terça-feira, 17 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Morre aos 69 anos o desembargador Antônio Carlos Bittencourt

Morre aos 69 anos o desembargador Antônio Carlos Bittencourt

Matéria publicada em 19 de agosto de 2019, 07:18 horas

 


Volta Redonda – Morreu na noite desse último domingo (18), o desembargador Antônio Carlos Bittencourt, aos 69 anos. Ele estava em Campos do Jordão (SP), a passeio, quando passou mal e foi transferido para o Hospital de Taubaté, onde morreu por insuficiência respiratória aguda. Familiares e amigos retornam da cidade paulista junto com o traslado do corpo, que será velado na Câmara Municipal de Volta Redonda. O enterro será nesta terça-feira, às 10 horas, no Portal da Saudade.

O desembargador era casado com dona Vera, deixou cinco filhos e quatro netos.  Bittencourt foi juiz em Volta Redonda por mais de 20 anos, onde ocupou o cargo de titular da segunda Vara Criminal, além de juiz responsável pelas apurações de eleições em Volta Redonda.

Em 2011, se tornou desembargador no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. O desembargador Manoel Alberto, durante a posse de Antônio Carlos Bittencourt,  em maio de 2011, disse que o juiz é um homem acessível e de sensibilidade.

– A justiça tarda, mas não falha. Ninguém fica 26 ou 27 anos em uma mesma vara sem que tenha o respeito de seus jurisdicionados, sem que tenha a compreensão de que faz o que pode para fazer a melhor justiça. O doutor Antonio Carlos é um homem acessível e de sensibilidade. Ele ficou estes anos todos em Volta Redonda porque teve o respeito de todos aqueles com que ele trabalharam: advogados, defensores, servidores, promotores e principalmente dos jurisdicionados – disse o desembargador Manoel Alberto.

Antônio Carlos Bittencourt se formou pela Universidade Gama Filho, em 1973, foi advogado da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e da Companhia Estadual de Gás (CEG), por concurso público. Em 1978, esteve no Ministério Público de São Paulo, como promotor de justiça, e entre 1979 e 1984, atuou como promotor de justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Ainda em 1984, ingressou na Magistratura do Rio com atuações nas comarcas de Rio Claro, Paracambi, Porto Real e Volta Redonda na área criminal. Além de desembargador, Bittencourt era professor de Direito Penal com dois livros publicados, um voltado para área eleitoral, e o outro, na área criminal.

Bittencourt dizia que seu pai e Deus foram suas inspirações para a carreira na magistratura.

– Segui o exemplo e me espelhei no meu pai. Ele era advogado, um homem extremamente correto, de uma dignidade impressionante. E eu fui para carreira jurídica como advogado da empresa, mas depois, meus amigos falavam para fazer concurso público. Fiz para o Ministério Público, mas depois eu vi que não era aquilo que eu queria. Eu queria ser julgador e foi uma decisão de Deus para mim – declarou ao ser empossado, em 2011.

O médico Luiz Gonzaga de Oliveira Lima, o Lula, lamentou a morte do desembargador.

– Um homem muito sério, honesto, justo e amigo – disse Lula.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

15 comentários

  1. Avatar

    Pelo visto só se pode elogiar o magistrado , críticas não são toleradas. Muito puxasaquismo.

  2. Avatar
    Dr. Fernando Fernandes

    Participei de somente duas audiências com o Dr. Bitencurt, mas, foi o suficiente para conhecer um Juiz de extrema bondade e justiça, que sempre tratou os réus com respeito e seriedade, dando-lhes conselhos e respeito.
    Volta Redonda e o mundo jurídico perdem um Grande Magistrado.
    Meus sentimentos a todos os familiares e amigos.

  3. Avatar

    Eu tive a honra de trabalha com este ser humano digno, julgador sério, inteligente, bondoso e temente a Deus. Está em bom lugar pois todo aquele que crê será salvo. Meus sentimentos aos familiares.

  4. Avatar

    A hora do encontro é também despedida. A plataforma desta estação é a vida. Mesmo sabendo que um dia a vida acaba, nós nunca estamos preparados para perder alguém. E esta perda é irreparável. Deus conforte a família nesse momento de dor.

  5. Avatar

    Perda muito triste… pessoa do bem, integro, humano, sempre cordial e acima de tudo religioso. Deus conforte a família.

  6. Avatar

    Durante grande parte da vida foi julgador , agora está sob o julgo de Deus, assim como tođos nós estaremos um dia , cedo ou tarde.
    ,

  7. Avatar
    Paulo Miranda Miranda

    Uma perda para os familiares e a cidade. Que Deus conforte os familiares e amigos!!!!

  8. Avatar

    Que DEUS conforte a família! Lembrai-vos da palavra de DEUS: A Bíblia diz em 1 Coríntios 15:21-22 “Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados.”

    Estas palavra serão seu conforto: A Bíblia diz em Isaías 26:19 “Os teus mortos viverão, os seus corpos ressuscitarão; despertai e exultai, vós que habitais no pó; porque o teu orvalho é orvalho de luz, e sobre a terra das sombras fá-lo-ás cair.”

    • Avatar
      Dr. Fernando Fernandes

      Participei de somente duas audiências com o Dr. Bitencurt, mas, foi o suficiente para conhecer um Juiz de extrema bondade e justiça, que sempre tratou os réus com respeito e seriedade, dando-lhes conselhos e respeito.
      Volta Redonda e o mundo jurídico perdem um Grande Magistrado.
      Meus sentimentos a todos os familiares e amigos.

  9. Avatar

    Lamentável essa morte.Um Juiz irretocável.É olha que tá cheio de pilantra por aí com muita saúde.Mas Deus sabe o que faz.Até mais amigo.

  10. Avatar

    Que Deus possa confortar os corações dos seus familiares. Pois na sua carreira como Juiz, foi uma pessoa integra e humana, posso falar das suas qualidades, pois tive o prazer de trabalhar sob o seu comando.

    • Avatar

      Foi Um prazer em trabalhar com esse grande profissional …admirável…foi uma grande perda com certeza… parabéns pelo seu trabalho…Que Deus abençoe…meus sentimentos a família

  11. Avatar

    Cidadão educado, sempre solicito, uma grande perda. Sentimentos à família !

  12. Avatar

    69, muito novo!
    Ainda mais para hoje em dia.
    Pêsames a família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document