O homem na Lua

Por Diário do Vale

Histórico: Ryan Gosling é Neil Armstrong

A programação dos cinemas ficou espacial esta semana. “O primeiro homem” a história do piloto americano Neil Armstrong que se tornou o primeiro ser humano a caminhar na Lua, em julho de 1969, está em cartaz em Resende.
Ryan Gosling é o astronauta Neil Armstrong no filme do diretor Damien Chazelle, o mesmo do musical “La la land”. A missão da Apollo 11 foi um marco na história da humanidade e um dos eventos mais importantes do século vinte. Pela primeira vez seres humanos de verdade conseguiram viajar até a Lua, transformando em realidade o sonho de escritores como Júlio Verne e H.G.Wells. Curiosamente o cinema não se interessou muito pelo momento histórico. E até agora o filme mais famoso sobre o projeto Apollo foi o “Apollo 13” do Tom Hanks, que conta a historia de uma missão que não conseguiu chegar na Lua.
O desprezo de Hollywood pela Apollo 11 pode ser explicado pelo fato de que foi uma missão quase tranquila, onde tudo aconteceu como se esperava e não houve nenhum evento dramático. O drama aconteceu antes do voo, como o filme mostra muito bem. Neil Armstrong exercia uma das profissões mais perigosas do mundo: Era piloto de teste de aviões hipersônicos e astronauta. E só escapou de uma morte prematura devido a sua extrema habilidade e concentração no que estava fazendo.
“O primeiro homem” começa com um lançamento do avião foguete X-15, que até hoje é a aeronave mais rápida que já cruzou os céus do nosso planeta. Levando o X-15 até o limiar do espaço Armstrong enfrenta uma súbita perda de controle, mas consegue recuperar o comando antes que o avião entre num parafuso. O que seria fatal a uma velocidade de mais de 3 mil quilômetros horários.
Depois de domar o X-15 ele vai para a NASA, a agencia espacial americana, onde participa dos projetos Gemini e Apollo. A Gemini era uma nave de dois tripulantes, criada para treinar os astronautas nas manobras que seriam necessárias durante a viagem a Lua na nave Apollo, de três tripulantes. Durante o programa Gemini Armstrong vai se tornar amigo do astronauta Ed White, o primeiro americano a passear no espaço. Mas a amizade termina quando White morre no incêndio que consumiu a nave Apollo 1. O que reforça a determinação de Armstrong de levar o projeto até o fim, mesmo sabendo dos riscos que corre.
Damien Chazelle faz um filme focado na figura de Armstrong, onde as missões são mostradas do ponto de vista do astronauta. Nos Estados Unidos o filme foi exibido no sistema Imax, de tela gigante, transmitindo para a plateia a sensação de acompanhar o astronauta no seu histórico desembarque no Mar da Tranquilidade.

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996