sábado, 17 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / O filme mais lucrativo de todos os tempos

O filme mais lucrativo de todos os tempos

Matéria publicada em 19 de agosto de 2018, 08:17 horas

 


Avatar foi visto no mundo inteiro e rendeu dois bilhões de dólares

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou na semana passada, que esta criando um prêmio especial para os filmes mais populares. O motivo é a queda de audiência da cerimônia do Oscar nos últimos anos. Provocada pela atitude esnobe da academia em relação aos filmes de ficção científica e super-heróis que o povo adora. E sem eles o povo não se interessa pelo Oscar.

“Avatar” de James Cameron é um dos filmes mais populares de todos os tempos e o mais lucrativo. Custou 200 milhões de dólares e rendeu 2,787 bilhões. Foi exibido no mundo inteiro, até os índios da Amazônia viram o filme e se identificaram com os Navi, o povo extraterrestre da lua Pandora. Mas apesar de tudo isso “Avatar” só ganhou três prêmios técnicos. Oscar de melhores efeitos especiais, melhor direção de arte e melhor fotografia.

James Cameron planejou este filme durante duas décadas. Desde que filmou “O segredo do abismo” em 1989. Na época ainda não existiam os efeitos visuais necessários para visualizar o mundo imaginado pelo cineasta. Foi só depois que Spielberg filmou “Parque dos dinossauros” que Cameron se sentiu confiante a tocar o projeto. Mas o filme só ficou pronto em 2009 e ajudou a lançar o novo processo de terceira dimensão nos cinemas.

Para quem gosta de ficção científica, a ideia por trás do Avatar não é nova. Ela aparece em vários contos escritos na década de 1950, como “Call me Joe” do Poul Anderson, e “Fuga” do Clifford Simak. Mas para quem não conhece esse tipo de literatura, o filme é um deslumbramento.  Sam Worthington é um ex-fuzileiro paraplégico que ganha uma nova vida assumindo o controle de um clone alienígena em outro sistema solar. A história dos nativos lutando contra os invasores, que querem destruir sua floresta, despertou simpatias no mundo inteiro. E os efeitos visuais são os melhores que a tecnologia podia produzir na década passada.

James Cameron promete que o filme vai ter uma continuação. O Avatar-2 que deve ficar pronto somente em 2020 e se passa no fundo do mar de Pandora. O elenco incluirá a Kate Winslet, do Titanic.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document