão Preto (SP).

Bolsonaro
Fernando Henrique Cardoso defendeu que o atual presidente da República, Jair Bolsonaro, exerça um papel de diálogo e de liderança durante a pandemia do novo coronavírus. “Eu acho que nosso presidente (Jair Bolsonaro) precisa ser menos afoito. Eu entendo a aflição dele”, afirmou o ex-presidente.
Segundo FHC, “o fato do Supremo Tribunal Federal ter decidido que a responsabilidade é dos governadores, e dos prefeitos em certas matérias, não elimina que a responsabilidade política de quem vai pagar o preço maior é de quem está no comando geral da nação”.
Criticado pela condução do combate ao vírus, Bolsonaro tem respondido com ataques a governadores e prefeitos, uma vez que o STF decidiu por garantir a autonomia dos entes federativos em decisões de saúde pública como medidas de isolamento social e fechamento do comércio.
O ex-presidente também não descarta que a democracia brasileira se torne “menos eficaz”. “Não acho que seja uma palavra de ordem razoável aspirar ao impeachment. Tem que se buscar o bom governo”, declarou. “Quando acontece uma coisa como agora, uma pandemia desse tipo mais uma crise econômica, os outros Poderes passam a ter peso. Não quer dizer que estão invadindo a área do Executivo – eventualmente invadem -, mas é porque o Executivo não está assumindo a direção”, defendeu o ex-presidente.
Por Pedro Caramuru


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

31 comentários

  1. Avatar
    Cidadão de Volta Redonda

    A maioria dos brasileiros não suporta mais governos sem resultados e que colocam em risco a democracia. Estão de saco cheio!

  2. Avatar
    Capeta da grota do Santa cruz

    Um dos culpados pelo fracasso do Brasil e esse senhor citado na materia. …

  3. Avatar
    Ricardo Grant de Assis

    A Questão da pandemia virou uma questão política. Os governadores e prefeitos contrários ideologicamente ao presidente fizeram o contrário o que ele tinha dito no início. Pararam a economia e não ofereceram hidroxicloroquina. Por isto serão responsabilizados por milhares de mortos, tanto pelo lado da doença, como pelo lado do desemprego.

  4. Avatar

    Povo não aprende que politico é tudo igual ,tudo farinha do mesmo saco,500 anos somos enganados ,Brasil sempre foi e será explorado ,saqueado,mas o povo gosta de ” pão e circo “,um povo ignorante ,analfabeto,mas culpo esses malditos políticos por todo mal que aqui jaz !

  5. Avatar

    A privatização foi tão boa para o Brasil, que antes a CSN dava prejuízo, estava sempre no vermelho, hoje está sempre no azul! Ainda bem que a Cicuta ficou nas mãos da CSN, senão hoje teríamos loteamentos CICUTA I; CICUTA II; Vivendas da Cicuta; Jardim Cicuta I: Jardim Cicuta II; etc.. e não teríamos mais nenhuma árvore, nenhum macaquinho, nenhum tatu, nenhuma anta, etc…
    Telefone era coisa de rico, quem tinha telefone colocava no testamento para filhos e descendentes, hoje, até criminosos desempregados tem dois ou mais telefones, além do mais temos internet até para aqueles que criticam a privatização, como vemos em alguns comentários abaixo!
    Estatizar é coisa de fascista, pois o capitalista quer privatizar tudo, fazer tudo funcionar e deixar a competição funcionar na sociedade brasileira!
    Na Itália fascista era proibido privatizar, tudo era do Estado! Nós não estamos numa sociedade facista, somos um país capitalista, temos que defender a privatização de tudo! Basta lembrar que quando nosso sitema ferroviário era privatizado tudo funcionava maravilhosamente, tínhamos trem correndo pelo país inteiro, bastou o Paulo Maluf privatizar o sistema ferroviário e tudo acabou!!!
    O que dizer dos comentaristas fascistas do D.V que querem que tudo pertença ao Estado Brasileiro?!!
    Como diria o jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”…

    • Avatar

      Gugu no seu currículo Lattes tem doutorado igual ao ministro da educação do bozo que já matou 60 mil e em agosto terá matado 100 mil brasileiros ? Tá muito feio perder tempo defender o bozo e ficar repetindo essa balela de comunismo.

    • Avatar

      Vou chamar alguns moradores de Brumadinho para você fazer uma palestra sobre as maravilhas da privatização

      Topa ???

    • Avatar
      CARLOS MAGNO DE OLIVEIRA

      Guto, a CSN passou a ter lucros após o governo enxugar a empresa oara entregar lucrativa para a iniciada privada, a CSN era um cabide de empregos para políticos da direita e as vendas de aço beneficiavam principalmente distribuidores e benediciadores do aço destinados a empresas estrangeiras, estes após a atuação de enxugamento da CSN foram vencedores do leilão e no ano seguinte como já esperado obtiveram lucro líquido quase no valor da aquisição da empresa, tanto que 3 anos depois o mesmo grupo comprou (Ganhou) a Vale do Rio Doce que é uma das maiores Mineradoras de minérios e ouro do mundo. Atrás de todas estas operações existem países dominadores de nossa economia e que a décadas também manipulam nossos corruptos políticos que se vendem e são os responsáveis pelos entreguismos que destroem nossa nação.
      Infelizmente temos muitos que por serem ignorantes não conhecem a verdadeira triste realidade desta nação e continuam a defender os hipócritas e psicopatas que infestam os poderes deste país.

  6. Avatar
    CARLOS MAGNO DE OLIVEIRA

    Este crápula deveria estar preso por crimes de lesa-pátria e ter sido financiado pela CIA e Fundação Ford para parte do grupo de entreguistas que submissos destruidores da economia brasileira.

    • Avatar

      Se você não oferece documentos comprovando a participação da CIA e da Fundação Ford, você está cometendo o crime da divulgação de fake news e poderá ser preso pelo STF!

    • Avatar
      CARLOS MAGNO DE OLIVEIRA

      Guto, procure estudar mais e irá conhecer quem são os inimigos do brasil.

    • Avatar

      Guto passando pano em Fernando Henrique Cardoso

      Quem diria ?

      Isso é prós leitores verem quão baixo uma pessoa pode ir , para defender sua ideologia

      Que nojo

  7. Avatar

    Kkkkkkkkkkk Esse aí quando saiu do governo deixou terra arrasada.

  8. Avatar

    Esse hipócrita entregou a Vale do Rio Doce por menos de 20% do seu valor, as Siderúrgicas ( Açominas, CSN, Usiminas, etc…) por 10% de seu valor, as empresas de telefonia, idem, e assim quase todas as empresas estatais . Foi o maior roubo da história desse país, beneficiando o capital internacional e deixando o povo à mingua, muitos sem emprego. Trabalhei numa delas e participei do processo. Antes de privatizar, a empresa estava dando lucro, após ser saneada e acabarem com a influência de políticos que, dentre outras mazelas, criavam empresas para fornecerem material superfaturado, empregavam apadrinhados, etc. Aqui, além de doarem a CSN para um capitalista falido, entregaram também as terras da cidade. Foi o mesmo que doar uma vaca que estava com carrapatos. Foi uma privataria só. E tem otário que aplaude, como hiena, que come merda e sorri.

  9. Avatar
    Cidadão de Volta Redonda

    No Brasil saímos do forno, mas parece que caímos na fornalha. O povo sofre muito nas mãos de políticos incapacitados. Temos opção do parlamentarismo, que poderia ser ajustado à nossa realidade. Com esse sistema um presidente teria menos poder e poderia ser removidos com mais segurança e facilidade pelo parlamento, caso houvesse uma insatisfação geral sobre sua gestão. Esse tema deveria ser apresentado logo para a reflexão popular.

  10. Avatar
    Cidadão consciente.

    A história não será apagada .Esse aí é um lesa pátria, entreguista, fatiou como pizza e deu as riquezas do país ( a Vale, CSN e a cidade de Volta Redonda, outras siderúrgicas, telefonia, energia,etc…).Quando fala em o país se recuperar, não se refere ao povo adquirir poder de compra, melhoria de vida, mas aos lucros do alto empresariado. Nunca combateu a ditadura militar, nunca foi perseguido,se exilou por conta própria. Enganou o povão, descumprindo promessa de campanha da reeleição, desvalorizando nossa moeda 1 dia após ser reeleito, quebrando muitos pequenos empresários.Quando deixou o governo, o PIB estava baixo e a a quantidade de desempregados era altíssima, a mesma da que tínhamos antes da pandemia. Governou para as elites. Ao contrário dos governos Lula, o melhor presidente da história do país : PIB elevado e desemprego praticamente zerado. Nunca mais o povo brasileiro,em especial os mais humildes, viverá tão bem como viveu nos governos do grande líder “barbudo”, reconhecido e respeitado internacionalmente .

    • Avatar
      cada uma que aparece!

      Não funcionava, era cabides de emprego, por isso foi tudo privatizado…acho bom a privatização, pois só assim pra fazer as empresas darem lucro. Pra mim tudo deveria ser privatizado até mesmo a saúde.
      Agora com o país no fundo do poço o que se vê a luz, só espero que não esteja tão longe.

  11. Avatar

    E CHAMA A DILMA OU O MOLUSCO CACHACEIRO KKKK

  12. Avatar

    Pois é minha filha o PRESIDENTE que vc chama de BOZO foi eleito Democraticamente pelo povo por badalado meus do que CINQUENTA E OITO MILHÕES DE VOTOS. Isso tem que ser RESPEITADO. Ele tem muitos defeitos mas VOCÊ aponta aí um ROUBO práticado Por ELE. Vc e.outros mais VÃO TER QUE ENGOLIR.Vai chorar na cama.

    • Avatar

      Quando a Polícia Federal tiver autonomia para investigar, surgirão os grandes roubos.
      E mais, durante os muitos anos em que o seu Bozo foi deputado, era atribuição dele investigar os tais roubos e não se aliar a Dilma em 2014. Sim, o PP, do qual ele fazia parte, era da coligação com o PT em 2014.

    • Avatar

      Roubo ? Pra que ?

      1. Arriou as calças pro centrão, que tanto criticava

      2. Está comemorando foto privilegiado do filho, que tanto criticava

      3. Só pensa em reeleição, que tanto criticava

      Roubo ???????

  13. Avatar

    A verdade é uma só:Só cego não vê que o plano era vender tudo e embolsar. Só que deu errado, e estamos pagando o preço de muitos terem votado em um genocida que nunca teve planos coerentes para o país. Somente prega destruição e caos!O Queiróz é a prova viva e muitos ainda não acreditam!Aí já é empatia por falta de caráter e todas outras qualificações que sabemos que esse senhor e todos do grupo não possuem.Se livrar desse mal é possível porém o brasileiro acredita mais nos pastores do que a realidade.

  14. Avatar

    Por que não te calas?
    Pegue um pijama, e vai tratar dos seus cachorros. A quem interessa sua opinião?;

    • Avatar

      Ele é escritor, já foi colunista de jornal e faz parte do trabalho dele dar opiniões, afinal, por enquanto estamos em uma democracia e todos podem opinar, inclusive nós.
      Mas cuidado, quando o direito dele de opinar for cortado, o seu também será. Lembre-se disso.

    • Avatar

      Sua educação e respeito onde você deixou ou nunca teve?É berço que se fala né!

  15. Avatar

    Falou o rei da privatização a preço de banana com direito a 75% de uma cidade junto.

  16. Avatar

    FHC foi um grande presidente que fez o Plano Real e a Lei da Responsabilidade Fiscal, mesmo com a oposição irresponsável e criminosa do PT, que votou contra esses planos!
    Se o candidato do FHC, José Serra, tivesse ganhado do Lula em 2002 não teríamos tido o Maior Esquema de Corrupção do Mundo aqui no Brasil e o país não passaria pela sua Maior Crise Econômica no triênio 2014, 2015 e 2016 quando o PIB ficou negativo numa época em que todos os países do mundo cresciam e não havia nem pandemia!
    A maior praga que tivemos não foi o Covid-19, mas o desgoverno petista que durou de 2002 até 2016, destruindo grande parte das conquistas econômicas que FHC tinha feito e desviando bilhões de reais do BRasil para ditaduras da América Latina e da África!
    O que dizer do PT que votou contra o Plano REal, contra a Constituição de 88 e contra o a Lei da responsabilidade fiscal, planos que só fizeram bem para o Brasil?!
    Como diria o jornalista Boris Casoy:”Isso é uma vergonha!”…

    • Avatar

      Mirian Leitão do DV, continua brigando com os números. Leia sobre a Privataria Tucana e pare de nos encher com sua ladainha de Boris Casoy. A opinião desse subserviente entreguista só engana indignados como você , que com esse sentimento antipetista nos levou para a situação atual, onde uma famiglia de milicianos nos impõem somente desmoralização e prejuizos incalculáveis para o nosso pais. Já está na hora de arrumar outras desculpas.

    • Avatar

      Marcelo Bretas gênio

      Isso deve ser um bitolado que vive à base de Rivotril procurando comunistas debaixo da cama e dentro da geladeira

      Não passa de um coitado, um zumbi perdido vagando sobre a terra

      Na segunda metade de 2020 o cara vem me defender FHC, o rei do escândalo da BRASIF ( que o bitolado nunca deve ter escutado falar ) porque passa o dia abrindo o açucareiro e olhando embaixo do sofá pra ver se tem comunista em casa.

      É o tipo de pessoa que não acrescenta em nada pro Brasil. No momento em que cantar pra subir, vão ter uns 2 outros amigos bitolados no velório e olhe lá.

  17. Avatar

    É claro que o Brasil tem jeito: despachem o Bozo e sua familicia para a terra do Trump.

    • Avatar

      Ainda temos um grupo que o defende!Porém não é por questões políticas e sim afinidade de caráter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document