O dia a dia apresentado no palco

by Diário do Vale

Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria do Gacemss uma hora antes de cada espetáculo

Nesta sexta-feira (09), tem início a XIX Festival de Teatro Arte em Cena, no Teatro Gacemss 1, abertura acontece às 19h30, com premiadíssimo espetáculo “Censurados”. As apresentações seguem até o dia 23 de novembro.
A diretora e fundadora da Companhia Teatral Arte em Cena, Stael de Oliveira, explica que o festival é uma forma de encerramento do ano. Segundo ela, 14 grupos participam do evento que já se tornou tradição e entrou para o calendário artístico da cidade.
– São 29 anos de Companhia e 19 de festival. Começamos muito timidamente, ainda no Colégio Macedo Soares até nos firmarmos no Gacemss, que nos fez o convite e onde estamos até hoje. O primeiro festival nós apresentamos quatro espetáculos, hoje temos 14, isso sem contar as apresentações do Arte em Ceninha que vão acontecer no mês que vem. Nós crescemos juntos, é muito gratificante ver a evolução dos alunos e, principalmente, o sucesso de cada um deles – destaca.
Stael conta ainda que a expectativa para o festival é muito grande, ela completa que além dos alunos, ex-alunos irão participar desta edição.
– Nós começamos com 60 alunos, hoje temos mais de 200, que vão de nove anos de idade até os idosos. Realizar este festival é uma satisfação sem palavras. Esta edição além dos alunos, nós teremos a participação de ex-alunos que estão retornando como profissionais. É muito bom ver que participamos da formação dessa galera e não precisamos nem fazer convite, eles mesmo demonstram vontade de voltar e se apresentar, além é claro de ser uma motivação a mais para os mais novos, pois eles servem de espelho – explica.
Um dos grandes destaques desta edição é a apresentação do espetáculo “Censurado”, que obteve quatro indicações a prêmio no 40º Prêmio Paschoalino – Festival de Teatro Estadual da FETAERJ, realizado em agosto na cidade de Maricá/RJ, sendo premiado nas categorias de melhor atriz para a Marcela Vieira e o de melhor sonoplastia. Mais recentemente, em Duque de Caxias, o espetáculo obteve a indicação de melhor ator, para Klismam Reis, e ficando entre ficando entre os 14 melhores espetáculos do país.
– Será a última apresentação do “Censurado” em 2018. É o encerramento de um ano maravilhoso. Nós conseguimos ficar entre os melhores espetáculos do Brasil, fomos indicados e ganhamos prêmios, é um ano que só temos que agradecer. Nós conseguimos colocar o nome do Arte em Cena e de Volta Redonda no cenário nacional do teatro, isso é incrível – destaca.
Stael lembra que todas as peças fazem uma crítica aos assuntos do cotidiano, entre eles as redes sociais, família, padrões de beleza, entre outros.
– Os textos são escritos por mim e pelo Nei Rafael, mas contamos também com a participação especial na autoria do Igor Andrade. Nos espetáculos que a companhia irá apresentar, vamos abordar temas propostos pelos próprios alunos. Percebemos o que o grupo está querendo falar e colocamos em prática – conta.
O festival marca também a volta aos palcos do Teatro Gacemss 1, que passou por uma reforma e foi reinaugurado neste mês.
– É um prazer apresentar em Volta Redonda, principalmente no Gacemss, que é a nossa casa e o nosso maior parceiro. Só temos que agradecer a toda equipe envolvida, a toda diretoria do Gacemss, principalmente ao presidente o Sr. Paschoal Possidente, que acredita no nosso trabalho e abrir as portas. A companhia não seria o que é se não fosse o Gacemss – finaliza.

Ficha técnica
– Autoria: Stael de Oliveira e Nei Rafael
– Participação Especial na Autoria: Igor Andrade
– Direção Teatral: Stael de Oliveira; Nei Rafael
– Montagem: Stael de Oliveira; Nei Rafael
– Cenografia: Tom Medeiros
– Figurino: Tom Medeiros; Isabel Passos, Thiago Luna e Paula Monteiro
– Iluminação: Nei Rafael e Lucas Guimarães
– Sonoplastia: Igor Andrade
– Operação de Som: Adriana Bitencourt
– Produção: Milena Barbosa; Marcela Vieira; Igor Andrade; Isabela de Oliveira; Adriana Bitencourt.
– Maquiagem: Bia Bastos; Rebeca Monteiro
– Fotos: Violeta Fotografias
– Filmagem: Cena4
– Designer Gráfico: Ícaro Chagas
– Direção Geral: Stael de Oliveira

Programação:
– Sexta-feira, dia 09
19h30 – “Censurado”

– Sábado, dia 10
19h30 – “Quero Ser Rico”

– Domingo, dia 11
19h30 – “2 Homens e 1 Dinheiro” – Teatro GACEMSS 2

– Segunda-feira, dia 12
19h30 – “Escola de Bruxos”

– Terça-feira, dia 13
19h30 – “Elas”

– Quarta-feira, dia 14
19h30 – “O Mistério de Feiurinha”

– Quinta-feira, dia 15
19h30 – “Fábrica de Velas”

– Sexta-feira, dia 16
19h30 – “# Era Uma Vez”

– Sábado, dia 17
19h30 – “Alice no País das Utopias”

– Domingo, dia 18
11h – “Vilões de Jiló”
19h30 – “Quarto 101”

– Segunda-feira, dia 19
19h30 – “Entre Fases”

– Terça-feira, dia 20
19h30 – “Na Época Era Assim”

– Sexta-feira, dia 23
19h30 – “Cotidiano”

Por: Amanda Teixeira
[email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996