O cinema vai para a Lua

by Diário do Vale

Jorge Luiz Calife

A nave que não pousou na Lua

Daqui a vinte dias o pouso da Apollo 11 completa 50 anos. O cinema vem sonhando com viagens a Lua desde a década de 1920, quando o cineasta alemão Fritz Lang filmou “A mulher na Lua” com o apoio do cientista Herman Oberth. Mas os filmes sobre viagens espaciais só ficaram realistas depois que os homens foram realmente no espaço. Um clássico do gênero é o “2001: Uma odisseia no espaço” do cineasta Stanley Kubrick, que mostra o futuro da colonização do espaço como se imaginava na década de 1960. Embora o tema do filme seja uma viagem ao planeta Júpiter, ele faz uma parada na Lua mostrando uma cidade espacial com 1500 moradores na cratera de Clavius.

“2001” contou com o apoio de cientistas da agência espacial americana e até os russos forneceram fotos da superfície lunar para ajudar na produção. O filme chegou aos cinemas em abril de 1968, pouco mais de um ano antes do verdadeiro pouso lunar. Apesar de todo o esforço da produção não foi possível acertar em todos os detalhes. Na vida real as montanhas lunares se revelaram muito menos escarpadas do que no filme. E os astronautas do 2001 andam na Lua como se estivessem na gravidade da Terra.

Futuro: A cidade lunar de “2001”

O cinema levou três décadas para fazer outro filme sobre viagem a Lua, mas quando “Apollo 13” chegou aos cinemas, em 1995, o diretor Ron Howard já contava com todo o material fornecido pelas seis missões Apollo que estiveram na Lua entre 1969 e 1972. O filme estrelado pelo Tom Hanks recria a única missão que não conseguiu pousar na Lua. Os astronautas apenas deram uma volta em torno da Lua e ficaram o tempo todo dentro do módulo lunar Aquarius da Apollo.

Mas o diretor não resistiu e mostrou uma cena de caminhada lunar tirada da imaginação do astronauta James Lovell. Usando o famoso traje lunar A7L, Tom Hanks anda saltitando pela superfície lunar. O efeito da gravidade de um sexto sendo conseguido através de fios digitalmente removidos. O elenco também experimentou a microgravidade real voando a bordo de um Boeing KC-135 que cria a ausência de peso voando em uma trajetória parabólica.

A missão real da Apollo 11 inspirou a fantasia dos “Transformers: O lado oculto da Lua”, de 2011. Que imagina os astronautas explorando uma nave extraterrestre caída no lado oculto da Lua. Os trajes lunares e a baixa gravidade foram reproduzidos com perfeição, mas o filme comete o erro comum de imaginar a superfície lunar muito mais acidentada do que ela é realmente. Sem falar que a Apollo 11 desceu no lado visível da Lua, não no lado oculto onde a comunicação com a Terra seria impossível.

A morte do astronauta Neil Armstrong, comandante da Apollo 11, em 2012 levou o diretor Damien Chazele a filmar “O Primeiro Homem”. Filme que reconstitui os momentos mais marcantes da carreira do astronauta, o que inclui, é claro, o pouso lunar da Apollo 11 e a caminhada de Armstrong e do seu colega Edwin Aldrin pela superfície lunar. De todos os filmes já feitos sobre viagens a Lua, “O Primeiro Homem” é o que recria com mais perfeição a paisagem e a luz intensa do Sol na superfície lunar. O filme foi exibido nos cinemas no ano passado e ganhou um merecido Oscar pelos efeitos visuais. Prêmio que compartilha com o “2001” de 1968.

Documentário: Apollo 11 revela imagens inéditas

Os 50 anos da Apollo 11 não poderiam passar sem um novo filme lunar, este ano estreia o documentário “Apollo 11” do diretor Todd Douglas Miller que escolheu mostrar a realidade simples e pura no lugar da ilusão dos efeitos especiais. O filme reúne trechos nunca vistos das filmagens feitas pelos tripulantes da nave durante sua missão. Tudo restaurado dos filmes 70 mm originais. Um material tão farto que fez com que os astronautas recebessem o título de membros da associação americana de cinematografia quando voltaram para a Terra. Infelizmente, por ser um documentário, Apollo 11 não deve ser exibido nos cinemas brasileiros, mas é possível conseguir o DVD do filme na internet.

You may also like

5 comments

GENINHA 1 de julho de 2019, 16:47h - 16:47

PORQUÊ NÃO ? VCS ACREDITARAM NO BOZZO……….

Anderson 1 de julho de 2019, 20:08h - 20:08

Pelo jeito, trata-se de alguém que acreditou que o PT era o partido da ética, que o Lula era honesto, que a Lava Jato era uma conspiração e que o mensalão e o petrolão nunca existiram.

Emir Cicutiano 1 de julho de 2019, 23:54h - 23:54

Bozo?… Me lembrei da musiquinha. Vou cantar para vc, Genilda:

Dá uma no meu… nariz
Que vc vai me fazer feliz…
E na careca também!…
Cheira o cangote, meu bem…
Dá uma bitoca no meu… nariz…
Pá pá pá pá pá! Sei que dá!… pá pá pá…

Anderson 1 de julho de 2019, 16:45h - 16:45

Os filmes citados (exceção do Transformers) estão entre os melhores filmes de ficção científica de todos os tempos! Uma pena que os governos envolvidos, após tantas façanhas, se contentaram em poucas missões para a órbita baixa da Terra. Ficou com os empreendedores da iniciativa privada o papel de pavimentar o caminho da humanidade rumo às estrelas

Emir Cicutiano 1 de julho de 2019, 16:20h - 16:20

Vc crê mesmo que o homem foi à Lua?…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996